A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Avaliação online 3 (AOL3) Questionário RESPOSTAS

Pré-visualização | Página 1 de 2

33890 . 7 - Gestão de Recursos Ambientais - 20211.B
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Fabio Fernandes de Souza
Nota finalEnviado: 22/03/21 17:42 (BRT)
10/10
Assignment Content
Assignment Content
1. Pergunta 1
/1
Os critérios para avaliação de eficiência e sucesso das organizações passam a considerar não apenas aspectos de natureza econômica, mas também de natureza social, cultural e ambiental. Em se tratando das dimensões da responsabilidade social empresarial, assinale a alternativa incorreta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A geração de renda influenciará as decisões, as atitudes tomadas em prol da comunidade, o conforto dos envolvidos e o crescimento da economia.
2. 
A responsabilidade filantrópica trata da contribuição espontânea e com lucros diretos nas ações do estabelecimento.
Resposta correta
3. 
A responsabilidade legal corresponde ao cumprimento das regras e leis da sociedade. 
4. 
A responsabilidade social esta alicerçada na: responsabilidade econômica (gerar lucro); responsabilidade legal (obedecer a lei); responsabilidade ética (ser ético); e responsabilidade filantrópica (ser bom cidadão).
5. 
Quando a situação não está na legislação, deve ser analisada e tomada a decisão que parece ser a mais justa, ética e imparcial.
2. Pergunta 2
/1
A primeira vez que se ouviu a expressão “desenvolvimento sustentável” foi em abril de 1987, quando foi publicado o relatório Brundtland. O documento, também chamado de "Our Common Future" (Nosso Futuro Comum), enfatizava que os meios de produção não eram condizentes com o desenvolvimento sustentável. A partir dessas informações, avalie as assertivas a seguir e a relação estabelecida entre elas.
I – O desenvolvimento sustentável de uma empresa deve ater-se às ações ambientais que ela desempenha e promove.
PORQUE
II – A ideia de desenvolvimento sustentável, está relacionada a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
2. 
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
3. 
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
4. 
As duas asserções são proposições falsas.
Resposta correta
5. 
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
3. Pergunta 3
/1
Quando as empresas captam recursos naturais do meio ambiente, renováveis ou não, estão utilizando um patrimônio social. Tais recursos quando devolvidos de forma deteriorada, afetam negativamente o patrimônio natural, restringindo, portanto, as condições de vida atual e futura. É necessário que as empresas incorporem em suas estratégias de longo prazo os aspectos da sustentabilidade, norteando as ações da organização que serão compartilhadas por todos os seus integrantes. Sobre a responsabilidade social das empresas, verifique as afirmativas abaixo:
I - A ecoeficiência prega a eficiência ecológica e de economia nas empresas, ou seja, impactar o menos possível o ambiente sem deixar de produzir, o que gera menor gasto e consequentemente maior lucro.
II – Uma das responsabilidades das organizações é a transparência com seus consumidores.
III - Outra marca das organizações que praticam a responsabilidade social é acapacitação para atitudes ambientalmente adequadas.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
2. 
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
3. 
Apenas a assertiva III está correta.
4. 
As assertivas I, II e III estão corretas.
Resposta correta
5. 
Apenas a assertiva I está correta.
4. Pergunta 4
/1
A ISO 14001 é uma norma que possibilita uma empresa de ser reconhecida como uma organização que está comprometida com o sucesso sustentável. A Certificação ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental auxilia a transformação estratégica da empresa, pois com foco na sustentabilidade, a empresa passa a analisar de forma ordenada o contexto ambiental. Das opções abaixo, uma está errada em relação às vantagens da certificação ISO 14001, assinale-a.  
Ocultar opções de resposta 
1. 
A questão ambiental publicamente é reconhecida como relevante paraa empresa, o que contribui apenas para o meio ambiente, mas não paraos negócios. 
Resposta correta
2. 
Atesta, a nível internacional, que a organização cumpre todos os requisitos legais.
3. 
Devido ao menor gasto com o consumo de recursos naturais, de energiaou insumos, a arrecadação orçamentária aumenta.
4. 
Por tornar-se mais exigente ambientalmente, a entidade acaba por incentivar e dar preferência por empresas com o mesmo alinhamento socioambiental.
5. 
Com a redução do consumo dos recursos naturais, de energia ou deresíduos, a organização ganha mais força competitiva e eficiência.
5. Pergunta 5
/1
Marque as sentenças com V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta em relação às tecnologias sustentáveis. 
(   ) A matéria prima dos plásticos biodegradáveis deriva de cultivos como do milho, cana-de-açúcar, óleos e girassol.
(   ) A energia hidrelétrica representa a principal fonte de energia do país, sendo considerada uma das fontes mais limpas e eficientes, sendo isenta de impacto ambiental.
(   ) A produção da energia geotérmica tem origem no calor dointerior da Terra, havendo mínima geração de resíduos e lançamento degases poluentes, além do pouco espaço necessário para suaimplementação.
(   ) O etanol pode ser produzido da cana-de-açúcar, beterraba, girassol, sorgo e milho. O metanol pode ter como matéria-prima a madeira, os resíduos agrícolas, o lodo de esgoto e o lixo.
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, V
2. 
V, F, V, V
Resposta correta
3. 
F, F, V, V
4. 
V, F, F, V
5. 
F, V, F, V
6. Pergunta 6
/1
Diante da consequência do uso dos recursos naturais e o inerente impactoambiental e desgaste da natureza, é imprescindível para a empresa responsável socialmente valorizar a questão ambiental. Ao definir os modelos ou ferramentas para causar o menor dano ambiental possível, é significativo respeitar os Princípios Ambientais. Em relação a esses Princípios, assinale a alternativa que corresponde ao Princípio da Precaução:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os custos dos poluentes emitidos pela organização necessitam ser pagos pela própria empresa. A ação para reduzir a poluição é arcada peloempreendimento, sendo o único responsável pela manutenção dos níveis seguros de poluição.
2. 
Em situações de acidentes ambientais, com prejuízo ao meio ambiente ou a saúde da população, todas as medidas possíveis de contenção do problemadevem ser aplicadas, independente dos gastos ou da incerteza da metodologia indicada.
Resposta correta
3. 
À medida que ocorrem acidentes, estes precisam ser informados aos órgãos competentes.
4. 
A entidade é obrigada a desenvolver programas que inclua a redução oua anulação dos impactos no meio ambiente, baseada na transparência e na legislação ambiental submetida.
5. 
Todos os programas e ações da organização devem levar em conta os riscos de acidentes ambientais. O procedimento de resposta a emergências precisa considerar todos os afetados, seja a comunidade do entorno ou o habitat.
7. Pergunta 7
/1
Existem indicadores para avaliar se a sustentabilidade foi alcançada, mas não há uma fórmula exata. Das opções abaixo, qual não representa uma forma de medir o grau de sustentabilidade? 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Indisponibilidade de água potável.
Resposta correta
2. 
Preservação dos recursos ambientais.
3. 
Padrão de qualidade de vida aceitável.
4. 
Bem-estar mínimo para a população.
5. 
Distribuição justa de renda.
8. Pergunta 8
/1
Marque as sentenças com V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta em relação aos modelos de gestão ambiental. 
(   ) O objetivo do