Buscar

CONSTITUCIONAL - RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões de Direito Constitucional (PRÉ-EDITAL):
1. A respeito dos direitos fundamentais, assinale a alternativa correta (PCBA/2018).
A) A inviolabilidade do domicílio não se estende a escritórios de acesso restrito.
B) Em cumprimento à ordem judicial, o acesso a domicílio, mesmo sem consentimento do morador, pode ocorrer à noite.
C) O exercício do direito de reunião em lugares públicos, para ser regular, está condicionado a prévio aviso à autoridade competente.
D) Associação criada para finalidades lícitas, caso desvirtuada, pode ter suas atividades suspensas por decisão de autoridade policial.
E) A prática do racismo constitui crime inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.
Observações: o consentimento para ENTRADA no domicílio pelo morador pode ser TÁCITO ou EXPRESSO. EXCEÇÕES PARA ADENTRAR EM DOMICÍLIO: durante o dia ou noite: FDP – flagrante delito, desastre, prestar socorro. Somente durante o dia: ordem judicial fundamentada. 
Dissolução de associação só com sentença com trânsito em julgado (cláusula de reserva jurisdicional).
	IMPRESCRITÍVEIS
	INSUSCETÍVEL DE GRAÇA E ANISTIA
	INAFIANÇÁVEL
	RAÇÃO: racismo e ação de grupos armados.
	“3TH” E HEDIONDOS: tráfico, tortura e terrorismo.
	RAÇÃO E 3TH.
2. Beltrano, detento, condenado a 20 anos de reclusão por crime de latrocínio, ajuizou ação ordinária requerendo o pagamento de indenização por dano moral causado pelas ilegítimas e sub-humanas condições a que está submetido no cumprimento de pena em estabelecimento prisional. Considerando a situação hipotética apresentada e o recente posicionamento do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa correta (PCBA/2018).
A) O pleito de Beltrano será julgado improcedente, pois diante do princípio da igualdade, se ao autor fossem concedidos os danos morais, todos os outros detentos deveriam também ser indenizados.
B) Não obstante os direitos constitucionais que Beltrano possui, o pleito será julgado improcedente, pois as prestações positivas por parte do Estado no sistema carcerário devem respeitar os limites financeiros disponíveis.
C) Ainda que não tenha sido assegurado o mínimo existencial a Beltrano, aplica-se a teoria da reserva do possível, o que justificará a improcedência do pedido.
D) Beltrano receberá indenização por danos materiais se comprovar danos à sua incolumidade física, mas não aos danos morais, pois a indenização não teria alcance para eliminar o grave problema prisional globalmente considerado.
E) Considerando que é dever do Estado manter em seus presídios os padrões mínimos de humanidade previstos no ordenamento jurídico, é de sua responsabilidade a obrigação de ressarcir os danos morais de Beltrano.
Observação: Recurso Extraordinário 580252 - STF:  "O preso submetido à situação degradante e à superlotação na prisão tem direito a indenização do Estado por danos morais."
3. Com base no que dispõe a Constituição da República Federativa do Brasil quanto ao Poder Executivo, assinale a alternativa correta. (PCES/2019)
A) A chefia de Estado e a chefia de Governo são exercidas pelo Presidente da República com o auxílio dos Ministros de Estado.
B) Ocorrendo a vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, nos dois primeiros anos do período presidencial, serão realizadas novas eleições indiretamente, em sessão do Congresso Nacional.
C) Somente brasileiros natos, maiores de trinta anos, poderão exercer a função de Ministro de Estado.
D) Compete privativamente ao Vice-Presidente da República vetar projetos de lei, total ou parcialmente.
E) O Presidente da República é membro do Conselho da República.
Observações: Cargos PRIVATIVOS DE BRASILEIROS NATOS: MP3.COM: Ministro do STF, Presidente da Câmara, Senado e República, Vice-Presidente, Carreiras Diplomáticas, Forças Armadas e Ministro de Estado e Defesa (o ÚNICO Ministro de Estado que tem que ser NATO).
O sistema presidencialista adotado pelo Brasil, o presidente atua como chefe de estado e chefe de governo. Diferente do sistema parlamentarista, no qual são exercidos por pessoas diferentes. 
Faltando + de 2 anos (P/ o fim do mandato): As eleições serão diretas e realizadas em 90 dias. Faltando - de 2 anos (nos últimos dois anos): As eleições serão indiretas, pelo Congresso Nacional, em 30 dias.
Impedimento: é TEMPORÁRIO, viagens ou questões de saúde. Vacância: é PERMANENTE, morte ou cassação.
4. O Poder Constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. A respeito do Poder Constituinte, é correto afirmar que: (PCES/2019) 
A) o Poder Constituinte derivado não está preso a limites formais.
B) o Poder Constituinte originário está previsto e regulado no texto da própria Constituição. ELE É INICIAL, NÃO SE SUBMETE NEM A CLÁUSULA PÉTREA.
C) o Poder Constituinte derivado pode se manifestar na criação de um novo Estado ou na refundição de um Estado. NÃO EMANA DA CONSTITUIÇÃO, EMANA DA LEI.
D) o Poder Constituinte originário pode ser reformador ou revisor. (PODE SER DECORRENTE TAMBÉM)
E) o Poder Constituinte originário é permanente, eis que não se esgota no momento do seu exercício, podendo ser convocado a qualquer momento pelo povo.
Observações:
Poder Constituinte Originário: inicial, autônomo, político, ilimitado, incondicionado e permanente.
Poder Constituinte Derivado: derivado, subordinado, jurídico, limitado e condicionado.
5. No tocante à Câmara dos Deputados (PODER LEGISLATIVO FEDERAL, OU SEJA, BICAMERAL: DUAS CASAS/DUAS CÂMARAS – CÂMARA DOS DEPUTADOS E SENADO FEDERAL), é correto afirmar que:
A) Sua eleição respeita o princípio proporcional e admite como candidatos somente brasileiros natos com idade mínima de 21 anos.
B) Sua eleição respeita o princípio majoritário, admite como candidatos brasileiros natos e naturalizados com idade mínima de 30 anos.
C) Sua eleição respeita o princípio majoritário e admite como candidatos somente brasileiros natos com idade mínima de 21 anos.
D) Sua eleição respeita o princípio majoritário, admite candidatos brasileiros natos e naturalizados com idade mínima de 30 anos.
E) Sua eleição respeita o princípio proporcional, admite candidatos brasileiros natos e naturalizados com idade mínima de 21 anos.
Observações:
- SISTEMA PROPORCIONAL (representam o POVO dos estados e DF, por isso tem número máximo [70] e mínimo [8]) DE LISTA ABERTA - DEPUTADOS E VEREADORES;
- DEPUTADO FEDERAL - MÍNIMO DE 21 ANOS;
- SENADOR - MÍNIMO DE 35 ANOS. ESTE SE APLICA O SISTEMA MAJORITÁRIO RELATIVO OU SIMPLES, DE ÚNICO TURNO;
- CARGOS PRIVATIVOS DE BRASILEIROS NATOS - "MP3.COM + 6 CADEIRAS DO CONSELHO DA REPÚBLICA.
LEMBRAR: Para presidir essas casas tem que ser brasileiro NATO, porque entra na lista sucessória do PRESIDENTE DA REPÚBLICA. 
Bizu: NA PLEURA A DOR FICA INSUPORTÁVEL – NACIONALIDADE BRASILEIRA, PLENO EXERCÍCIO DOS DIREITOS POLÍTICOS, ALISTAMENTO ELEITORAL, DOMICÍLIO ELEITORAL NA CIRCUNSCRIÇÃO, FILIAÇÃO PARTIDÁRIA, IDADE MÍNIMA. 
TELEFONE CONSTITUCIONAL: 35-30-21-18 – idades [35] PRESIDENTE/VICE-PRESIDENTE E SENADOR E SEUS 2 SUPLENTES, [30] GOVERNADORES, [21] DEPUTADOS ESTADUAIS, FEDERAIS E DISTRITAIS, PREFEITOS, VICE-PREFEITOS E JUIZ DE PAZ, [18] VEREADOR. 
6. São considerados instrumentos de democracia direta, admitidos pela Constituição Federal:
A) Iniciativa popular e revogação popular.
B) Revogação popular e plebiscito.
C) Plebiscito e iniciativa popular.
D) Referendo e voto para Presidente da República.
E) Voto para Presidente da República e plebiscito.
Observações: lembra da PRI – PRISCILA: Plebiscito, Referendo e Iniciativa Popular.
LEMBRETE: Art. 1º - A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político. É O SOCIDIVAPLU! 
LEMBRETE 2: VoSe FoDi – 10º Cláusulas pétreas – art. 60, § 4º
De acordo com a CF/88, não será objeto
de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: Vo = Voto direto, secreto, universal e periódico, Se = Separação dos poderes, Fo = Forma federativa de Estado, Di – Direitos e garantias individuais.
LEMBRETE 3: CON GA ERRE PRO - Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I -  construir uma sociedade livre, justa e solidária; II -  garantir o desenvolvimento nacional; III -  erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV -  promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
7. João, renomado jornalista, recebeu de determinada fonte vídeo contendo imagens e áudio em que José, Prefeito Municipal, aparece recebendo propina para favorecer determinada sociedade empresária em certa licitação. Inconformado, José ingressa com medida judicial pleiteando a proibição de veiculação do vídeo pelo jornalista e a obrigação de fazer para ele indicar o nome da pessoa que lhe entregou o vídeo. De acordo com o texto constitucional, o pleito de José:
A) merece prosperar parcialmente, pois apesar de ser assegurado a todos o acesso à informação, o sigilo da fonte deve ser quebrado judicialmente quando o fato informado causar repercussão negativa na esfera jurídica de terceiro;
B) merece prosperar parcialmente, pois apesar de ser assegurado a todos o acesso à informação, o sigilo da fonte deve ser quebrado judicialmente quando o fato informado envolver agente público no exercício da função;
C) não merece prosperar, pois é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional, sendo tal sigilo o instrumento de concretização da própria liberdade de informação;
D) não merece prosperar, pois é assegurado a todos o acesso à informação e garantido o sigilo da fonte, sendo certo que a prova obtida ilicitamente pode servir de fundamento exclusivo para condenação criminal quando se tratar de defesa do patrimônio público;
E) merece prosperar, pois é assegurado a todos o acesso à informação mediante a obtenção de provas por meios legais previstos no ordenamento jurídico, sendo vedado o sigilo da fonte e o anonimato por violação frontal ao devido processo legal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais