Buscar

apol 3 segurança em sistema da informação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Segurança em Sistemas de Informação
A segurança da informação e dos sistemas que fazem uso da internet está ligada à segurança das redes – locais e de longa distância. Os diversos serviços colocados à disposição, entre eles o correio eletrônico - o e-mail, as redes sociais, os serviços de mensagem instantânea e os serviços de comércio eletrônico dependem da infraestrutura de rede e de seus recursos associados.
Analise as afirmativas abaixo, sobre os recursos de segurança aplicáveis às redes e à Internet, classificando-as como (F)alsas ou (V)erdadeiras:
(  ) O IPSec ou IP Security tem como objetivo oferecer segurança para pacotes de dados na rede, provendo confidencialidade e autenticação no protocolo TCP.
(  ) O SSL / TLS são protocolos que oferecem segurança ponto-a-ponto para aplicações que necessitam segurança na camada de transporte de dados do protocolo IP.
(  ) Uma VPN oferece comunicação segura ponto a ponto por meio da internet, constituindo uma rede criptografada dentro da internet.
(  ) Uma das mais importantes funções de um firewall é aplicar as regras da política de segurança da organização, visando proteger e controlar o acesso a sistemas e informações.
Assinale a única alternativa que corresponde à classificação correta das afirmativas, de acordo com o conteúdo apresentado no material e em aula:
Nota: 10.0
	
	A
	V-F-F-V
	
	B
	F-V-V-F
	
	C
	F-F-V-V
Você acertou!
Conteúdo apresentado no tema Aspectos práticos da Segurança da Informação e de Sistemas, da  Aula 4, páginas 9 e10 da Rota de Aprendizagem (versão impressa).
	
	D
	F-V-V-V
	
	E
	V-V-F-F
Questão 2/10 - Segurança em Sistemas de Informação
A GCN - Gestão da Continuidade dos Negócios é um processo diretamente relacionado com a segurança da informação e dos sistemas. Seu objetivo é evitar a interrupção ou reduzir a interferência dos incidentes nos processos críticos e nas informações vitais para a preservação da organização e de seus negócios. Para isso, a GCN contempla os seguintes aspectos:
I - Resposta a incidentes.
II - A gestão de crises.
III - O regime de contingência.
IV - A recuperação de desastres.
Avalie as afirmações a seguir e selecione a única que está de acordo com o conteúdo apresentado em aula:
Nota: 10.0
	
	A
	Somente as afirmações I e II são corretas.
	
	B
	Somente as afirmações I, II e III são corretas.
	
	C
	Somente as afirmações I, II e IV são corretas.
	
	D
	Somente as afirmações II, III e IV são corretas.
	
	E
	Todas as afirmações são corretas.
Você acertou!
Conteúdo apresentado no tema 1 da Aula 05, “Segurança da Informação e Sistemas e a continuidade dos negócios”, página 3 da Rota de Aprendizagem (versão impressa).
Questão 3/10 - Segurança em Sistemas de Informação
A gestão de configuração (ou Configuration Management) e a gestão de mudanças (ou change management ) são partes do processo da qualidade de software baseado em padrões que tem por objetivo manter o controle e a confiabilidade do software. Sobre estes processos é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A gestão de configuração limita-se à utilização de software que possibilite a rastreabilidade das alterações e ao controle de versão do sistema.
	
	B
	Não faz parte do escopo de atividades da gestão de configuração o acompanhamento das mudanças, seja do ambiente, seja do próprio sistema, uma vez que isso compete a gestão de mudanças.
	
	C
	Diferentemente da gestão de configuração, a gestão de mudanças é suportada por ferramentas de automação para o uso adequado e aderente aos padrões, como o IEEE 828-1983, a ISO 9000 e o CMMI, do SEI.
	
	D
	A gestão de configuração é um processo que tem por finalidade reduzir o impacto das alterações e evoluções do software, uma vez que é sabido que estas intervenções tendem a gerar problemas, falhas e interrupções.
	
	E
	A gestão de configuração e a gestão de mudança fazem parte do framework ITIL, e tem importância significativa na segurança da informação e dos sistemas, uma vez que atuam para a prevenção de falhas e na manutenção da qualidade do software.
Você acertou!
Conteúdo apresentado nos temas “Software para Dispositivos Móveis” e “Internet das Coisas” da Aula 06, páginas de 12 a 20 da Rota de Aprendizagem.
Questão 4/10 - Segurança em Sistemas de Informação
Embora a informação possa manifestar-se em diversos meios – impressa ou eletrônica, analógica ou digital, etc., é no modelo digital e eletrônico que tem seu expoente em termos de volume, flexibilidade e facilidade de uso e acesso. Nesse contexto essa mesma informação está continuamente exposta a riscos de segurança, os quais atentam contra as suas características básicas: a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade da informação. Estes riscos, quando concretizados, resultam no que se denomina incidente de segurança.
Avalie as afirmações a seguir no contexto dos incidentes de segurança, assinalando cada uma como (F)alsa ou (V)erdadeira:
(  ) Os serviços providos aos usuários de sistemas computacionais ou software através de suas interfaces estão sujeitos a falhas, erros e faltas. A manifestação destes em eventos resulta em um incidente de segurança.
(  ) Entre as ameaças por causas intencionais estão incluídos os vírus, rootkits, exploits e spywares, geralmente referenciados genericamente como malwares. Essas ameaças não são naturais, pois geralmente há um agente malicioso relacionado ao incidente causado por essas ameaças
(  ) As falhas relacionadas a aspectos ambientais que interferem no hardware, tais como interferência eletromagnética, ruídos e problemas da alimentação elétrica ou de temperatura de operação são denominadas falhas físicas.
(  ) Dispositivos e ambientes computacionais com características de mobilidade,  flexibilidade, capacidade de personalização, conectividade, convergência de tecnologias e capacidades reduzidas de armazenamento e processamento de informações, como os smartphones, são mais vulneráveis.
Assinale a única alternativa que corresponde à classificação correta das afirmativas, de acordo com o conteúdo apresentado no material e em aula:
Nota: 10.0
	
	A
	V-F-F-V
	
	B
	F-V-V-F
	
	C
	F-F-V-V
	
	D
	F-V-V-V
	
	E
	V-V-V-V
Você acertou!
Conteúdo apresentado no tema da Aula 03 – Os meios para prover a Segurança da Informação e de Sistemas, páginas 9 a 15 da Rota de Aprendizagem (versão impressa).
Questão 5/10 - Segurança em Sistemas de Informação
Cada sistema computacional possui suas particularidades, quer seja em função de suas capacidades – processamento, memória, interfaces, autonomia – quer seja em função de sua constituição física ou mobilidade, e também da programação à qual é capaz de corresponder. E estas particularidades determinam e requerem proteção adequada. É possível classificar e separar os tipos de proteção necessária aos componentes do sistema computacional em grupos com características distintas.
Analise as afirmativas a seguir com base nesta abordagem:
I – A proteção contra intempéries e fenômenos naturais evita que haja falta de energia devido à interrupção do fornecimento por parte da rede elétrica.
II – Os controles de qualidade atuam sobre a disponibilidade da energia evitando a interrupção do fornecimento.
III – Os controles de acesso, criptografia e capacidade de tráfego são aplicados sobre as comunicações dos sistemas computacionais.
IV – Hardware e software requerem mecanismos de proteção distintos, embora estes possam trabalhar de forma conjunta ou interdependente.
Assinale a única alternativa que está de acordo com o conteúdo que foi apresentado nas aulas e com a sua análise:
Nota: 10.0
	
	A
	Somente as afirmações I, II e III são corretas.
	
	B
	Somente as afirmações I, II e IV são corretas.
	
	C
	Somente as afirmações II, III e IV são corretas.
	
	D
	Somente a afirmação III é correta.
	
	E
	Somente as afirmações III e IV são corretas.
Você acertou!
Conteúdo apresentado no tema Aspectos práticos da Segurança da Informação e de Sistemas da  Aula 4, páginas 3 e 4 da Rota de Aprendizagem (versão impressa).
Questão
6/10 - Segurança em Sistemas de Informação
Os sistemas operacionais para ambientes de computação móvel são especialmente importantes para a segurança da informação nestes ambientes, uma vez que são profundamente adaptados aos recursos computacionais e à infraestrutura de serviços e funcionalidades específicas do ambiente e dos equipamentos. Quanto a estes ambientes, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O Windows Phone, apesar dos avanços, ainda apresenta problemas como a autenticação do usuário, as permissões requeridas pelas aplicações e o tratamento de informações entre aplicações multitarefas.
	
	B
	A arquitetura do iOS apresenta características diferenciadas de segurança, que provê APIs de segurança na camada Core Services e a evolução dos security services.
Você acertou!
Conteúdo apresentado no tema Aspectos práticos da Segurança da Informação e de Sistemas, da  Aula 4, páginas 6 e 7 da Rota de Aprendizagem (versão impressa).
	
	C
	O Google Android é um sistema operacional de código parcialmente aberto, pois algumas de suas interfaces são proprietárias, além de ter sido o primeiro SO para sistemas de computação móvel com interface gráfica, o que traz problemas para a segurança da informação.
	
	D
	A arquitetura específica do Android dificultou os ataques por algum tempo, porém este sistema operacional do consórcio entre as fabricantes Nokia, Sony Ericsson e a operadora NTT DoCoMo acabou sendo vítima do primeiro ataque por um worm – o Cabir – registrado em 2004.
	
	E
	Todos os sistemas operacionais dos dispositivos móveis são confiáveis e seguros, pois tem uma arquitetura robusta desenvolvida com base no sistema operacional Unix, exceto o Android.
Questão 7/10 - Segurança em Sistemas de Informação
A segurança da informação, entendida em um aspecto amplo, no qual impõe-se como condição a proteção de todos os recursos computacionais voltados para o provimento de serviços e, portanto, de informação, passa necessariamente pela segurança do sistema operacional, um dos principais componentes de praticamente todo sistema computacional.
Quanto às características dos sistemas operacionais mais comuns, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	A iniciativa Microsoft TWC – TrustWorthy Computing, iniciada em 2002 colocou o Windows na posição de sistema operacional mais seguro entre todos.
	
	B
	O uso compartilhado de recursos, funcionalidade original do sistema operacional UNIX, tornou-o mais vulnerável que os demais sistemas operacionais.
	
	C
	Sistemas operacionais proprietários e voltados para hardware específico são geralmente mais vulneráveis devido à sua grande utilização e baixa velocidade de resposta às ameaças.
	
	D
	Computadores de grande porte – os mainframes – geralmente voltados para operações recorrentes e de grande capacidade de processamento, apresentam mais problemas de segurança, devido ao alto volume e à complexidade das operações executadas.
	
	E
	Os sistemas operacionais dos dispositivos móveis são mais vulneráveis, pois estes dispositivos são limitados em suas capacidades e, ao mesmo tempo, apresentam recursos, facilidades e opções de uso que aumentam as vulnerabilidades.
Conteúdo apresentado no tema Aspectos práticos da Segurança da Informação e de Sistemas, da  Aula 4, página 6 da Rota de Aprendizagem (versão impressa).
Questão 8/10 - Segurança em Sistemas de Informação
A GCN - Gestão da Continuidade dos Negócios é um processo diretamente relacionado com a segurança da informação e dos sistemas. Seu objetivo é evitar a interrupção ou reduzir a interferência dos incidentes nos processos críticos e nas informações vitais para a preservação da organização e de seus negócios. Para isso, a GCN contempla os seguintes aspectos:
I - Resposta a incidentes.                                                
II - A gestão de crises.
III – Análise de Sistemas.
IV – Desenvolvimento e Testes.
Avalie as afirmações e selecione a única alternativa a seguir que confere com o conteúdo apresentado em aula:
Nota: 10.0
	
	A
	Somente as afirmações I e II são corretas.
Você acertou!
Conteúdo apresentado no tema 1 da Aula 05, “Segurança da Informação e Sistemas e a continuidade dos negócios”, página 3 da Rota de Aprendizagem.
	
	B
	Somente as afirmações I, II e III são corretas.
	
	C
	Somente as afirmações I, II e IV são corretas.
	
	D
	Somente as afirmações II, III e IV são corretas.
	
	E
	Todas as afirmações são corretas.
Questão 9/10 - Segurança em Sistemas de Informação
Uma abordagem bastante efetiva no sentido de prover a segurança da informação é a que adota os mecanismos de segurança desde o início do processo de desenvolvimento do software. O quão mais cedo neste processo se pensar em riscos, ameaças e formas de proteger a informação, mais efetivas e abrangentes tornam-se as medidas, além de aumentarem as opções quanto à estratégias e mecanismos de segurança a serem adotados, métodos, técnicas e ferramentas auxiliares e disponíveis para o processo de desenvolvimento e a redução do custo para a implementação da segurança.
Quanto à segurança no processo de desenvolvimento de software, analise as seguintes afirmações:
I – A segurança da informação somente pode ser garantida pelos procedimentos de teste de software, os quais são geralmente enfatizados pelas organizações devido à sua importância, agilidade e baixo custo.
II – O uso de técnicas e métodos que estabelecem uma abordagem precoce das questões de segurança do software é uma prática comum, o que tem elevado continuamente o padrão de segurança da informação e dos sistemas.
III – Um dos efeitos da negligencia quanto ao teste de software é a identificação de faltas, erros e vulnerabilidades tardiamente, quando a correção ou eliminação tornam-se muito dispendiosas ou inviáveis.
IV – O padrão internacional para o desenvolvimento de software seguro, contemplando a segurança do software, a segurança do ambiente de desenvolvimento e a garantia de segurança do software desenvolvido é estabelecido pela norma ISO/IEC 15.408.
Assinale a única alternativa que confere com o conteúdo que foi apresentado e com a sua análise:
Nota: 10.0
	
	A
	Somente as afirmações I, II e III são corretas.
	
	B
	Somente as afirmações I, II e IV são corretas.
	
	C
	Somente as afirmações II, III e IV são corretas.
	
	D
	Somente as afirmações III e IV são corretas.
Você acertou!
Conteúdo apresentado no tema A Organização da Segurança da Informação, Aula 3, páginas de 17 a 20 da Rota de Aprendizagem (versão impressa).
	
	E
	Todas as afirmações são corretas.
Questão 10/10 - Segurança em Sistemas de Informação
A recuperação de desastres é o conjunto de procedimentos que, após um incidente, visa restabelecer a normalidade da operação da organização no menor espaço de tempo possível e minimizando os danos. A regra é retomar a normalidade o quanto antes e com o menor prejuízo possível. Com relação ao DRP – Disaster Recovery Plan, pode-se afirmar que:
I – Para a área de TI, o DRP compreende o desenho das atividades do planejamento e a recuperação do ambiente e da infraestrutura de tecnologia da informação.
II – A política de segurança da informação e a BIA – Business Impact Analysis são documentos necessários para elaboração do DRP.
III – O DRP faz parte do conjunto de medidas preventivas para enfrentar as ameaças e preservar a segurança das informações e dos sistemas.
IV – Faz parte do DRP a decisão sobre a caracterização da gravidade do incidente e a ativação do regime de operação em contingência.
Avalie as alternativas a seguir e selecione a única que está de acordo com o conteúdo apresentado em aula:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente as afirmações I e II são corretas.
Conteúdo apresentado no tema 5 da Aula 05, “Segurança da Informação e Sistemas e a continuidade dos negócios”, páginas 12, 13 e 14 da Rota de Aprendizagem.
	
	B
	Somente as afirmações I e III são corretas.
	
	C
	Somente as afirmações II e IV são corretas.
	
	D
	Somente as afirmações II, III e IV são corretas.
	
	E
	Todas as afirmações são corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais