Buscar

AVALIAÇÃO%20CLÍNICA%20UNIPLAN

Prévia do material em texto

UNIPLAN
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM
PROF.ª VALQUIRIA DE JESUS SILVA
Enfermeira Especialista em Gerontologia e Geriatria
Atividade de Revisão
Unidade I
1. Qual o principal objetivo da disciplina Avaliação Clínica e Psicossocial em Enfermagem?R=Avaliar o ser humano em seu aspecto clínico, tendo como base os parâmetros vitais normais; Propiciar ao discente um contato introdutório com conteúdos atualizados de atendimento pré-hospitalar; Iniciar o processo de raciocínio clínico e psicossocial diante dos dados obtidos na avaliação.
2. Para realizar o processo de cuidar em Enfermagem é necessário dominar quais aspectos? 
R=Os principais instrumentos do processo de trabalho cuidar são: a observação, o levantamento de dados, o planejamento, a evolução, a avaliação, os sistemas de assistência, os procedimentos técnicos e de comunicação e interação entre pacientes e trabalhadores da Enfermagem e entre os diversos profissionais
3. Segundo a Resolução COFEN 358/2009, o processso de cuidar em Enfermagem ocorre em quantas etapas? E quais são elas? R=Art. 1º O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.
§ 1º – os ambientes de que trata o caput deste artigo referem-se a instituições prestadoras de serviços de internação hospitalar, instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, fábricas, entre outros.
§ 2º – quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, o Processo de Saúde de Enfermagem corresponde ao usualmente denominado nesses ambientes como Consulta de Enfermagem. Art. 2º O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes:
I – Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) – processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.
II – Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.
III – Planejamento de Enfermagem – determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.
IV – Implementação – realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.
V – Avaliação de Enfermagem – processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.
Art. 3º O Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o planejamento das ações ou intervenções de enfermagem; e que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.
4. Qual o objetivo da Resolução COFEN 358/2009? R=Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências.
5. A Avaliação Clínica e Psicossocial em Enfermagem converge para qual etapa do PE?
6. Em quais locais podem acontecer o PE?
7. A Resolução COFEN 358/2009 organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes. O que isso significa?
Para fixar seu conhecimento responda a questão abaixo.
Banca: IBFC Órgão: Prefeitura deCandeias/BA Ano: 2019 Prova: Superior Cargo: Enfermeiro 
1. Conforme a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) – 358 de 2009, analise as afirmativas abaixo:
I. A Resolução COFEN – 358 de 2009, dispõe sobre o Processo de Enfermagem em ambientes públicos e a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências.
II. No Artigo 2º da Resolução COFEN – 358/2009, a Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza-se em cinco etapas interrelacionadas,
interdependentes e recorrentes.
III. O Diagnóstico de Enfermagem é um processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa do processo, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.
IV. A etapa do processo chamada de Implementação é a determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a afirmativa II está correta.
b) Apenas a afirmativa III está correta.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Responda as perguntas abaixo: 
2. Você consegue diferenciar SAE de PE? Qual a sua dificuldade? Faça uma descrição. 
3.Como a Resolução COFEN 358/2009, conceitua PE?
Agora assista o vídeo e reveja suas respostas.
PROCESSO DE ENFERMAGEM (SAE) COM PROF. DRA. CONSUELO CORRÊA
COREN – SÃO PAULO – Área de Educação
https://portal.coren-sp.gov.br/educacao/videoaulas/sae/#consuelo
4. Qual o seu entendimento a partir da abordagem do vídeo?
PROMOÇÃO DA SAÚDE
5. Qual o conceito de saúde definido pela WHO?
6. Qual a relevância da promoção da saúde?
7. Qual o objetivo da PNPS?
8. Como acontece o desenvolvimento da promoção em saúde?
9. Quais são os temas prioritários da PNPS?
10. Escolha um tema prioritário da PNPS e descreva como você desenvolveria esse tema por meio de uma ação em saúde na comunidade que você mora.
11. Leia com atenção a observação da página 16 e o resumo da página 17.
UNIDADE II 
Faça a leitura criteriosa das páginas 18 a 24. 
12. Responda a seguinte pergunta: 
Porque a avaliação psicossocial é uma prática necessária para a avaliação integral do ser humano? 
Fundamente sua resposta utilizando os conceitos da disciplina. 
13. Defina o conceito de determinantes sociais. 
14. Descreva o modelo de determinação social da saúde proposto por Dahlgren e Whitead. 
15. Como a CNDSS estratifica os determinantes sociais da saúde? 
Leia o artigo sugerido na página 25: Temas abordados na consulta de enfermagem: revisão integrativa da literatura. 
Link para acesso: http://www.scielo.br/pdf/reben/v65n1/23.pdf

Continue navegando