Buscar

Manutenção Mecânica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MANUTENÇÃO MECÂNICA
Conceitos e objetivos
	Manutenção é o conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações.
	De modo geral a manutenção em uma empresa tem como objetivo:
Manter os equipamentos em condições de pleno funcionamento;
Prevenir prováveis falhas ou quebras dos elementos dos equipamentos;
Conceitos e objetivos
FALHA – término da capacidade de um componente ou sistema de desempenhar sua função.
DEFEITO - Qualquer desvio de uma característica de um item em relação aos seus requisitos.
PANE – Estado de um sistema ou componente caracterizado pela incapacidade de desempenhar sua função.
 
Conceitos e objetivos
CONFIABILIDADE – capacidade de um equipamento desempenhar uma função sob condições específicas, durante um dado período de tempo.
MANTENABILIDADE - Capacidade de um equipamento de ser mantido ou recolocado em condições de executar suas funções requeridas, sob condições de uso especificadas.
DISPONIBILIDADE - Capacidade de um equipamento estar em condições de executar uma certa função durante um período de tempo determinado, levando em conta sua confiabilidade, mantenabilidade e suporte de manutenção. 
Conceitos e objetivos
FALHA POTENCIAL – é a falha que ainda está em estágio inicial, que indica que há algo errado, mas que ainda está desempenhando a sua função no processo de produção.
FALHA FUNCIONAL – é quando o equipamento já não é mais capaz de desempenhar sua função no processo de produção.
TIPOS DE MANUTENÇÃO
Tipos de Manutenção
	Os serviços de manutenção é utilizado com o intuito de manter os equipamentos em seu perfeito estado de funcionamento. O modo como é feito essa intervenção caracteriza os vários tipos de manutenção existentes.
Manutenção Corretiva;
Manutenção Preventiva;
Manutenção Preditiva;
MANUTENÇÃO CORRETIVA
Manutenção Corretiva
	Manutenção corretiva é realizada para corrigir problemas conforme eles surgem em um determinado equipamento. O objetivo desse tipo de manutenção é restaurar as condições originais do produto, fazendo com que ele se torne novamente apto para operação.
	A manutenção corretiva pode ser de dois tipos: manutenção corretiva planejada e manutenção corretiva não-planejada. 
Manutenção Corretiva Planejada
	Esse tipo de manutenção pode ser planejada quando há queda de desempenho dos equipamentos, vibrações ou sinais de falhas e desgastes, assim é possível agendar a manutenção, pois o equipamento não apresenta risco de segurança. Porém é necessário ter atenção a queda de desempenho.
Manutenção Corretiva Não-Planejada
	Ela ocorre quando o equipamento para por completo, e vc deve aplica-la em caráter emergencial, para resolução deste problema.
Esse tipo de manutenção deve ser evitada ao máximo, pois traz muito prejuízo.
	Esse tipo de manutenção é o que sai mais caro para a empresa, pois ninguém espera que ela ocorra, até mesmo pela falta de um plano de manutenção.
Vantagens e Desvantagens
	A principal desvantagem nesse tipo de manutenção é a grande despesa gerada para as companhias caso seja feita de forma não planejada.
	Mas não há apenas desvantagens, algumas dentre as diversas vantagens como por exemplo: maior disponibilidade do equipamento, melhor utilização do equipamento, maior produtividade e acesso a informações sobre o equipamento. 
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Manutenção Preventiva
	É a manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou degradação dos equipamentos.
	O objetivo desse método de manutenção é reestabelecer as condições originais do equipamento, visando reduzir a probabilidade de falhas.
Vantagens e Desvantagens
	Dentre as vantagens desse tipo de manutenção estão: reduz a depreciação do equipamento, age antes de intervenções corretivas, reduz os riscos de quebra nos equipamentos, promove reparos que melhoram as condições dos equipamentos.
	As desvantagens sobre esse tipo de manutenção são: pode provocar erros na provisão ou gestão de estoque, risco de danificar peças na execução da manutenção, ocasiona dificuldade em determinar os intervalor de tempo para as manutenções e a economia só pode ser mensurada em médio e longo prazo.
MANUTENÇÃO PREDITIVA
Manutenção Preditiva
	É baseada na tentativa de definir o estado futuro de um equipamento, por meio de dados coletados ao longo do tempo por um sistema de instrumentação específica, verificando, analisando a tendência das variáveis do equipamento.
	Esse tipo de manutenção tem como finalidade indicar as condições reais de funcionamento dos equipamentos com base nos dados que informam o seu desgaste ou sua degradação. Com isso é possível aumentar o intervalo entre os reparos por quebra (corretiva), das manutenção planejada (preventiva), e o aumento no rendimento da produção.
Vantagens e Desvantagens
	As principais vantagens desse tipo de manutenção são: maior confiabilidade do equipamento, redução do número de paradas e perda de produção, custo reduzido em manutenções graças ao acompanhamento frequente e constante das condições do equipamento.
	E suas principais desvantagens são: precisa de um alto investimento na compra de equipamentos e treinamentos, pode ocorrer um erro na avaliação e escolhas dos métodos de analise e verificação do equipamentos
Qual o melhor método?
	A escolha do melhor tipo de manutenção para um determinado equipamento depende de uma série de fatores. Para analisar o melhor tipo de manutenção é necessário saber as condições do equipamento, a importância do equipamento para a produção da companhia, o impacto da “perda” do equipamento na linha de produção.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando