Buscar

ANÁLISE DO TEMA 1

Prévia do material em texto

ANÁLISE DO TEMA 1 
 VIDEO 1
 
 ORIGEM DAS COISAS 
 XILOGRAVURAS ou XILOGRAFIA 
E a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. E um processo muito parecido com um carimbo.
E uma técnica em que se entalha na madeira, com ajuda de um instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir.
Após este procedimento, usa-se um rolo de borracha embebida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura.
A xilogravura é de provável origem chinesa, sendo conhecida desde o século VI.
No século XVIII duas inovações revolucionaram a xilogravura, a chegada a Europa das gravuras japonesas coloridas, que tiveram grande influência sobre as artes do século XIX, e a técnica da gravura de topo criada por Thomas Bewick.
 
 Xilogravura Popular Brasileira 
A xilogravura popular e uma permanência do traço medieval da cultura portuguesa transplantada para o Brasil e que se desenvolveu na literatura de cordel. Quase todos os xilógrafos populares brasileiros, principalmente no nordeste do país, provem do cordel.
Entre os mais importantes presentes no acervo da galeria brasileira estão: 
*Abrão Batista 
*José Costa Leite 
*J. Borges 
 ANÁLISE DO TEMA 2
 VIDEO 2
 
 ORIGEM DAS COISAS 
 A IMPRENSA TIPOGRAFICA 
 OS TIPOS MOVES 
 Maquinas de 1992. Como funciona o seu processo?
 Tudo começa com a regra de composição.
Regra de composição:
1.Onde se começa colocando a tipográfia ?
*TIPOGRAFIA: E um processo que requer muita precisão onde se precisa ter muita agilidade, onde logo que obtivermos a matriz da tipografia para logo começarmos a fazer a impressão.
*A matriz: E onde se tira toda a composição da tipografia, onde se esta –lá em todo ramo de composição. Onde se coloca todos os espaciadores da tipografia quando firmes dentro de o ramo, onde se ajusta uma espécie de gatos para que as tipografias sejam pressionadas entre si. São feitos um par de golpes para terem a mesma altura. Assim, mostra a matriz preparada para a máquina. 
Logo colocarmos a tinta na máquina, onde a composição da tinta é feita a base de azeites. E em seguida e girado um prato, para melhor ou colocar um espacejamento da tinta.
Entintamos nossa matriz com os rodilhos de goma. Estamos mostrando o estrato em branco, logo depois impressionamos em temos um trabalho impresso. Logo depois entintamos novamente a tipografia e estalamos uma nova tarjeta. Fazemos pressão, logo obtivemos outra impressão de cartão.
 
 VIDEO 3
 A ORIGEM DAS COISAS 
 LITOGRAFIA 
Litografia era muito utilizada no século IXX, a técnica caiu em desejo depois do advento depois do advento da impressão offset. Mais logo ainda e muito usada por muitos artistas como forma de impressão.
1*ETAPA 
A lavagem da pedra litográfica, a ilustração anterior e eliminada permitindo que a matriz calcaria receba um novo desenho. Para desenhar se usa - se matérias gordurosas, como tuxe e lápis de trion litrográfico. O carbono da pedra retém a gordura e a imagem fica memorizada. Betume também e um material gorduroso.
2*ETAPA 
Para passar o rolo com tinta de impressão sobre a pedra e leva – lá para a prensa. La se faz a medição da gordura logo depois imprimi – lá. A tinta vai aderir o desenho, mantendo branca as partes sem imagens. Para impressão colorida devem se usar uma pedra para cada (cor).
Processos de impressão falando sobre as suas semelhanças e diferenças.
Impressão Litográfica
 
A Impressão Offset originou-se da evolução do sistema de impressão Litográfica, que foi "inventada" por Alois Senefelder no ano de 1798, na cidade de Munique na Alemanha.
 
O termo Litografia origina-se do grego, onde: Litos = pedra Grafe = escrever.
 
Em Litografia usa-se uma pedra porosa cuja porosidade possui afinidade com água, e as letras ou figuras(grafismo) são marcadas a lápis ou pincel com tintas gordurosas, posteriormente umedece-se a pedra com água (esponja úmida) e em seguida aplica-se tinta de base gordurosa sobre a superfície da pedra com um rolo.
 
A água adere apenas nas partes de não imagem (contra grafismo), ou seja, áreas que não possuem o grafismo formado pelo lápis ou pincel com tinta gordurosa. Em seguida, com a pedra ainda úmida, aplica-se tinta com um rolo de borracha sobre a superfície da pedra, e é nesse momento que ocorre a "mágica" do processo, ou seja, onde a pedra encontrava-se úmida pela água não aceitará a tinta que é gordurosa, definindo assim áreas de imagens e não imagens.
 
Em seguida colocava-se folhas de papel sobre a pedra decalcando a imagem (impressão direta) .
Impressão Offset
 
A impressão offset é a impressão litográfica aperfeiçoada e automatizada, porém com um fator diferenciado e importante: a impressão offset é indireta.
 
Na impressão litográfica, o papel recebe a imagem diretamente da pedra ou da chapa de zinco através de um cilindro de pressão.
 
Já na impressão offset, a imagem passa da forma de impressão para outro cilindro com uma manta de borracha (blanqueta) e posteriormente a imagem passa da blanqueta para o papel, tornando o processo indireto.
 
Comparando sistema direto com indireto:

Continue navegando