Buscar

Questionário AV1 Cultura das Mídias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cultura das Mídias
	
QUESTIONÁRIO PARA A AV1
1 - Como a autora Lúcia Santaella conceitua Cultura das Mídias?
==> Definição de cultura das mídias de acordo com o pensamento de Santaella (2004) – cultura de massas X cultura do virtual (cibercultura)
Conceitua como as novas tecnologias da comunicação e da informação que estão transformando não só o entretenimento e lazer, mas também todas as esferas da sociedade.
"... a cultura virtual não brotou diretamente da cultura das massas, mas foi sendo semeada por processos de produção, distribuição e consumo comunicacionais a que chamo de Cultura das Mídias”.
2 - Lúcia Santaella divide as eras em seis tipos de informação. Quais são?
==> A cultura oral, a cultura escrita, a cultura impressa, a cultura das massas, a cultura das mídias e a cultura digital.
3 - Como você define a Hipermodernidade a partir das considerações do autor Gilles Lipovestky? Quais são as suas principais características?
==> Hipermodernidade é a era onde ocorre a intensificação das características da era moderna. Marcada pelo início da cultura neoindividualista, centrada no presente rápido, acelerado, que privilegia a autonomia individual, o prazer, o lazer e consumo – tudo em excesso.
•O UNIVERSO CONTEMPORÂNEO DA MÍDIA CONVIVE COM O INDIVIDUAL PARADOXAL.
•O autor apresenta vários argumentos e situações concretas no sentido de culpabilizar a mídia por tudo o que acontece na sociedade.
•Durante anos e anos, os meios de comunicação foram acusados de serem instrumentos de manipulação e de alienação.
Massificação e individualização, midialiberalismo e democracia.
4 - As paisagens midiáticas podem ser descritas a partir de suas características. Quais são elas e suas características?
· Inovativa: período de mudanças tecnológicas em que as novas mídias são criadas, dispersadas, adotadas e absorvidas.
· Transformativa: fase de experimentações estéticas e sociais enquanto a sociedade vai absorvendo e antecipando novas tecnologias midiáticas.
· Convergente: período de organização midiática pelo cruzamento dos múltiplos canais.
· Multimodal: o mesmo conteúdo pode ser encontrado em diferentes suportes midiáticos.
· Global: as novas mídias permitem a interação entre diversos públicos em várias partes do planeta.
· Em rede: as tecnologias permitem as interconexão e a fluidez das informações em diversos lugares.
· Móvel: os dispositivos móveis permitem que as pessoas possam acessar informações de qualquer lugar.
· Apropriativa: as novas mídias facilitam o arquivamento, apropriação e recirculação das informações.
· Participativa: perde-se a nitidez entre a linha divisória entre produtor e consumidor. Ênfase no engajamento ativo em torno do conteúdo midiático.
· Colaborativa: caracteriza-se pela emergência de novas estruturas de conhecimento e criatividade a partir de deliberações e soluções compartilhadas por determinados grupos.
· Diversificada: carateriza-se pela quebra da divisão cultural entre os públicos. As informações fluem de um lugar para outro e a sociedade apresenta uma característica multicultural.
· Domesticada: Integração das mídias nas interações sociais do cotidiano.
· Geracional: caracterizada pelas diferenças no acesso ao conhecimento, gostos e interesses culturais e formas de participação e aprendizagem de determinada geração.
· Desigual: as possibilidades de acesso às tecnologias, capacidades interativas e possibilidades de participação são distribuídas de forma desigual no espaço público.
5 - Como você define a expressão “mistura entre mídias e linguagens”?
==> É um processo que nos desloca dos sistemas midiáticos instituídos. De certa forma ele se adere aos sistemas anteriores e estratifica a comunicação. Hipermídia
6 - Como Pierre Lévy define a Ágora contemporânea?
==> No sentido grego de ágora na pólis, a esfera pública passou a ser um espaço público virtual, criado e difundido pelos aparatos comunicacionais ubíquos, que interconecta a todos em tempo real. 
Define como cibercultura/ciberespaço. É uma forma sociocultural que modifica hábitos sociais, práticas de consumo cultural, ritmos de produção e distribuição da informação, criando novas relações no trabalho e no lazer, novas formas de sociabilidade e de comunicação social.
7 - Explique os conceitos: interconexão, criação de comunidades e inteligência coletiva.
==> A interconexão tece relações de territórios entre computadores, entre meios de comunicação, entre documentos, entre dados, entre categorias, entre pessoas, entre grupos e instituições. Ela cruza as distâncias e os fusos horários. Ela atravessa fronteiras geográficas e institucionais. Ela cria curto-circuito entre níveis hierárquicos e a cultura.
Criação de comunidades – sistemas de correio eletrônico e fóruns já existiam desde a década de 70, bem antes da WEB. Os seres humanos exploram as possibilidades para criar relações, comunicar, fabricar comunidades. O ciberespaço representa o supra sumo tecnológico dessas características.
Inteligência coletiva – aumento das capacidades cognitivas das pessoas e dos grupos, quer seja a memória, a percepção, as possibilidades de raciocínio, aprendizagem ou criação.
A Wikipedia é um exemplo da manifestação desse tipo de inteligência, na medida em que permite a edição coletiva de verbetes e sua hipervinculação
8 - Alguns pensadores da Comunicação defendem a idéia de que a Sociedade da Informação é de coexistência e não de substituição. Explique.
==> O que se observa é uma reformulação dos meios tradicionais buscando novos gêneros e novos públicos, possibilitando maior interatividade e tanto as “novas mídias” quanto as “velhas mídias” convivendo simultaneamente.
9 - O que é Capital Social?
==> Capital Social é o valor que os sócios ou acionistas estabelecem para sua empresa no momento da abertura. É a quantia bruta que é investida, o montante necessário para iniciar as atividades de uma nova empresa, considerando o tempo em que ela ainda não vai gerar lucro suficiente para se sustentar.
Em economia social, capital social refere-se às normas que promovem confiança e reciprocidade na economia. É constituída por redes, organizações civis e pela confiança compartilhada entre as pessoas, fruto de sua própria interação social.
10 - O que Marshall McLuhan quer dizer com a expressão “o meio é a mensagem”?
==> É tudo aquilo que serve para vincular o homem ao homem, desde a fala comum até a TV, passando pelos meios de transporte e moeda, parando longamente na palavra impressa -- são, para McLuhan, "extensões do homem", formam o meio ambiente no qual se move e, se projeta e se forma. 
Para McLuhan, portanto, o mais importante não é o conteúdo da mensagem, mas o veículo através do qual a mensagem é transmitida, isto é, o meio. Marshall McLuhan afirma que o meio influencia significativamente a mensagem que iremos receber, sendo assim, uma mesma mensagem é percebida por um mesmo indivíduo de formas diferentes caso ele as receba em diferentes meios.
11 - Marshall McLuhan descreve a evolução da comunicação em quatro fases. Diga quais são elas e explique-as.
==> TRIBALIZAÇÃO (FASE ORAL)
É uma etapa primitiva, pré-tecnológica, caracterizada pelo inter-relacionamento dos sentidos, correspondente tanto ao período épico das civilizações antigas quanto ao tempo vivido pelos primitivos contemporâneos. As trocas informacionais e relacionais aconteciam no face a face num espaço público comum.
 DESTRIBALIZAÇÃO (FASE IMPRESSA)
Etapa tipográfica, ênfase na linearidade e perspectivas visuais, período pós-renacentista ou capitalista, próprio das nações desenvolvidas. O processo da destribalização foi provocado pela alfabetização e, sobretudo, pela imprensa. Essa teria provocado uma "explosão" que teria acarretado a atomização de uma ordem antiga e sólida em diversas partículas humanas individuais, diferenciadas, mecânicas, fazendo nascer, assim, a economia clássica, o protestantismo e a linha de montagem.
RETRIBALIZAÇÃO (FASE ELETRÔNICA)
Etapa da interação de todos os sentidos, produzido pelo avanço das novas tecnologias. A televisão estrutura essa nova
fase comunicacional. 
ALDEIA GLOBAL (FASE DIGITAL)
O conceito de Aldeia Global nos diz que o progresso tecnológico estava reduzindo todo o planeta à mesma situação que ocorre numa aldeia; ou seja, de que a possibilidade de se intercomunicar diretamente com qualquer pessoa que nela vive.
12 - Defina as características da mídia a partir do texto “A Cultura na era Hipermoderna”.
· Caráter normatizador.
· A mídia pode favorecer o comportamento do público, mas não os impõe.
· A mídia adota a lógica da moda: registros espetaculares e superficiais, valorizando a sedução, o entretenimento e o lúdico em suas mensagens.
· A comunicação depende do meio, os fins podem estimular a decodificação das mensagens (meios, interfaces, subjetividades, mediações, negociações, contextos, filtros, situações históricas, percursos individuais).
· A mídia não inventa nada, apenas dá visibilidade ao que já acontece na sociedade. É um reducionismo pensar a mídia como onipotente e o receptor como passivo no processo (negociação, participação, interatividade);
· É preciso entender a mídia a partir de um pensamento complexo, multidimensional.
· Entender a questão da manipulação com os nossos imaginários
13 - Explique o que é convergência das mídias, de acordo com o autor Henry Jenkins.
==> Entende-se por convergência o “fluxo de conteúdos por diversos suportes midiáticos; à cooperação entre os múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a qualquer ligar na busca por experiências de entretenimento que desejam”. Na era da convergência todos são cortejados pelos múltiplos suportes de mídia.
São características da convergência:
A circulação dos conteúdos pelos diferentes suportes midiáticos depende da participação ativa dos consumidores, ou seja, dependem do desejo dos espectadores para que a função fim seja alcançada;
A convergência é muito mais do que apenas a migração de diversos serviços para um único aparelho, é uma mudança cultural onde os consumidores são incentivados a todo momento a procurar por novas informações em diversos suportes midiáticos.
A Cultura da Convergência ou Cultura Participativa é caracterizada por indivíduos interagindo segundo um código de regras novo. A lógica da convergência é um processo simbólico individual e na interação mútua com o coletivo. Segundo Jenkins: 
“a convergência não ocorre por meio de aparelhos, por mais sofisticados que venham a ser. A convergência ocorre dentro dos cérebros dos consumidores individuais e em interações sociais com os outros. Cada um de nós constrói a própria mitologia pessoal, a partir de pedaços e fragmentos de informações extraídos do fluxo midiático e transformados em recursos através dos quais compreendemos nossa vida cotidiana”. (p. 28)
A cultura da convergência marca uma evolução das mídias que carregam em si a interatividade para uma mídia que privilegia e estimula a participação do público tanto na produção quanto no consumo de conteúdos transmidiáticos. Por transmídia entendemos a produção de conteúdos para rádio, TV, cinema, literatura, jogos multimídia, celulares e internet num serviço de complementaridades entre elas, onde cada dispositivo apresenta algo novo para a narrativa principal, promovendo, assim, uma narrativa transmidiática.
14 - Quais são as características do Hipertexto, segundo Pierre Levy?
==> Escrita não sequencial, cujas partes são unidas por links. São exemplos de hipertextos não eletrônicos: notas de rodapé e enciclopédias.
O Hipertexto é um conceito associado às tecnologias da informação e que faz referência à escrita eletrônica.
Trata-se, portanto, de uma espécie de obra coletiva, ou seja, apresenta textos dentro de outros, formando assim, uma grande rede de informações interativas.
Nesse sentido, sua maior diferença é justamente a forma de escrita e leitura. Assim, num texto tradicional a leitura segue uma linearidade, enquanto no hipertexto ela é não-linear.
A informação é apresentada sob a forma de texto interativo. As informações são acessadas pelo monitor de um computador, pela tela de um smartphone, entre outros dispositivos. O usuário é capaz de ler de forma não linear, ou seja, ele escolhe entre o início, o meio ou o fim do conteúdo.
15 - Descreva as principais diferenças entre Globalização e Mundialização.
==> A mundialização refere-se essencialmente à COMPOSIÇÃO económica, política e geográfica do mundo, tal como ele é nas suas relações de força e dependência mas mais de forma estática. 
Quando nos referimos à globalização, estamos preferencialmente, a considerar as RELAÇÔES que se manifestam livre e irreversivelmente entre todos os países do mundo. Sobretudo tem em conta o relacionamento e a livre circulação de pessoas, capitais, conhecimento e informação, que se propagam por todo o mundo sem que possam haver barreiras a impedir. Como imagem, podemos dizer que a GLOBALIZAÇÂO é que nos faz CIDADÃOS da MUNDIALIZAÇÃO!
O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, que consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. 
A mundialização é a globalização no âmbito da cultura. A Adoção de hábitos de consumo e comportamento independentemente da região geográfica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando