Buscar

Atividade 3 Tecnologia Gráfica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Jéssica Caires Oliveira
Sabemos que as impressões se originam de matrizes, que por sua vez são produzidas a partir de originais, as mesmas podem ser físicas ou virtuais o que vai depender do processo de impressão na qual a matriz será utilizada. As matrizes físicas originam-se de processos mecânicos sendo mais palpáveis e são classificadas em planográfica, relevográfica, encavográfica e permeográficas.  
Sendo assim as matrizes planográficas são planas, como o próprio nome já diz, não existindo diferença entre as áreas com e sem imagem a serem impressa. A impressão normalmente ocorre com a repelência entre água e gordura, destacamos então a impressão offset (utilizada na produção de livros de curta tiragem) e o processo eletroestático (produção de banners, display e painéis). 
Já as matrizes relevográficas são uma espécie de carimbo pois a imagem apresenta-se em um relevo mais alto em relação aos espaços negativos. Dentro deste processo de impressão temos a tipografia (atualmente utilizado para fins artísticos) e a flexografia (atua em impressão de rótulos, etiquetas entre outros).
Além disso temos também as matrizes permeográficas que apresenta matrizes semelhantes as planográficas, porém só permitem a passagem da tinta na área da imagem como acontece na impressão serigráfica utilizada em diversos tipos de materiais como tecidos, brindes, sacolas e até mesmo itens tridimensionais.
E para finalizarmos as matrizes físicas temos a encavografia que apresentam características particulares e que vão variar de acordo a cada técnica de impressão utilizada e deriva do método da gravura em metal. A água-forte, talho –doce (processo utilizado na impressão de cédulas, cheques, selos), rotogravura (ideal para produção de revistas, papeis de parede e para embrulho de presentes e embalagens semirrígidas e flexíveis) e também a xilografia vista principalmente na literatura de cordel.
As matrizes virtuais derivam de processos digitais, pois seu original é feito por meio digital. As aplicações dessas matrizes são vistas nas impressões a jato de tinta e a laser. Este método é principalmente visto em gráficas na produção de materiais físicos como cartão de visita, folder entre outros além de ser muito utilizado no momento das provas de layout.

Continue navegando