Buscar

Assistência Farmacêutica - 20211 A BÁSICA ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA - 20211.A BÁSICA ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
ITALO FIORAVANTI SOUZA MELO
Matricula: 01292723
Curso: Farmácia 
Conteúdo do exercício
1. 
Parte superior do formulário
Caro (a) aluno (a), como vai? Seja muito bem-vindo (a)!
Chegamos à última atividade de nossa disciplina. Nessa atividade é necessário que você leia textos, artigos científicos, artigos publicados em revistas e demais informações que lhe auxiliem a argumentar e a sanar possíveis questionamentos. 
Durante o estudo de nossa disciplina, você agregou informações de extrema importância para sua vida acadêmica e/ou profissional. Continue com seu comprometimento, pois este será a chave para a realização de seus objetivos. Então, de acordo com os conteúdos estudados, analise o texto abaixo e, em seguida, responda às perguntas.
Caso você tenha alguma dificuldade, não perca tempo: envie uma mensagem para seu (ua) tutor (a). Ele (a) está apto (a) a prestar quaisquer tipos de esclarecimentos.
Preparado (a)? Vamos começar!
1. Para começar, leia o case abaixo e, em seguida, elabore sua resposta!
Na elaboração de uma lista padronizada de medicamentos de um município, houve uma consulta à RENAME para que o arsenal terapêutico pudesse atender aos requisitos mínimos da relação de medicamentos essenciais. Entretanto, após 3 anos de publicação da lista de medicamentos essenciais daquele município, percebeu-se uma grande quantidade de medicamentos sem utilização nos estoques, enquanto várias novas tecnologias (medicamentos) não constavam sequer à disposição dos prescritores
2. Analisando a situação detalhada acima, e com base nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, você deverá elaborar o seu texto argumentativo-dissertativo respondendo aos seguintes questionamentos:
- Basear-se na Rename é uma estratégia correta para a elaboração de listas municipais? Por quê?
3. Lembre-se: Sua dissertação deverá conter até 30 linhas e ser respaldada cientificamente.
Parte inferior do formulário
Primeiramente devemos entender do que se trata a Rename e qual sua função, Rename é uma abreviatura para Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, esse órgão é responsável pelo atendimento das necessidades de saúde principais de todo o Brasil. É amparada pela portaria e lei De acordo com a Política Nacional de Medicamentos (Portaria nº 3.916, de 30.10.98 – DOU de 10.11.98), a Rename deverá ser utilizada como base em uma organização de listas municipais e estaduais, para descentralizar a gestão.
A Rename define uma lista de medicamentos disponíveis no SUS então é de vital importância para elaborar a lista de medicamentos essenciais para gestão e estoque de um município porque está lista serve para atender as necessidades de saúde prioritárias da população brasileira. Para ter um senso comum e chegar a essa lista de fármacos, o Ministério da Saúde estabeleceu as inclusões, exclusões e alterações dos medicamentos recomendados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, Além da relação de medicamentos, a Rename também define a responsabilidade pela compra e distribuição desses medicamentos entre estados, municípios e a União.
A própria OMS estabelece que a Rename é uma lista importante para que estados e municípios tenham um norte e nele se baseiem e que os países devem ter uma relação de medicamentos para orientar e promover o acesso e o uso seguro e racional dessas tecnologias. Essa lista busca garantir a seleção de medicamentos seguros e eficazes, que tenham uma boa relação de custo/efetividade, a fim de que estejam realmente disponíveis nos serviços de saúde para atender a população, então na gestão de lista de medicamentos que um município deve gerir é de vital importância o Uso da Rename como um parâmetro fundamental para gerir o estoque e ter uma noção de qual medicamento está sendo prescrito pelos médicos dos postos de e saúde e hospitais municipais.
Em relação a Categorias de medicamentos, a Rename se divide em cinco categorias: básico; estratégico; insumos; especializado e hospitalar. Qualquer cidadão pode retirar os medicamentos da Rename gratuitamente no SUS, para isso o cidadão só precisa apresentar a receita médica, alguns estão disponíveis na Rede Credenciada do programa Aqui tem Farmácia Popular. Caso algum medicamento falte nos postos de saúde a pessoa pode entra em contato com a ouvidoria local ou ligar para o SUS no 136.

Continue navegando