Buscar

politicas de informação II aberta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A declaração dos direitos humanos - anteriormente intitulada de universal dos direitos do homem -, aprovada pela assembleia geral das nações unidas (onu) em 10 de dezembro de 1948, foi um dos primeiros documentos criados em prol da atribuição dos direitos e deveres das pessoas. Em seu artigo 19, a declaração infere que todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras. Disserte sobre a relação do artigo 19 com as políticas de informação.
Para as organizações que atuam na área de acesso à informação e liberdade de expressão, como a artigo 19, o dia 28 de setembro tem um significado especial.
Neste dia celebra-se o dia do direito de saber, data em que lembramos como o direito ao acesso à informação pode melhorar a vida das pessoas e ainda dar as bases para um desenvolvimento ambiental e socialmente sustentável.
A data ganha ainda mais importância neste ano em razão das negociações que têm sido travadas no âmbito da onu por governos de todo o mundo para definir os objetivos de desenvolvimento sustentável (ods), que substituirão os objetivos de desenvolvimento do milênio. Previstos para entrar em vigor em 2016, os ods terão a incumbência de estabelecer as diretrizes globais para o desenvolvimento sustentável até 2030.
Atualmente, há uma lista provisória com 17 ods que ainda deverá ser objeto de discussão e de possíveis alterações, até que o anúncio oficial seja feito, em setembro de 2015.
A artigo 19 está empenhada em lutar para que o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação esteja explicitamente demarcado entre os ods. Acreditamos que o desenvolvimento sustentável só será sustentável de fato se estiver calcado nos valores da boa governança e da transparência, de modo que todas as pessoas se sintam empoderadas para assumir um controle maior sobre suas vidas na medida em que conheçam melhor o funcionamento dos governos. E isso só será possível em um ambiente em que o fluxo de informações seja livre de qualquer barreira.
	
o objetivo do programa sociedade da informação é realizar a integração, coordenação e fomento de ações para o uso de tecnologias de informação e comunicação (tic) visando contribuir para a inclusão de todas as pessoas na sociedade da informação brasileira e, em paralelo, contribuir para que a economia do país consiga competir com o mercado global (menezes; santos, 2001). Para a execução deste programa, é preciso o compartilhamento de responsabilidades entre o governo, a iniciativa privada e a sociedade civil. Disserte sobre as razões que levaram o ministério da ciência e tecnologia a propor o programa sociedade da informação.
Fonte: menezes, e. T. De; santos, t. H. Dos. Verbete socinfo (programa sociedade da informação). 2001. Disponível em: https://www.educa brasil.com.br/socinfoprograma-sociedade-da-informacao/. Acesso em: 10 set. 2019. ( * máximo 4000 caracteres )
A razão pelo qual foi criado o programa sociedade da informação é integrar, coordenar e fomentar ações para a utilização de tecnológicas de informação e comunicação, de formar a contribuir para que a economia do país tenha condições de competir no mercado global e, ao mesmo tempo, contribuir para a inclusão social de todos os brasileiros na nova sociedade. 
A Sociedade da Informação surge a partir dos avanços tecnológicos em rede e as novas exigências do mercado, que possui a informação como um bem social e elemento crucial para emancipação cidadã e da ação governamental. Dentro das políticas de governo desenvolvidas para o acesso à informação no Brasil, encontra-se o e-GOV. Diante disso, disserte sobre o e-Gov no Brasil. ( * Máximo 4000 caracteres )
A evolução da informática, dos meios de comunicação e particularmente da Internet definiu (e define cada vez mais) novos modelos para o relacionamento Estado/sociedade, configurando novas estruturas de governança. Essas novas tecnologias, portanto, teriam potencial para construir uma nova relação entre governantes e cidadãos (OCDE, 2001), pressupondo-se que possibilitam uma administração pública mais eficiente, democrática e transparente.
Identificado como uma inovação na área administrativa, o governo eletrônico, também chamado "e-gov" ou "egoverno", representa, essencialmente, o acesso via Internet a informações e serviços oferecidos pelos governos. Essa prestação eletrônica de serviços igualmente envolve outros aspectos, como a governança eletrônica, que pode ser entendida como a "união dos cidadãos, pessoas-chave e representantes legais para participarem das comunidades, junto ao governo, por meios eletrônicos" (FERGUSON, 2002, p.104).
A governança eletrônica - um dos componentes da governança - seria, então, o resultado da contribuição do egov para um contexto maior no qual o governo formula e implementa suas políticas com a participação da sociedade, considerando o papel das tecnologias de informação e comunicação e o ambiente regulatório que determina a atuação dos diversos atores.
O interesse pelo estudo dessas questões envolvendo as TIC, especialmente a atuação on-line do poder público, vem ganhando força desde o início dos anos 1990, não obstante ainda haver um "gargalo problemático" entre a importância da Internet -e seus efeitos no governo e na sociedade - e a atenção que os cientistas sociais dispensam a esse fenômeno empírico (FOUNTAIN, 2001, p.16). Para um maior entendimento do tema, este artigo tem como objetivo identificar a relação entre governo eletrônico e governança eletrônica no Brasil, em nível federal.
	A Sociedade da Informação surge a partir dos avanços tecnológicos em rede e as novas exigências do mercado, que possui a informação como um bem social e elemento crucial para emancipação cidadã e da ação governamental. Dentro das políticas de governo desenvolvidas para o acesso à informação no Brasil, encontra-se o e-GOV. Diante disso, disserte sobre o e-Gov no Brasil.
	Resposta Esperada:
O conceito de Governo Eletrônico surgiu a partir do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, em especial, da internet, que propiciou à Administração Pública novas formas de se relacionar com a sociedade e vice-versa. Assim, promoveu a prestação de serviços governamentais sem a necessidade da presença física. O programa de Governo Eletrônico do Brasil surgiu a partir dos anos 2000, a partir da criação de um Grupo de Trabalho Interministerial, via Decreto de 3 de abril de 2000, para examinar e propor políticas, normas e diretrizes vinculadas às novas formas de interação eletrônica
	2.
	A Declaração dos Direitos Humanos - anteriormente intitulada de Universal dos Direitos do Homem -, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948, foi um dos primeiros documentos criados em prol da atribuição dos direitos e deveres das pessoas. Em seu artigo 19, a Declaração infere que todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras. Disserte sobre a relação do artigo 19 com as políticas de informação.
FONTE: ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. UNIC/Rio/OO5, [1948] 2009. Disponível em: https://nacoesunidas.org/ wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf. Acesso em: 16 jun. 2019.
	Resposta Esperada:
Ao analisar o artigo 19 da Declaração dos diretos Humanos, pode-se entender que é a partir do acesso à informação que surgirá uma conscientização crítica sobre a realidade, pois, pelo intercâmbio de informações, os sujeitos sociais se comunicam, tomam conhecimento de seus deveres e direitos e também tomam decisões sobre suas vidas em todos os níveis (educacional, profissional, coletivo, individual, econômico etc.).

Outros materiais