Buscar

prova sobre plano diretor unidade 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. /1
Ainda sobre o art. 182, de que forma o governo pode atuar em terrenos vazios que se tornem um problema para a segurança pública? Analise os itens abaixo:
I) Parcelamento ou edificação compulsórios.
II) Troca por outros terrenos na cidade.
III) Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo.
IV) Desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública.
V) Indenizações em dinheiro.
Podemos afirmar que:
Mostrar opções de resposta  I, III, IV
2. Pergunta 2
/1
“No dia 25 de janeiro de 2019, os moradores da cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, tornaram-se vítimas de uma das maiores tragédias socioambientais do mundo. O rompimento da barragem da mineradora Vale, no Córrego do Feijão, causou a morte de 179 pessoas. Trabalhadores, mães, pais, filhos e filhas, soterrados pela avalanche de lama tóxica, vítimas de um crime, mais uma vez, protagonizado pela maior mineradora do Brasil. Outras 131 pessoas ainda não foram encontradas.” (brasildefato.com.br)
Tragédias anunciadas como a matéria acima não tem sido casos isolados. De que forma o poder público pode agir para evitar esse tipo de acidentes? Assinale a alternativa INCORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
Os problemas ambientais de causas naturais nem sempre podem ser previstos e, mesmo quando o são, é difícil controlá-los. Já os causados por interferências humanas são facilmente previstos.
2. 
Apesar de as leis visarem o bom uso do meio ambiente, não existem penalidades para crimes ambientais desse tipo previstos na constituição. 
Resposta correta
3. 
A Constituição Federal respon¬sabiliza as empresas para que possuam políticas de preservação e proteção contra impactos ambientais, mesmo sabendo que as atividades dessas empre¬sas sempre ocasionam danos irreversíveis ao local onde estão inseridas.
4. 
Os artigos da Constituição Federal que tratam de meio ambiente têm a função de prevenir os danos, elencar res¬ponsabilidades e possibilitar uma melhoria na qualidade de vida da população por meio de um meio ambiente e uma saúde pública equilibrados.
5. 
O Protocolo de Kyoto criou diretrizes para amenizar o impacto dos problemas ambientais causados pelos modelos de desenvolvimento industrial e de consumo vigentes no planeta. 
3. Pergunta 3
/1
Em diversos artigos da Constituição Federal, identificamos a preocupação do poder público, da população e das empresas com o meio ambiente e com a saúde pública. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A melhoria da qualidade de vida pode ser notada pelo sistema eficiente de malha viária.
2. 
Alguns tipos de obras e empresas oferecem riscos ao meio ambiente, dependendo de onde forem implantadas.
3. 
É de extrema importância para a qualidade de vida da população, a fiscalização do meio ambiente, direta ou indiretamente afetado pela presença humana.
4. 
As cidades com melhor infraestrutura de saneamento básico e coleta de lixo apresentam grande crescimento da qualidade de vida da população.
5. 
Um sistema eficiente de fiscalização sobre a construção das obras não tem interferência na qualidade de vida da população.
Resposta correta
4. Pergunta 4
/1
“A Constituição Federal é a lei mais importante do País. Apresenta os direitos e deveres do cidadão e norteia as leis usadas no desenvolvimento da arquitetura, do urbanismo e das engenharias, assim como, todas as demais profissões.” Diante desta afirmação, assinale a alternativa CORRETA sobre a importância da constituição brasileira para a construção civil:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Orientar e embasar as leis que você usará no exercício da sua profissão.
Resposta correta
2. 
Estipular zonas nas cidades que deverão ser utilizadas para residências ou comércio.
3. 
Dar parâmetros construtivos que serão utilizados em obras iniciais e reformas.
4. 
Fiscalizar obras e aplicar multas em caso de descumprimento das normas.
5. 
Detalhar quais são as melhores formas de se atender às pessoas com necessidades especiais.
5. Pergunta 5
/1
“É para erradicar ou pelo menos minimizar os problemas que possam surgir entre a cidade e quem a utiliza que precisamos entender a importância do Estatuto da Cidade (2001).” Assinale “V” para as sentenças Verdadeiras e “F” para as sentenças Falsas.
I. ( ) O direito à superfície é um direito no qual o proprietário cede ao outro o direito de utilizar o solo, o subsolo ou o espaço aéreo, por tempo determinado ou indeterminado, para dar destinação compatível às exigências urbanísticas.
II. ( ) O estudo do impacto de vizinhança é uma das formas de se analisar os efeitos negativos e positivos que um novo empreendimento pode criar.
III. ( ) Leis, normas e estatutos são instrumentos para a fiscalização do espaço urbano.
IV. ( ) De acordo com a Constituição Federal, é estabelecida a aquisição de domínio para aquele que possuir edificação ou área urbana de até 300m² por 5 anos inin-terruptos.
V. ( ) A cidade deve sempre se expandir, buscando ampliar o seu perímetro urbano para um maior conforto da população.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
FVFVF
2. 
VVFFF
Resposta correta
3. 
FFVVV
4. 
VFFVV
5. 
FFVVF
6. Pergunta 6
/1
“O art. 182 afirma que o poder público municipal pode, por meio de uma lei específica incluída no plano diretor, exigir que proprietários de áreas não edifi¬cadas ou utilizadas adequem o seu aproveitamento, sob pena de parcelamento ou edificação compulsória.”
Tendo isso em vista, qual o principal motivo para um terreno urbano estar abandonado, e de que forma ele pode virar um problema social? Assinale a alternativa CORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Ele pode estar abandonado por causa de sua topografia, e pode virar um problema social se causar a desvalorização de imóveis no entorno.
2. 
Ele pode estar abandonado aguardando a valorização imobiliária, e pode virar um problema social se for um ponto de drogas.
Resposta correta
3. Incorreta: 
Ele pode estar abandonado por qualquer das causas acima, e pode virar um problema social caso haja muito roubos no local.
4. 
Ele pode estar abandonado por causa da falta de iluminação da via pública, e pode virar um problema social se virar um depósito de lixo e entulho.
5. 
Ele pode estar abandonado por falta de verba para construção, e pode virar um problema social se o proprietário não tiver condições financeiras de desenvolver um projeto.
7. Pergunta 7
/1
“O poder público pode, ainda, executar desapropriação, com pagamento mediante títulos de dívida pública (BRASIL, 1988).” O que são títulos de dívida pública? 
Ocultar opções de resposta 
1. 
É um papel de dívida da entidade emissora, que se compromete a devolver o dinheiro para o investidor com juros, emitido pelo Governo Federal. 
Resposta correta
2. 
É um tipo de investimento estruturado que reúne tantos títulos como ações. 
3. 
São títulos emitidos por bancos para que eles utilizem estes recursos como capital de giro ou disponibilizando empréstimos para seus clientes. 
4. 
É uma forma de pagamento como se fosse um cartão de crédito.
5. 
São cotas (pedaços) de uma empresa privada. Quando a empresa é aberta, seu patrimônio em diversas cotas — as ações —, que são distribuídas a investidores que, assim, se tornam seus donos.
8. Pergunta 8
/1
“O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana (BRASIL, 1988).”
Através do trecho retirado da constituição federal, vemos que as cidades com mais de 20 mil habitantes são obrigadas a ter um Plano Diretor. O que poderia levar cidades com menos de 20 mil habitantes a ter um Plano Diretor? Assinale a alternativa INCORRETA:
Mostrar opções de resposta 
9. Pergunta 9
/1
“É para erradicar ou pelo menos minimizar os problemas que possam surgir entre a cidade e quem a utiliza que precisamos entender a importância do Estatuto da Cidade (2001).” Assinale “V” para as sentenças Verdadeiras e “F” para as sentenças Falsas.
I. ( ) Um instru¬mento
revelador do Estatuto da Cidade é que a população tem o direito a voto nas decisões de diretrizes municipais.
II. ( ) O Estatuto da Cidade orienta que todo direito coletivo, induzido pela justiça social, é responsabi¬lidade Federal.
III. (  ) As legislações urbanísticas são imutáveis, visando assim a preservação da cidade e do meio ambiente. 
IV. ( ) De acordo com o Estatuto da Cidade, todo indivíduo que resida, trabalhe ou desfrute de alguma forma do espaço urbano tem o mesmo direito dos demais.
V. ( ) A Constituição Federal trata explicitamente da obrigatoriedade de desen-volvimento do plano diretor para todas as cidades que possuírem mais de 20 mil habitantes.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Mostrar opções de resposta 
10. Pergunta 10
/1
Sabendo-se que a Constituição Federal apresenta os direitos e deveres do cidadão, qual a relação entre o art. 5º e o art. 227 da Constituição Federal, no que se refere às pessoas portadoras de necessidades especiais? Assinale a alternativa CORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
Um fala sobre o direito e ir e vir e o outro indica parâmetros construtivos como escadas e rampas a serem seguidos nas edificações para acesso de cadeirantes e pessoas com necessidades especiais. 
2. 
Ambos falam sobre acessibilidade, e buscam as melhores práticas para locomoção de pessoas com necessidades especiais.
3. 
Um complementa o outro, sendo que um garante a locomoção no território nacional, e outro dispõe sobre normas de construção dos logradouros e edifícios de uso público para garantir o acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência.
Resposta correta
4. 
Eles se complementam, falando sobre o direito de ir e vir da população em geral, e outro visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção.
5. 
Unidade 2
Pergunta 1
/1,25
Sobre as leis que se relacionam com o Plano Diretor, assinale “V” para as sentenças Verdadeiras e “F” para as sentenças Falsas.
I. ( ) O código de obras é a lei mais importante do município.
II. ( ) A lei orgânica é criada com participação popular.
III. ( ) A lei de zoneamento, uso e ocupação do solo urbano é a lei que define o uso do solo em cada região da cidade.
IV. ( ) A lei de uso e ocupação do solo deve estar devidamente alinhada com o plano diretor e acompanhar as suas alterações.
V ( ) O código de obras permite que a administração municipal controle e fisca¬lize os espaços construídos e os seus entornos, para garantir que sejam acessí¬veis quando necessário, seguros e salubres.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
FFVVF
2. 
FVFVF
3. 
FFVFV
4. 
FFVVV
Resposta correta
5. 
VVFFV
2. Pergunta 2
/1,25
“Plano diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana (BRASIL, 1988).” Quais etapas fazem parte do processo de elaboração do plano diretor de uma cidade? Assinale a alternativa INCORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
Distribuição de delegacias, escolas, hospitais e demais redes de serviços públicos, priorizando a toda a população o acesso ao solo urbano.
2. 
Pesquisa de dados físico¬-territoriais.
3. 
Desenvolvimento de diretrizes e estratégias.
4. 
Estudo, pesquisa e análise de dados socioeconômicos.
5. 
Estudo do urbanismo.
Resposta correta
3. Pergunta 3
/1,25
Ainda sobre o plano diretor, que outras leis municipais se relacionam a ele? Assinale a alternativa CORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Várias leis municipais, incluindo o código tributário.
2. 
Qualquer lei municipal. 
3. 
Apenas as leis: Lei orgânica, código de obras, Lei de Uso e Ocupação do Solo e Lei de Parcelamento do solo urbano.
4. 
Apenas a Constituição Federal, que é a base de todas as leis urbanísticas.
5. 
Várias leis municipais e federais, incluindo o Código de obras da cidade.
Resposta correta
4. Pergunta 4
/1,25
Sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo, assinale “V” para as sentenças Verdadeiras e “F” para as sentenças Falsas.
I. (  ) A lei de uso e ocupação do solo deve orientar o crescimento da cidade, determinando, entre outras coisas, o tamanho mínimo para os terrenos.
II. (  ) Quando um município define a testada e o comprimento mínimo para um terreno e especifica a altura do edifício, a taxa de ocupação e o coeficiente de aproveitamento, está determinando o quanto de adensamento aquela área poderá receber.
III. (  ) Independente do zoneamento da cidade, os espaços loteados podem abrigar espaços residenciais, espaços comerciais, região para pequenas indústrias e áreas verdes.
IV. (  ) A lei de uso e ocupação do solo define alguns parâmetros do edifício como abertura de janelas e tamanho mínimo de vãos.
V) (  ) É importante que a população entenda que, mesmo que queira que alguma área seja muito adensada construtiva e populacionalmente, caso essa área apresente uma fragilidade ambiental detectada pelos técnicos, esse adensamento não será possível.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
FVFVF
2. 
FFVVV
3. 
FFVVF
4. 
FFFVV
5. 
VVFFV
Resposta correta
5. Pergunta 5
/1,25
Imagine a seguinte situação: Um empresário deseja construir um edifício de 20 andares, com dois apartamentos de 150m² em cada andar, em um terreno de 600m², que tem um potencial construtivo de 7. Desconsiderando os outros padrões construtivos, esse empreendimento é possível? Assinale a alternativa CORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Não, pois para essa construção, ele precisaria de um terreno com o dobro do tamanho.
2. 
Sim, ele poderia ter apartamentos com até 210m².
3. 
Não, pois ele conseguiria apenas apartamentos com menos de 105m². 
Resposta correta
4. 
Sim, pois ele pode ter 4.200m² construídos.
5. 
Não, pois ele só conseguiria isso se a torre tivesse 10 andares no máximo.
6. Pergunta 6
/1,25
“Após a Revolução Industrial, as cidades passaram por uma expansão urbana. Com o crescimento rápido das cidades, a necessidade de mais moradias, mais empregos e melhor infraestrutura e a ampliação dos meios de transporte, as cidades perceberam a necessidade de uma lei que organizasse o espaço urbano. Assim, surgiu a lei de uso e ocupação do solo, determinando tamanhos mínimos para terrenos, área máxima ocupada pela construção, recuos e gabarito de altura, além de outros fatores que ajudavam a organizar as cidades”. Conhecendo as propriedades da Lei e Uso e Ocupação do Solo, qual a diferença entre plano diretor e LUOS? Assinale a alternativa CORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A lei de uso e ocupação do solo e o plano diretor são leis destinadas à organização territorial rural.
2. 
O Plano diretor é relacionado ao meio ambiente e a LUOS às questões construtivas.
3. 
Ambas as leis tratam sobre os mesmos temas, sendo que o Plano diretor atua de uma forma mais global e a LUOS atua em cada setor.
Resposta correta
4. Incorreta: 
Ambas as leis tratam sobre os mesmos temas, sendo que o Plano Diretor é Federal e a LUOS Municipal.
5. 
Apenas a LUOS fala sobre coeficiente de utilização.
7. Pergunta 7
/1,25
“Zoneamento urbano - instrumento utilizado nos planos diretores, através do qual a cidade é dividida em áreas sobre as quais incidem diretrizes diferenciadas para o uso e a ocupação do solo, especialmente os índices urbanísticos.” Durante o zoneamento de uma cidade, que tipo de serviços deve estar junto de outro e que tipo deve se manter afastado, e por quê? Assinale a alternativa CORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Qualquer indústria deve estar próxima a áreas de banhado, pois tem seu escoamento mais fácil.
2. 
Habitação e pequenos comércios devem estar afastados para evitar grande tráfego.
3. 
Escolas de pequeno porte devem estar em bairros residenciais.
Resposta correta
4. 
Área de lazer deve estar em uma área central da cidade.
5. 
Zonas industrial e residencial devem estar próximas para facilitar
o acesso dos funcionários às fábricas.
8. Pergunta 8
/1,25
“Taxa de solo natural é a relação entre a parte permeável, que permite a infiltração de água no solo, livre de qualquer edificação, e a área do lote.” Se para um determinado terreno, com 150m², a taxa de Solo Natural indicada pela Lei de Uso e Ocupação do Solo de uma cidade é de 25%, assinale a alternativa CORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Se o proprietário não desejar área permeável, ele poderá construir em todo o terreno, desde que esteja em dia com as taxas municipais.
2. 
Quadras esportivas e passeios ou acessos, quando revestidos por material impermeável, não serão consideradas áreas de solo natural.
Resposta correta
3. 
A área com solo natural não poderá ser maior do que 37,5m².
4. 
A taxa de solo natural é a mesma em todo o município.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando