Buscar

Questões sobre artigo 194 - 200 constuição federal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

01. (RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE – UPE 2019) Sobre o período denominado como da Reforma Sanitária Brasileira e o regime político vigente no país, analise as afirmativas abaixo:
I. As Ações Integradas de Saúde (AIS) foram consideradas uma estratégia-ponte para a reorientação da política de saúde com base na universalização e integralidade.
II. A 8ª Conferência Nacional de Saúde, primeira com ampla participação da sociedade civil, reuniu profissionais de saúde, usuários, setores populares e sindicatos.
III. Nos anos de 1986 e 88, devido aos interesses de representantes do setor privado, não foram aprovadas medidas relativas ao financiamento da saúde, ocasionando um dos principais desafios enfrentados pelo SUS nas décadas de 1990 e 2000.
IV. As proposições aprovadas na 8ª Conferência Nacional de Saúde serviram de base para as subcomissões de saúde da Assembleia Constituinte e, posteriormente, registradas no texto final da Constituição Federal de 1988.
Está CORRETO, apenas, o que se afirma em:
A) I.
B) I e II.
C) I, II e III.
D) II, III e IV.
E) I, II e IV.
02. (ESP-2014) No período de 1980 a 1990, o contexto brasileiro é marcado por uma profunda crise econômica coincidindo com o processo de redemocratização do país. Com a promulgação da Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) é criado, dispondo em seu Artigo 196 que “saúde é direito de todos e dever do Estado”. Sobre o SUS e sua relação com as mudanças no Sistema Nacional de Saúde do Brasil, julgue se Verdadeira (V) ou Falsa (F) as proposições abaixo e em seguida assinale a sequência correta:
( ) O SUS propõe a organização das ações e serviços de saúde de maneira hierarquizada no tocante à complexidade dos serviços (densidade tecnológica), ordenando-se o acesso a partir da atenção primária em saúde.
( ) Propõe-se uma assistência integral, ações curativas, preventivas e de promoção executadas de maneira integrada por todos os entes da Federação.
( ) A saúde é definida constitucional e legalmente como resultante de políticas sociais e econômicas que evitassem o agravo ou o risco à saúde.
( ) Há uma competência explícita para o Poder Público normatizar, fiscalizar e controlar os serviços privados de saúde.
a) V V V F
b) F V V F
c) V V F V
d) V V V V
03. (UFJF-2013) Sobre o que diz a Constituição Federal de 1988, na Seção II, que trata especificamente da saúde, é correto afirmar, EXCETO:
a) É vedada aos gestores locais do SUS a admissão de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público ou por contratação direta.
b) A descentralização, com direção única em cada esfera de governo, a participação da comunidade e
Vamos treinar Residente?
Página | 5
o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais, constituem as diretrizes do SUS.
c) A iniciativa privada poderá participar do SUS, de forma complementar, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
d) A saúde como direito de todos e dever do Estado é garantida por meio do acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
04. (UFJF-2013) Leia a seguinte afirmativa e, em seguida, marque a resposta INCORRETA. Conforme consta no Art. 200 da Constituição Federal de 1988, compete ao SUS, além de outras atribuições:
a) controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.
b) ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde.
c) fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.
d) participar da formulação da política e da execução do controle social e epidemiológico.
05. A participação da iniciativa privada no Sistema Único de Saúde está estabelecida na Constituição Federal de 1988. Sobre esse assunto, leia as afirmativas abaixo:
I. As instituições privadas poderão participar, de forma complementar, do Sistema Único de Saúde.
II. Os contratos são de direito público ou por convênio.
III. As entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos têm preferência sobre as lucrativas.
IV. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.
V. É vedado todo tipo de comercialização de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante.
Está(ão) CORRETA(S)
A) todas. B) apenas quatro. D) apenas duas. C) apenas três. E) apenas uma.
6. (UFS 2018) . Sobre a Seção II (Da Saúde) da Constituição Federal (Artigos nº 196 a 200), identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
( ) São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público e Privado dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
( ) Ao sistema único de saúde compete participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.
( ) É permitida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos, desde que previstos em lei.
( ) Ao sistema único de saúde compete ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde.
A alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
(A) V - V - F - V – F.
(B) V - F - V - F – V.
(C) V - V - F - F – F.
(D) V - F - V - F - F.
(E) V - V - V - F - F.
7. (UFS 2017) 7. Analise o Art. 198, do cap. II, seção II da saúde, da Constituição Federal de 1998: “As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede, regionalizada, hierarquizada, e constituem um sistema único, organizado com as seguintes diretrizes”:
I. Descentralização;
Página | 6
II. Atendimento integral;
III. Participação da comunidade.
A descentralização e a participação da comunidade devem ser organizadas a partir de, respectivamente:
(A) Direção única em cada esfera de governo e Conferência de Seguridade Social;
(B) Direção geral do governo federal e Ministério Público;
(C) Direção única do governo federal e Associação de Moradores de Bairro;
(D) Direção única em cada esfera de governo e Conferência e Conselhos de Saúde;
(E) Direção única em cada esfera de governo e Associação de Moradores de Bairro.
08. (UPE 2016). Desde sua criação, o Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta grandes desafios para sua efetiva implementação, sendo seu subfinanciamento um dos principais problemas. Sobre o financiamento do SUS, analise as afirmativas abaixo:
I. No que diz respeito aos recursos vertidos da União para o SUS, a redação do art. 198 da CF/88, com a redação dada pela EC 29, dispunha que a União aplicaria, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, recursos mínimos definidos na forma da Lei Complementar que regulamentaria esse dispositivo. Sucede que não havia essa Lei Complementar, tendo esta levado 12 anos para ser promulgada.
II. Segundo a Lei Complementar 141/12, na hipótese de ocorrência de variação negativa do PIB, o valor destinado à saúde não poderá ser reduzido, em termos nominais, de um exercício para o outro.
III. As parcelas do orçamento que os estados e os municípios destinam a essa área já são regulamentadas pela Emenda Constitucional 29 de 2000 (12% e 15%, respectivamente), mas a parte da União varia anualmente.
IV. O art. 198, §3º da CF/88 dispõe que a lei complementar deveria ser revista, pelo menos, a cada três anos.
Assinale a alternativa que declara uma VERDADE.
A) Todas as afirmativasestão corretas.
B) Todas as afirmativas estão incorretas.
C) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
D) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
E) Apenas a afirmativa IV está incorreta.

Outros materiais