Buscar

ESTUDO DIRIGIDO N1 4 semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO N° 01
 Jéssica Schirmmer e João Arthur Medeiros 
 Material e síntese genética. Mitose e meiose. Leis básicas da genética.
1- Descreva o processo de tradução (síntese proteica), enfatizando os fenômenos e moléculas envolvidas na iniciação, elongação e terminação. Quais as principais diferenças do processo de tradução em procariotos e eucariotos?
Iniciação (começo): nesta etapa, o ribossomo se junta ao RNAm e ao primeiro RNAt para que a tradução possa ter início.
Alongamento (meio): nesta etapa, os aminoácidos são trazidos ao ribossomo pelos RNAt e são ligados entre si para formar uma cadeia.
Terminação (fim): na última etapa, o polipeptídeo final é liberado para que possa cumprir sua função na célula.
A transcrição em eucariontes é bem mais complexa que em procariontes. Nos eucariontes a transcrição ocorre no núcleo, enquanto a tradução ocorre no citoplasma. Já nos procariontes tal separação celular não existe, sendo os dois processos muito bem acoplados no espaço.
2- Qual a finalidade de ocorrência da meiose e da mitose para os organismos?
Mitose é responsável pelo aumento de número de células do nosso corpo, é importante para renovar as células mortas do nosso organismo, desenvolvimento do corpo, regenerar tecidos. Meiose é responsável pela formação das células reprodutoras (as gametas) o espermatozoide (gameta masculino) e o óvulo (gameta feminino).
3- Defina mitose e meiose. Estabeleça uma comparação entre os eventos que caracterizam a mitose e a meiose.
Mitose e meiose são processos de reprodução celular que acontecem nos seres vivos. Elas originam células para diferentes objetivos. Cada mitose produz duas células iguais à de origem. Uma meiose cria quatro células filhas com metade do material genético da célula mãe. Mitose: ocorre praticamente em toda parte do corpo. Meiose: Ocorre apenas em células germinativas femininas e masculinas, gametas
4- Cite as subfases da prófase I da meiose.
A prófase I é uma fase longa e complexa e por este motivo é subdividida em cinco subfases consecutivas : leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese. Leptóteno : os cromossomos finos, ainda na forma de cromatina, iniciam a espiralização.
5- Qual a importância da ocorrência do “crossing-over” ou permuta durante o processo meiótico?
No processo meiótico ocorre esse processo possibilitando a variabilidade genética entre os seres vivos. Dando alternância nas características de organismo pra organismo.
6- A anáfase da mitose se assemelha à anáfase I ou II da meiose? Justifique sua resposta.
Anáfase da mitose se assemelha a anáfase II da meiose "A anáfase II é um processo muito semelhante à anáfase da mitose, onde ocorre a separação das cromátides irmãs dos cromossomos duplicados. O processo é o mesmo mas as células que passam por uma meiose 2 é uma já em processo de divisão. O ciclo celular está em andamento, a duplicação da cromatina já aconteceu, houve a separação dos cromossomos homólogos e as células são haplóides.
Mitose é a divisão de células somáticas diplóides (possuem dois pares de genes). Ex. células da pele. 
Meiose é a divisão de células para formação de gametas (óvulos e espermatozoides). Possui apenas um gene cada um.
7- O que enuncia a primeira lei de Mendel ou Lei do monoibridismo?
Podemos enunciar a primeira lei de Mendel, também chamada de lei da segregação dos fatores da seguinte forma: “Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que se segregam, separam-se, durante a formação dos gametas, sendo que, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes”.
8- O que é um cruzamento-teste?
O cruzamento teste é entendido como sendo o cruzamento entre um indivíduo (I) qualquer com outro em homozigose recessiva, para os genes envolvidos no controle do caráter em estudo. Tem sido de grande importância em estudos de ligação fatorial ou em estudos de identificação de genótipos.
9- O que é um retrocruzamento?
Retrocruzamento refere-se ao cruzamento de um descendente com qualquer um de seus genitores. O termo genitor pode ser entendido no sentido restrito, se referindo aqueles indivíduos que de fato contribuíram, por intermédio de seus gametas, para a formação do descendente ou no sentindo amplo, se referindo a indivíduos representativos da variedade, raça ou tipo dos genitores estudados.
10- Do que se trata a segunda lei de Mendel (Diibridismo)? Descreva-a.
A Segunda Lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente, estabelece que os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso.