Buscar

EFA II - Ex 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Caro estudante, no decorrer de seues estudos, foram apresentados temas abordando a locomoção e os hábitos de vida dos protozoários, como os pseudópodes, que têm uma função importante não só nesse grupo, mas em todos os grupos do reino Animalia.
De acordo com o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão do Departamento de Biologia Celular da Universidade Federal do Paraná (NUEPE) (2014, p. 2), ""A facocitose se carcteriza pelo reconhecimento, através de célular especializadas, de organismos invasores e sua posterior destruição intracelular em compartimentos onde atuam enzimas hidróliticas. Entre os protistas, a fagocitose ocorre para que a célula adquira nutrientes, enquanto nos organismos multicelulares a função deste evento evolui para defender o corpo contra partículas estranhas. Em mamíferos, as principais célulcas facocitárias são os macrófagos, as células dendríticas e os neutrófilos, podendo estas serem denominadas fagócitos profissionais"".
Com base nisso:
· responda o que são pseudópodes e como as áreas do citoplasma influenciam nesse processo;
· explique a hipótese de deslizamento entre microtúbulos;
· aborde a importância dos dos pseudópodes durante a evoulução e dê um exemplo de uma célula presente em praticamente todos os organismos que se utiliza desse processo para fagocitar organismos ou sbstâncias estranhas.
Referências
NÚCLEO DE ENSINO , PESQUISA E EXTENSÃO DO DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR DA UNIVERSIDADE FERERAL DO PRANÁ – NUEPE. Aprendendo com macrófagos: fagocitose e citoesqueleto. Curitiba: NUEPE/UFPR, 2014. Disponível em: http://www.nuepe.ufpr.br/blog/wpcontent/uploads/2014/03/Fagocitose-e-citoesqueleto.pdf. Acesso em 11 dez. 2019.
Pseudópodes são projeções da membrana plasmática, uma parte da membrana que se deslocou temporariamente para englobar outra célula. As áreas do citoplasma influenciam, pois, os filamentos de actina contidos nelas se desmontam para se remontar no interior dos pseudópodes.
Hipótese do deslizamento entre microtúbulos: O deslizamento é mantido pela energia liberada das ligações químicas do ATP (Adenosina trifosfato). Dois “braços” de proteínas são visíveis em cada um dos pares de microtúbulos periféricos no axonema. Nesses braços, existe a enzima adenosina tritosfatase, que quebra o ATP. Quando a energia da ligação do ATP é liberada, as dineínas “caminham” ao longo dos microtúbulos do par adjacente, fazendo com que ele deslize em relação ao outro microtúbulo par. 
Os pseudópodes foram muito importantes durante a evolução pois os macrófagos, através dos pseudópodes foram muito importantes para atacar invasores nos organismos e assim, manter o organismo vivo, sem eles, seria mais difícil manter os organismos vivos, sem doenças.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando