Buscar

AD1 2020 2 Educ Infantil

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação a Distância (AD1) – 2020.2
Disciplina: Educação Infantil 2
Coordenadora(o): Maria Inês Delorme
Prezado(a) aluno(a) atenção:
São 4 (quatro) questões valendo 2,5 pontos cada. 
 Ma. Inês Delorme e Rose Kauss
1.Marque a assertiva correta:
Não existem duas crianças iguais, nem duas pessoas iguais. Todos somos diferentes. E o encontro entre crianças diferentes, na escola, contribui para :
a.( ) as formas conhecidas de opressão psicológica, emocional, moral e afetiva, na escola.
b.( ) um escalonamento das pessoas como se existissem alguns superiores, outros inferiores.
c.( ) impedir a criação de um projeto coletivo de trabalho com o grupo.
d.( x ) a formação de valores como o respeito, a solidariedade, a cooperação.
2. Marque a assertiva correta:
Espaços diferentes, relações diferentes e condutas diferenciadas. As crianças aprendem, em interação com outras crianças e com adultos, o que podem e devem fazer, ou não, na hora do banho, na hora das refeições, na casa da avó, no culto ou na igreja e também na escola. Mas existem muitos espaços de interações diferentes que exigem comportamentos diferenciados. Assim, marque a questão correta:
a.( ) as crianças podem chegar na escola nos horários que quiserem, sair e entrar fora do horário previsto, porque são crianças. 
b.( ) as crianças podem agir, na casa dos outros, tudo o que seus pais permitem que elas façam em sua própria casa.
c.( x ) as crianças são observadoras e têm condições de perceber e de entender as regras, as fronteiras e as possibilidades de cada um dos espaços onde vivem. Os adultos devem perceber que elas são capazes, sensíveis, que devem respeito e merecem ser respeitadas. 
d.( ) as crianças devem ser estimuladas a bater em situação de revide, quando outra criança antes lhes importunaram ou lhes bateram. 
3.Marque a única alternativa que completa corretamente essa frase e justifique sua escolha: 
Piaget, Vygotsky , Wallon e outros entenderam a formação das individualidades (direito de nascer e de ser único), de modos diferentes.
Wallon defendeu o outro, o lugar do outro como diferente, como sendo elemento fundador da subjetividade de cada um. Assim, conviver com pessoas diferentes seria indispensável para que aos poucos, cada criança e também os adultos, fossem se conhecendo melhor, fossem sendo convidados a tomar contato, a refletir e a sentir suas “interioridades”. Piaget e Vygotsky tem opiniões contrarias em relação ao modo como essa interação acontece, para a constituição das subjetividades:
a.( ) ambos são interacionistas – construtivistas e, nesse processo, eles não valorizam a história de cada criança/pessoa.
b.( ) Piaget acredita que as crianças nasçam sociais e que, aos poucos, vão se constituindo como sujeitos únicos. 
c.( ) Piaget não estabeleceu uma superioridade mental e cognitiva adulta, em relação ao pensamento infantil, quando entendeu como um processo etapas regulares e subsequentes.
d.( x ) Vygotsky entendeu que as crianças já nascem sociais, como parte de um grupo social, com seus valores e que, na convivência/interação com crianças e pessoas diferentes, gradativamente aos poucos, vão se constituindo como sujeitos únicos, individualizados
Justificativa: 
Para Vygotsky o desenvolvimento da criança e suas manifestações acontecem pois existe um outro ser social, mesmo quando ainda não há uma linguagem verbal, o sujeito já interage com o ambiente em que vive. Seu conhecimento é construído na convivência e troca de informações com o outro. A interação com o outro tem um papel fundamental no desenvolvimento, para construir outros conceitos, tanto no nível coletivo quanto no nível individual.
4. Marque a assertiva incorreta e justifique sua escolha:
1. As coisas têm peso, medida e valor pelo encantamento que elas produzem em nós, diz Manoel de Barros. Assim, ao falarem de si, de suas histórias, reais e/ou imaginarias, as crianças vão se percebendo como donas de suas histórias. Resgatar lembranças e tornar presente coisas do passado, ou projetar para o futuro expressando-se oralmente fortalecemos a vida de cada criança, também as nossas como professores. 
a.( x ) a escuta das experiências das crianças em rodas de conversa não costuma ser produtivas porque elas não sabem ouvir e, antes, precisam aprender a não falarem ao mesmo tempo. 
b.( ) as crianças escutam tudo que as cerca por meio de um tempo rarefeito que lhes permite escutar, ser curiosa em relação a ter dúvidas para captar aspectos que muitas vezes escapam aos adultos. 
c.( ) há crianças falantes, que se estimulam com a fala de outra. Há as que inicialmente se calam, mas têm o que dizer sobre as coisas e a vida. Todos precisam se expressar com o corpo, com a fala, com os olhares. 
d.( ) as rodas de conversa com crianças, mediadas pelo olhar atento e múltiplo do professor, são espaços de interação entre as crianças onde podem nomear e expressar sentimentos, contar histórias, conhecer e provar novos alimentos, fazer experiências sensoriais etc. 
Justificativa: 
O diálogo, a conversa coletiva são muito importantes para a criança, elas têm que se expressar, tanto que a linguagem oral está presente no cotidiano das creches e pré-escolas. Ter um plano que inclua roda de conversa num espaço adequado, promovendo um dialogo entre essas crianças, são experiências fundamentais na sua formação, pois com isso elas vão aprendendo a interagir entre si, organizar suas ideias, se expressar.

Continue navegando