Buscar

Prova

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Estatística e Indicadores Sociais (SES52)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:669476) ( peso.:1,50)
	Prova:
	28758572
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A estatística se torna uma ferramenta importante para o profissional que possui habilitação para planejar, executar e avaliar projetos, pesquisas e programas, impondo o reconhecimento das referências estatísticas para uma ação investigativa da realidade social em que o assistente social está atuando. Mediante tal questionamento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A estatística é irrelevante para os profissionais do Serviço Social.
	 b)
	Torna-se dispensável o estudo e o conhecimento da pesquisa como instrumento no desenvolvimento da profissão de Serviço Social.
	 c)
	Torna-se fundamental o estudo e o conhecimento da pesquisa como instrumento no desenvolvimento da profissão de Serviço Social.
	 d)
	O estudo da estatística não é importante na área do Serviço Social, pois há pessoas especializadas que realizam essa atividade.
	2.
	A estatística é utilizada na pesquisa científica em diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de melhor utilizar os recursos  econômicos e métodos de produção. Estamos tratando de uma ciência multidisciplinar, que é utilizada nos diversos ramos do conhecimento e do mundo científico. Em qualquer país, esta ciência é utilizada como ferramenta fundamental para traçar e obter dados no processo de implantação de planos sociais e econômicos, objetivando metas para o futuro. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A pesquisa quase sempre deixa de dar informações ao pesquisador, para testar diferentes hipóteses a partir dos dados baseados da experiência obtida.
	 b)
	Na pesquisa científica, a estatística é utilizada a partir da definição do tipo de experimento, na aquisição das informações, em avaliações, hipóteses, estimativa de parâmetros e interpretação dos resultados, permitindo, ao pesquisador testar diferentes hipóteses a partir dos dados baseados na experiência obtida.
	 c)
	No meio científico e em nossa sociedade, as informações que são divulgadas nos meios de comunicação não resultam de pesquisa e estudos científicos.
	 d)
	Na pesquisa científica, a estatística deixa de ser utilizada a partir da definição do tipo de experimento, na aquisição das informações, em avaliações, hipóteses, como parâmetro e interpretação dos resultados.
	3.
	Todos os estudos sociais necessitam utilizar indicadores para ampliar e fornecer informações que caracterizam a qualidade de vida da população de maneira mais ampla, podendo chegar à análise de um país. Nesse sentido, sobre a importância desses indicadores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um índice que varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido o país é considerado.
(    ) O IDH é um índice que resulta da média aritmética da junção de três indicadores: renda, saúde e educação.
(    ) O IDH é um índice desenvolvido pela Organização das Nações Unidas, com o intuito de formular uma medida que mostre o real desenvolvimento dos países.
(    ) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um índice que varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais longe de 1, mais desenvolvido será considerado o país.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	A origem da história da estatística vem antes de Cristo, pois existem citações bíblicas em que a utilizavam para o recadastramento do povo, crianças, filhos primogênitos masculinos que nasciam vivos, para serem sacrificados. Faziam o censo também para fazer as devidas cobranças dos impostos da época e para os alistamentos dos soldados para a guerra. Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No contexto social, da prática diária do profissional de Serviço Social, utilizam-se as taxas per capita, taxas de vulnerabilidade, desemprego, mulheres que desempenham o papel de chefe de família e analfabetismo, com a finalidade de se fazer uma leitura científica, das taxas com referência em determinada pesquisa.
	 b)
	Na contemporaneidade, as chamadas ciências investigativas tornam-se importantes, pois apresentam as taxas de referências para a ação da categoria profissional em evidência.
	 c)
	Entende-se por censo demográfico um conjunto de estudos de uma determinada população, que não necessita de informações da realidade em estudo.
	 d)
	Entende-se como conjunto de estudos demográficos de uma parcela da população em um período de mais de dez anos, com poucas informações do contexto da realidade em evidência.
	5.
	A ação de pesquisar pode ser definida como uma atividade ordenada, que investiga a realidade notada. Esta tem o objetivo de transpor o entendimento imediato. A pesquisa passa a ter uma finalidade fundamental para instrumentalizar o profissional na construção do conhecimento, que visa a contribuir na qualidade de vida dos sujeitos. Analise as sentenças a seguir:
I- O Serviço Social utiliza a pesquisa como forma de construir conhecimentos para auxiliar na resolução de demandas sociais.
II- O assistente social aproveita-se da pesquisa como forma de enfrentamento das demandas específicas da profissão.
III- Os profissionais críticos e prepositivos utilizam a pesquisa no seu processo de formação profissional.
IV- A pesquisa visa, entre outros, a compreender a realidade social, entretanto, de nenhuma forma contribuirá no processo de transformação da realidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	6.
	Dentro de uma pesquisa, os indicadores são utilizados de forma que correspondem a uma fundamentação das informações atualizadas da realidade de uma região, a fim de dar segmentos às diversas ações necessárias no processo de melhor suporte da gestão social. Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na área social, a indicação de uma política pública depende muito da área de concentração, pouco necessita de dados que venham a trazer indicadores, com a finalidade exclusiva da proposição de resultados para efetivar tal política.
	 b)
	O Serviço Social, na referência do assistente social, como gestor das políticas sociais, deve estar sempre atento à vinculação da utilização das estatísticas e indicadores sociais.
	 c)
	Nas políticas públicas, os indicadores sociais devem estar presentes em todas as fases de execução, mas isso não está inserido na realidade.
	 d)
	No contexto atual da sociedade, todos os indicadores sociais deixam de ser construídos com clareza, nos resultados estatísticos.
	7.
	Um estudo acerca de dados coletados é considerado muito importante para interpretar decisões administrativas das políticas públicas. Assim, é necessário que os indicadores sociais sejam referência de confiabilidade. Assim, essas considerações fazem parte de qual compromisso com a confiabilidade?
	 a)
	Com a confiabilidade de um assistente social.
	 b)
	Com a confiabilidade de um benefício recebido.
	 c)
	Com a confiabilidade de um parâmetro social.
	 d)
	Com a confiabilidade de um indicador social.
	8.
	Uma pesquisa é realizada de dez em dez anos e tem por objetivo a contagem da população. No intervalo desse período, é realizada a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - PNDAS, visando a um acompanhamento anual sistêmico do panorama socioeconômico. Um dos focos mais relevantes dessa pesquisa é a fecundidade/anticoncepção, a migração, a saúde, a mobilidade, os associativismos partidários e os bens de consumo. Como é caracterizada essa pesquisa?
	 a)
	Cadastro dos conselhos.
	 b)
	O censo demográfico.
	 c)
	A pesquisa populacional carente.
	 d)
	O consumo de energia.
	9.
	Na atualidade, as chamadas ciências
investigativas tornaram-se importantes, pois apresentam as taxas de referências para a atuação de diversas categorias profissionais. No caso do assistente social, a atuação prática diária são taxas utilizadas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta algumas dessas taxas:
	 a)
	Taxa de Imposto de Renda, Taxa de IPTU, Taxa de Saneamento.
	 b)
	Taxa per capita, Taxa de vulnerabilidade social, Taxa de analfabetismo.
	 c)
	Taxa de Seguro Desemprego, Taxa de contribuição sindical.
	 d)
	Taxa de Negociação Salarial, Taxa de controle da mortalidade.
	10.
	O Produto Interno Bruto (PIB) é representado pela soma dos bens e serviços finais produzidos dentro do país. E significa: "bruto" tudo que é produzido sem considerar a depreciação do que foi utilizado no caminho, como estradas, ferrovias, prédios, máquinas, equipamentos, móveis e outros bens de capital, que se desgastam sem desaparecer. Em uma empresa de botas, o produto são os calçados produzidos sem descontar o desgaste das máquinas. Tais máquinas um dia terão de ser substituídas, por isso dizemos que elas foram "consumidas" pelos sapatos fabricados durante sua vida útil. Para calcular o PIB utiliza-se a fórmula:
I- PIB = C + I + G + X - M
II- PIB = R - D + G + X
III- PIB = C + R - I + X - M
IV- PIB = C + I + G - X - M
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção II está correta.
	 b)
	Somente a opção I está correta.
	 c)
	Somente a opção IV está correta.
	 d)
	Somente a opção III está correta.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais