Buscar

AVALIAÇÃO FINAL OBJETIVA Didática e Metodologia do Ensino de Artes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Didática e Metodologia do Ensino de Artes (ART23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX 
	Prova:
	28935667
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Uma professora de arte, organizou seu planejamento para trabalhar sobre a arte grega, com os alunos do 6º anos. Ela apresentou à turma, várias obras de arte para realizar a contextualização e a leitura das imagens. Na atividade, ela vai deixar os alunos utilizarem diversos materiais. Referente às possibilidades do trabalho com imagem na sala de aula, analise as sentenças a seguir:
I- A ressignificação de uma imagem está diretamente ligada ao modo como a criança se apropria da obra do artista e consegue copiá-la.
II- O quadro vivo é uma possibilidade de brincar com a obra do artista com o próprio corpo, em que a criança se coloca no lugar dos personagens da obra, na mesma posição para ser fotografada.
III- A leitura de imagem é o momento em que a criança desenvolve habilidades sobre os elementos visuais utilizados pelo artista para a criação da obra. Neste momento, a interpretação e a contextualização histórica são irrelevantes, pois a leitura de imagem é especificamente técnica.  
IV- É aconselhável o trabalho com a cópia e a pintura de desenhos prontos em sala de aula, para treinar a habilidade motora dos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	  c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	2.
	É o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, ou seja, um conjunto de reflexões de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. Instituído a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, o Referencial Curricular foi desenvolvido para aproximar a prática escolar às orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o RCN, elaborado em 1999, deve ser compreendido como uma ferramenta de estímulo à reflexão, e não como um manual a ser seguido. Acerca do RCNEI, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.educabrasil.com.br/rcn-para-a-educacao-infantil/. Acesso em: 29 nov. 2018.
	 a)
	O RCNEI direciona atividades a serem realizadas com turmas em período de alfabetização.
	 b)
	O RCNEI determina exatamente quais disciplinas trabalhar com determinada turma da educação infantil.
	 c)
	O RCNEI direciona as linguagens da infância e os eixos norteadores da Educação Infantil e não as disciplinas.
	 d)
	O RCNEI determina que as crianças realizem as atividades para desenvolver a coordenação motora.
	3.
	Estudos relacionados à avaliação da aprendizagem têm demonstrado que a reprovação é ineficaz aos educandos, enquanto instrumento de recuperação da aprendizagem. Sobre os métodos da reprovação frente aos educandos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   ) Ineficácia de alguns métodos ou maneiras de ensinar.
(   ) Abalo da autoestima.
(   ) A única forma de medir o conhecimento.
(   ) A cultura do fracasso.      
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	4.
	A teoria de Herbart é bastante ampla e complexa e conta com grande contribuição da Psicologia. Sua proposta tem um forte conteúdo moral, enfatizando que a finalidade última da educação é a formação da moralidade e da virtude, moldando as vontades e desejos das pessoas. O método didático de Herbart constitui-se de cinco passos que devem ser seguidos em cada unidade instrucional. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A preparação é considerado o momento inicial no qual o professor relembra os conhecimentos já estudados acerca do assunto, para despertar o interesse pelo novo conteúdo que será estudado.    
(    ) A assimilação é o momento no qual o aluno, comparando o assunto novo com aquilo que já estudou, define as semelhanças e diferenças num único conteúdo.            
(    ) Na apresentação do novo conteúdo, utiliza-se material abstrato para possibilitar o desenvolvimento cognitivo.
(    ) Por meio da aplicação de  diversa atividades, o aluno consegue apresentar o que aprendeu e estudou com o novo conteúdo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	5.
	Acerca do papel do professor Schon (2000) afirma que o professor deve fazer uso de um conjunto de processos que combinem "o ensino da ciência aplicada com a instrução, no talento artístico da reflexão-ação". Para Tardif (2002, p. 128) propõe uma pedagogia que priorize a "tecnologia da interação humana, colocando em evidência, ao mesmo tempo, a questão das dimensões epistemológicas e éticas", apoiada necessariamente em uma visão de mundo, de homem e sociedade. Neste sentido, as práticas pedagógicas devem permitir ao professor o exercício do pensamento reflexivo, contribuindo para uma visão política de cidadania, integrando a arte, a cultura, os valores e a interação, propiciando, assim, a recuperação da autonomia dos sujeitos e de sua ocupação no mundo, de forma significativa. Considerando que para realizar o fazer docente o professor precisa desenvolver algumas operações didáticas, como o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação, para isso acontecer, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos. Acerca do papel do professor, referente ao conhecimento e domínio, analise as afirmativas a seguir:
I- O professor deve ter o conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como explicar de modo contextualizado.
II- Com relação à avaliação o professor precisa dominar as técnicas para elaborar provas, pois esta é um instrumento quantitativo e classificatório.
III- O professor precisa conhecer diferentes procedimentos e métodos de ensino, para saber escolher o mais apropriado conforme o tema de estudo, bem como conhecer as características dos estudantes.
IV- Para realizar um bom planejamento, é necessário que o professor tenha o domínio do conteúdo existente no livro didático, pois este deve apresentar todo o conteúdo do plano anual de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SCHON, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes. 2002
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	6.
	Haydt (2001) afirma que, além de avaliar o que os alunos aprenderam, a avaliação da aprendizagem mensura também o que o próprio professor conseguiu ensinar. Com relação a estes princípios da avaliação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Avaliação processual.
II- Avaliação funcional.
III- Avaliação orientadora.
IV- Avaliação integral.
(    ) A avaliação acontece em função de objetivos dos planejamentos, que são fundamentais na educação.
(    ) Considera o aluno em sua totalidade, ou seja, percebe todas as dimensões do aluno por meio das avaliações.
(    ) A avaliação indica as dificuldades dos alunos, contribui para seus avanços, auxiliando os professores a replanejarem sua prática pedagógica.
(    ) A avaliação é realizada durante todo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, contribuindo para a evolução e construção do conhecimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 7. ed. São Paulo: Ática, 2001.
	 a)
	II - IV -
III - I.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	IV - I - II - III.
	 d)
	I - III - IV - II.
	7.
	Com a evolução do ser humano, a arte passou a ganhar outro status: servia também à representação do belo e dos sentimentos que as pessoas queriam passar com as cores, os sons e os materiais utilizados. A manifestação artística surgiu de uma necessidade de se expressar, de se comunicar. A estética tinha seu valor em segundo plano, sendo priorizada a finalidade do desenho, da construção das ferramentas. Além disso, essas linguagens da arte proporcionam momentos de aprendizagem em relação a outras culturas, as diferenças sociais e o desenvolvimento de sua criticidade sendo o aluno protagonista e criador dessas linguagens artísticas também. Acerca das Categorias do conhecimento sensível, analise as sentenças a seguir:
I- A percepção é uma das categorias do conhecimento sensível e possibilita ao aluno e aos professores conhecer a si mesmo e sobre os demais colegas, e sobre a vida.
II- A Imaginação é um das categorias do conhecimento sensível e surge por meio de um interesse, de um entusiasmo referente a um objeto em estudo.
III- A Reflexão é um das categorias do conhecimento sensível e possibilita refletir somente sobre um determinado objeto artístico.
IV- A Criação é um das categorias do conhecimento sensível que possibilita adentrar no universo de pura sensibilidade que leva a pessoa a mergulhar no inconsciente para realizar sua criação.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://canaldoensino.com.br/blog/artes-na-educacao-a-importancia-de-ensinar-artes-na-escola Acesso em: 30 nov. 2018.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	Estudamos que as duas grandes correntes de pensamento sob as quais se agrupam as tendências pedagógicas são a Pedagogia Liberal e a Pedagogia Progressista. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- A Pedagogia Progressista afirma que é necessário que os indivíduos aprendam a se adaptar às normas vigentes e aos valores, pregando a igualdade de oportunidades em uma sociedade capitalista.
II- A Pedagogia Liberal procura não questionar os fundamentos da sociedade capitalista, por isso pretende desenvolver aptidões individuais que preparem as pessoas para o desempenho das funções sociais.
III- A Pedagogia Liberal não discute o sistema capitalista. Nessa pedagogia, a escola tem que preparar os indivíduos para a sociedade. Ela aborda algumas tendências, tais como a tradicional, renovada, renovada não diretiva e tecnicista.
IV- A Pedagogia Progressista parte de uma análise crítica das realidades sociais, sustenta as finalidades sociopolíticas da educação. Busca não só transformar as relações de ensino-aprendizagem, mas transformar a sociedade capitalista.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	9.
	Uma professora de Arte seleciona algumas imagens para trabalhar com seus alunos de 5º ano acerca da questão do multiculturalismo. Barbosa menciona que "os termos "Multicultural" e "Pluricultural" significam a coexistência e o mútuo entendimento de diferentes culturas na mesma sociedade, o termo "Intercultural" significa a interação entre as diferentes culturas. Isto deveria ser o objetivo da educação interessada no desenvolvimento cultural. Para alcançar tal objetivo, é necessário que a educação forneça um conhecimento sobre a cultura local, a cultura de vários grupos que caracterizam a nação e a cultura de outras nações". Acerca do ensino do multiculturalismo e com base nas imagens, a professora poderá abordar questões, sobre tais questões, analise as afirmativas a seguir:
I- A arte apresenta-se de maneiras diferentes nas mais diversas culturas: enquanto o corpo é o suporte para pinturas e interferências diversas na cultura indígena, na história a pintura utiliza o corpo como tema em várias obras, o que ocorreu foi o processo de mimese, ou seja, uma representação do real.
II- Na contemporaneidade o ensino da arte busca aproximar os conhecimentos relacionados às mais diversas culturas, para não privilegiar no currículo a visão eurocêntrica. Dessa maneira os conteúdos englobam manifestações artísticas de vários povos.
III- Para democratizar o acesso ao conhecimento acerca dos diversos povos existentes no país, basta abordar algum conteúdo relacionado à temática. Algumas culturas merecem destaque pela grande contribuição que proporcionaram à história nacional.
IV- É possível construir um diálogo acerca das questões de gênero a partir das imagens apresentadas, observando como cada cultura considera essa questão, conteúdo esse que se apresenta implícito quando se fala também em questões étnicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação e cultura. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/mre000079.pdf. Acesso em: 5 jul. 2018.
FONTE DA IMAGEM: Fotografia Crianças indígenas. Disponível em: http://blogmail.com.br/principais-tribos-indigenas/. Acesso em: 26 jul. 2016.
FONTE DA IMAGEM: Rosa e Azul (As meninas Cahen d' Anvers). Acervo MASP, 1881. Disponível em: http://www.infoartsp.com.br/en/agenda/arte-da-franca-de-delacroix-a-cezanne/. Acesso em: 26 jul. 2016.
	
	 a)
	As afirmativas I, II e III  estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	10.
	Basicamente existem três técnicas e instrumentos de avaliação do rendimento dos alunos que podem ser utilizados pelos professores, podendo ser desdobrados numa infinidade de instrumentos. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- A técnica de observação.
II- A técnica de autoavaliação.
III- A técnica de elaboração de portfólios.
(    ) Constitui-se da expressão do aluno em relação ao processo pedagógico e seus resultados, cria um ambiente democrático e participativo.
(    ) Constitui-se em um conjunto de trabalhos produzidos pelos alunos durante um determinado período de tempo e logicamente organizados.
(    ) Constitui-se do professor observando os alunos na realização dos exercícios em sala, participando de trabalhos em grupo, dentre outros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - II - I.
	11.
	(ENADE, 2011) As inovações tecnológicas invadem cada vez mais o nosso cotidiano, instigando o imaginário do artista, que em um diálogo com os novos meios, revela novas poéticas. Dispositivos tecnológicos e recursos do avanço científico, de áreas como a informática, a medicina e a robótica, revelam ao homem percepções extracorporais. O artista tem papel fundamental de aproximar o homem das tecnologias de uma maneira sensível. Assim como o artista, o professor de artes visuais também é responsável em propiciar contato de seus alunos com as novas tecnologias, escolhendo conteúdos que tenham significação humana e social, visando à inserção do aluno no contexto social. Com relação ao avanço tecnológico citado e às possibilidades que a arte pode propiciar ao espectador, por meio de uma visão que aborde os estudos culturais, analise as afirmações que se seguem:
I- As imagens criadas a partir das novas tecnologias substituem linguagens como a pintura, a escultura e a gravura, por apresentarem maior expressividade.
II- Com a utilização dos avanços tecnológicos, o artista tem a possibilidade de chamar o espectador a participar e interagir com a sua obra.
III- O ensino da arte deve levar em conta as novas tecnologias, a fim de possibilitar um diálogo dos indivíduos com o seu tempo.
IV- As novas tecnologias, como a fotografia, o cinema e o vídeo, propiciam ao artista imaginar e criar com o uso de equipamentos eletrônicos.
É correto
o que se afirma em:
FONTE: ALMEIDA, C. Z. As relações arte/tecnologia no ensino da arte. In: PILLAR, A. D. (Org.) A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2009, p. 75.
	 a)
	I, III e IV, apenas.
	 b)
	I, II e III, apenas.
	 c)
	I, II e IV, apenas.
	 d)
	II, III e IV, apenas.
	12.
	(ENADE, 2014) A Lei Federal n.º 10.639, de 09 de janeiro de 2003, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da educação ao instituir a obrigatoriedade da temática da História e Cultura Afro-brasileira no currículo oficial dos estabelecimentos de ensino do país. Em 2008, a Lei Federal n.º 11.645 alterou o texto da anterior, incluindo a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Indígena. Esse processo representa o resultado das reivindicações de setores da sociedade brasileira historicamente desprestigiados na educação formal. Essa legislação tem reflexos no ensino da Arte, pois:
	 a)
	O ensino da Arte facilitará a afirmação das identidades étnicas através do estudo da autoimagem do povo brasileiro. Ao aplicar a referida lei, promoverá a ampliação do acesso de negros ao ensino superior, que será alterado pelo ensino da contribuição dos africanos e indígenas.
	 b)
	Os arte-educadores são obrigados a conhecer e ensinar a História da África nas escolas. Ao utilizar as artes visuais na educação para as relações étnico-raciais, facilitarão a compreensão e contextualização da temática da nova disciplina imposta pelas citadas leis federais.
	 c)
	A área de Artes aborda a temática da História e Cultura Afro-brasileira ensino fundamental de rede pública, organizando as celebrações do dia da consciência negra e confeccionando ilustrações da contribuição dos descendentes de africanos para a sociedade brasileira.
	 d)
	As Artes, assim como a História e Literatura, são campos de conhecimento que dialogam diretamente com as questões identitárias e culturais dos sujeitos. Ao aplicar a nova legislação, os estabelecimentos de ensino promovem um processo de educação das relações étnico-raciais de matrizes africanas e indígenas no país.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando