Buscar

AS 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS 03 –
01 - Explique a crise do software.
Foi um período da história, década de 70/80, aonde a engenharia de software não era tão aplicada ou inexistente, custos altos para desenvolvimento, crescente demanda por software, alta complexidade, mão de obra escassa e pouco valorizada, projetos de baixa qualidade, códigos difíceis, e soluções que não atendiam muito bem os requisitos dos clientes.
02 - Quais são as principais atividades da Engenharia de Software?
Requisitos/Projeto/Construção/Teste/Implantação/Manutenção/Atualização.
03 - Quais eram os principais problemas de projetos de software na década de 1980. 
Baixa qualidade no desenvolvimento de software, baixa remuneração, falta de visão e carreira de software, ou seja, não era aplicado de forma coerente as características de engenharia de software e nem existia tais profissionais.
04 - O que é modelos de ciclo de vida de software?
É provavelmente a primeira escolha ao se pensar em desenvolvimento de um software, uma estrutura, pois ela rege as etapas e tarefas de atividades que serão empregadas para sistematizar e otimizar todos o processo de desenvolvimento da solução.
05 - Cite alguns modelos de ciclo de vida de software.
Sequenciais: fases em sequência serial definida;
Incrementais: coleta de requisitos, e as entregas são divididas conforme etapas incrementais;
Interativos: Baseado na devolutiva de feedbacks do cliente ou usuários para melhorar a solução;
Evolutivos: entregas de um MVP do software, depois é implantado novas versões para atender novos requisitos;
06 - Explique os papéis de um time de desenvolvimento de software ágil.
Eles tem o papel de executar de forma ágeis as tarefas das etapas de um projeto normalmente divididos de forma básica: Scrum Master, P. O, Dev Tem.
07 - O que faz um desenvolvedor full-stack?
É um desenvolvedor que é capaz ou tem conhecimento para trabalhar em todas as áreas de um projeto ou solução (software), podendo contribuir em todas as etapas, front e back-end.
08 - O que faz um desenvolvedor back-end?
É um desenvolvedor focado no desenvolvimento do software e suas linguagens, segurança, BD, integrações APIs, manutenção, testar e codar são suas principais atividades.
09 - O que faz um desenvolvedor front-end?
É um desenvolvedor responsável por criar interfaces, de forma mais clara ele cuida da parte mais visual dos softwares, sites, aplicativos, ele projeta, estrutura, constrói e otimiza os projetos.
10 - O que faz um P.O (Dono do Produto)?
Product Owner, ele é o líder responsável por uma equipe para desenvolvimento de um produto, acompanha, gerencia, valida as etapas do projeto e da solução para garantir a entrega do produto.
11 - O que faz um Scrum Master?
Em times ágeis ou que utilizam desta metodologia(agile), o S.M. é o membro responsável pelo caminhar do projeto e das interações entre todas as etapas e equipes do projeto, seu conhecimento e comunicação o tornam um facilitador para conquista das entregas e das etapas de um projeto, visto muito como um líder técnico que orienta e guia o P.O.
12 - Considerando os conteúdos apresentados, de acordo com seu autoconhecimento de perfil, com qual função em um time de desenvolvimento de software você teria mais realização e rendimento?
Baseado no meu perfil e habilidades e soft skills acredito que esteja mais como P.O. no momento, porém venho buscando aprender mais sobre outras metodologias ágeis e quem sabe me desenvolver futuramente.

Outros materiais