A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
ADM II semana 3 univesp

Pré-visualização | Página 1 de 1

Pergunta 1 
1. Toda organização possui um desenho organizacional, o qual é também conhecido como estrutura organizacional ou organograma. No entanto, dependendo da dimensão da organização (pequena, média ou grande porte), bem como do setor em que ela atua no mercado, o desenho organizacional e o seu modelo adotado (mecanicista ou orgânico) são fundamentais para a conquista da produtividade, da lucratividade e da competitividade.
 Diante destas considerações, assinale a alternativa que explica a estrutura / modelo mais adequado para o departamento de engenharia de produção de uma empresa de manufatura. 
	
	
	A estrutura organizacional para uma linha de produção deve respeitar a centralização dos processos, excluindo a flexibilidade mercadológica. 
	
	
	Independentemente das dimensões da empresa, a estrutura organizacional deve ser necessariamente do tipo mecanicista. 
	
	
	Para a eficiência do departamento de produção, a estrutura organizacional deve ser centralizadora e inflexível. 
	
	
	Para o departamento de produção, o melhor desenho organizacional é aquele que mantém a hierarquia como forma de autoridade única. 
	
	
	O departamento de engenharia de produção deve apresentar uma estrutura orgânica e sistêmica baseada na integração dos setores (por exemplo, estoque, logística, qualidade e manutenção industrial) e na flexibilidade dos processos para o aumento da produtividade e da lucratividade. 
2 pontos   
Pergunta 2 
1. A Teoria Geral dos Sistemas (TGS) surgiu por volta de 1940, com Ludwig von Bertalanffy (1901-1972). Ludwig, biólogo alemão, forneceu uma base para a unificação dos conhecimentos científicos, os quais eram pautados (isoladamente) por pesquisadores das áreas da Química, Física e Biologia. A partir deste princípio, começa a surgir a abordagem de sistemas para as organizações industriais, ocorrendo, com isso, a mudança da concepção atomística para a visão holística.
Com base nestas informações, assinale a alternativa que melhor apresenta as principais características da visão holística em uma empresa de manufatura. 
	
	
	Integração, relação entre as partes (processos / departamentos) e visão do todo (ambiente de manufatura). 
	
	
	Isoformismo, integração e visão passiva. 
	
	
	Integração, compreensão das partes (processos / departamentos) e isolação das partes. 
	
	
	Visão do todo e isolação das partes (processos / departamentos). 
	
	
	Departamento passivo, integração e isoformismo. 
2 pontos   
Pergunta 3 
1. A administração por objetivos (APO), desenvolvida por Peter Drucker em 1954, foi caracterizada como uma tentativa de alinhar metas pessoais com a estratégia de negócios. Neste sentido, partindo do pressuposto que você é o gerente de produção de uma indústria de manufatura de artigos natalinos e analisando as perspectivas mercadológicas, observa-se que a economia local vem apresentando uma melhora significativa, proporcionando maior poder de compra aos consumidores. Diante deste cenário promissor, os executivos da empresa decidem implementar a APO para atender à crescente demanda de mercado, atribuindo a você a responsabilidade do processo de implementação.
 
Com base nestas considerações, assinale a alternativa que melhor categoriza o processo prático da APO. 
	
	
	Quando os gerentes e os subordinados desenvolvem um plano de ação com a autorização da alta administração, revisando os resultados de cada departamento de forma única e individualizada, é possível elaborar um processo prático e eficaz da APO. 
	
	
	A realimentação do processo da APO, em conjunto com o estabelecimento de objetivos organizacionais por parte do gerente e o desenvolvimento de um modelo de gestão centralizador, pode auxiliar na conquista dos resultados e no processo prático da APO. 
	
	
	O plano de ação deve ser elaborado entre os subordinados, sem a presença do gerente, já que os resultados serão discutidos com a alta administração. Além disso, avaliar o que foi previsto, não se preocupando com as metas, pode fazer parte do processo da APO. 
	
	
	Desenvolver um plano de ação de forma individual entre os envolvidos no processo, revisar os resultados por meio de decisões da alta administração, avaliar o que foi previsto, bem como realimentar sistema produtivo são, na verdade, os principais processos da APO. 
	
	
	A APO é um processo participativo e democrático de planejamento e avaliação por onde ocorre a descentralização das decisões e a definição de objetivos de forma conjunta para que a organização defina suas prioridades e consiga alcançar os resultados desejados de acordo com as revisões / feedbacks realizados. 
2 pontos   
Pergunta 4 
1. O desenvolvimento organizacional (D.O.) é um conceito muito desejado pela maioria das organizações, tendo em vista que ele está relacionado com a eficácia organizacional. Além disso, o D.O. enfatiza a importância do potencial humano e das questões técnicas e estruturais da empresa. Neste sentido, para que o D.O. aconteça, torna-se necessário mudar a cultura organizacional e o próprio comportamento dos colaboradores, já que a organização é um organismo vivo que sofre influência dos fatores externos (forças exógenas) e dos próprios fatores internos (forças endógenas).
 
Você, estagiário de uma empresa de manufatura e futuro engenheiro de produção, foi selecionado para realizar uma análise sobre as principais características do D.O., já que a empresa pretende implementá-lo em sua política de valores. Com base nestas informações, analise cada afirmação abaixo como verdadeira ou falsa. 
 
Termo 1 VERDADEIRA
O D.O. busca promover a eficácia organizacional por meio de uma mudança planejada.      
Termo 2 VERDADEIRA
O D.O. é um processo sistemático que busca, por meio da mudança planejada, solucionar os problemas organizacionais.        
Termo 3 VERDADEIRA
Forças endógenas referem-se às decisões e às mudanças internas à organização, como mudança de cultura, missão ou valores.       
Termo 4 VERDADEIRA
Para realizar um diagnóstico no processo de implementação do D.O., é importante levar em consideração as seguintes ferramentas: entrevistas, observações e questionários.  
Termo 5 FALSA
1. A resistência humana pode ser uma aliada no processo de D.O. de uma organização. 
2 pontos   
Pergunta 5 
1. Os stakeholders estão presentes na grande maioria das empresas, sejam elas públicas ou privadas. Eles fazem parte do cotidiano organizacional, sendo que, em alguns casos, possuem até autonomia nas tomadas de decisões. Partindo deste princípio, vamos imaginar uma empresa local (regional) hipotética de manufatura, onde foram identificados alguns stakeholders.
 
Diante destas informações, assinale a alternativa que apresenta um mapa adequado de stakeholders para a empresa mencionada. 
	
	
	Recursos humanos, empresas de tecnologia, parceiros internacionais e meios de comunicação. 
	
	
	Empresas prestadoras de serviço, empresas de tecnologia, mídia digital e marketing. 
	
	
	Regionalidade, recursos materiais, fornecedores e concorrentes. 
	
	
	Fornecedores, recursos humanos, clientes, concorrentes e patrocinadores. 
	
	
	Fornecedores, máquinas, comunicação e propaganda.