Buscar

Apresentação TENDENCIAS PEDAGÓGICAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL: foi à base da educação escolar por mais de quatro séculos, mantendo sua influência até hoje Essa tendência surge por volta do século XVI, como uma alternativa à escola medieval, de base religiosa. Com o intuito de formar indivíduos capazes de desempenhar seu papel na sociedade (papel historicamente definido e imutável), a Pedagogia Liberal Tradicional baseia-se em três procedimentos básicos: o governo, a instrução e a disciplina.
PROBRESSIVISTA NÃO DIRETIVA (A Escola Nova), também conhecida como Escola Ativa, foi um movimento de reforma da educação, teve seu início no fim do século XIX e se fortaleceu nas primeiras décadas do século XX.
Teve origem na Europa e América do Norte, chegou ao Brasil em 1882, pelo intelectual Rui Barbosa, e desempenhou grandeinfluência nas transformações geradas no ensino na década de 1920
TENDÊNCIA PROGRESSIVISTA: Diferente da Tradicional, ela nos traz um cenário de papéis invertidos, pois o aluno passa a ser agora, o núcleo do processo de ensino aprendizagem. Surgiu no Brasil em 1930 ( Montessori, Piaget, Jhon jhiwo, Dhagroli, fundadores das ideias progressivista), entende-se que a escola deve-se adequar as necessidades individuais do sujeito aos meios sociais.
A PEDAGOGIA TECNICISTA surgiu na segunda metade do século XX, nos EUA, e no Brasil em 1960, com predomínio em 1978. As leis 5540/68 (ensino universitário) e 5692/71(ensino de 1º e 2º graus) são marcos da implantação do modelo tecnicista.
Os órgãos internacionais, ainda hoje, exercem o papel de complemento do pouco investimento por parte do governo, e em troca exigem uma política educacional determinada por eles, manipulando assim, a educação e o resultado é uma educação ineficaz que se preocupa mais com a quantidade do que com a qualidade. 
A TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERTADORA surgiu no Brasil por volta da década de 1960, mas se consolidou dentro das instituições escolares nas décadas de 1970 e 1980. Essa tendência possuía como eixo norteador o diálogo horizontal entre educador e educandos, com a finalidade da construção da consciência crítica.
A PEDAGOGIA LIBERTÁRIA do início do século XX está centrada no pensamento do educador Francisco Ferrer y Guardia (1889-1909). Os anarquistas tinham em seus projetos se educar libertariamente. Para tanto fundaram escolas dentro dos métodos da Escola Moderna de Francisco Ferrer (Espanha).
 O aumento de escolas para o povo, patrocinado pelo Estado capitalista no início do século XX, tem a preocupação de ensinar aos alunos crenças religiosas, amor pelas pátrias, respeito às autoridades, obediência às leis, proteção à propriedade privada, e milhares de monstruosidades análogas.
A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos surge no final dos anos 70 e início dos 80. Difere das duas progressistas anteriores pela ênfase que dá aos conteúdos, confrontando-os com a realidade social, bem como a ênfase às relações interpessoais e ao crescimento que delas resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando