Buscar

Prova Responsabilidade do Agente público

Prévia do material em texto

Prova substitutiva
PERGUNTA 1
1. 1)        “O detentor do poder público deve ter consciência que esse poder deve ser exercido com moderação, sem abusos nem favoritismos”. Essa afirmativa consiste em dizer que aquele que usurpar do poder público responderá pelos excessos cometidos, na medida dos seus atos, logo, os detentores do poder deverão utilizá-los na medida proporcional ao que está descrito para cada um deles. Considerando o poder de polícia é correto afirmar:
I. Permite a Administração impor limites ao exercício de direitos e liberdades do cidadão;
 II. Demonstra a face impositiva do Poder Público;
III.   Não permite fiscalizar, disciplinar e restringir, em favor do interesse público, o comportamento individual dos particulares.
São verdadeiras as afirmativas:
	
	
	Somente a I
	
	
	Somente a III
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	
	Somente a II
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. João da Cruz, um jovem de 20 anos, residente na cidade de São Paulo, foi a uma zona eleitoral para cumprir com sua obrigação de cidadão e votar para escolher os governantes no qual entendia que fossem os mais capacitados em seu ponto de vista.
Ao chegar próximo ao local de votação encontrou uma gigantesca fila que andava em uma velocidade extremamente lenta. Indignado com o fato resolveu averiguar o que ocorria. Chegando a sua seção descobriu que tinha apenas uma pessoa e por isso a fila se prolongava e fazia com que todos ficassem impacientes com a demora.
Ao questionar o fato de ter apenas uma pessoa, este que era o presidente da seção, João foi surpreendido com uma convocação, foi nomeado funcionário público para aquela situação, sem que lhe dessem opção de aceitar ou não.
Com base nessa condição de João da Cruz é possível dizer que neste caso ele se tornou que tipo de agente público:
	
	
	Empregado Público, pois independente da necessidade de concurso exercerá uma função em nome do Estado e que objetiva o bem comum.
	
	
	Agente administrativo, pois foi convocado para uma função burocrática e agora terá salário mensal igual ao de qualquer outro agente administrativo.
	
	
	Credenciados, pois recebem a incumbência de representar a administração em determinado ato, mediante remuneração pública.
	
	
	Agente político, pois possui função política, foi leito ou indicado por alguém com autonomia e tem o deve de servir a população.
	
	
	Honorífico, pois será nomeada ou designada à realização de uma atividade pública em caráter transitório, sem qualquer vínculo empregatício e normalmente sem remuneração.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Considere as seguintes afirmações:
I – São atos de improbidade administrativa: enriquecimento sem causa, lesão ao erário e violação aos princípios administrativos.
II – São penas de improbidade administrativa: suspensão dos direitos políticos, perda do cargo público, ressarcimento do erário, indisponibilidade de bens e multa civil.
III – Só podem ser sujeitos passivos da ação de improbidade as Pessoas Jurídicas de Direito Público, inclusive, Autarquias e Fundações.
 
Estão corretas as seguintes afirmações:
	
	
	todas as afirmações.
	
	
	apenas I e II.
	
	
	apenas I e III.
	
	
	apenas a I.
	
	
	apenas a II e III.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. Quando pensamos em Estado, logo imaginamos a formação e controle da sociedade, isso porque somos, toda a sociedade, geridos por atos político decorrentes da Administração Pública, esta que, por sua vez, tem como função?
	
	
	Representar um conjunto de ações de planejamento e controle de todas as atividades inerente ao serviço privado, ainda que com envolvimento político.
	
	
	Gerir empresas que prestam serviço a um ente federativo.
	
	
	Representar um conjunto de meios institucionais, materiais, financeiros e humanos preordenados à execução das decisões políticas.
	
	
	Representar apenas os atos de controle e fiscalização das ações de vereadores.
	
	
	É o conjunto de ações, preordenados, que visam o atendimento social da população em detrimento do atendimento privado.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. No Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal é realizado atividades relacionadas à avaliação do cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União e à avaliação da gestão dos administradores públicos federais, bem como o controle das operações de crédito, avais, garantias, direitos e haveres da União. Também é verdadeiro as afirmações:
 I. A avaliação do cumprimento das metas do Plano Plurianual visa a comprovar a conformidade da sua execução.
 II. A avaliação da execução dos programas de governo visa a comprovar o nível de execução das metas, o alcance dos objetivos e a adequação do gerenciamento.
 III. A avaliação da execução dos orçamentos da União visa a comprovar a conformidade da execução com os limites e destinações estabelecidos na legislação pertinente.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s):
	
	
	Somente a I
	
	
	I e II
	
	
	Somente a II
	
	
	I a III
	
	
	I, II e III
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. Os Controle Internos podem ser classificados em duas formas diferentes, uma relacionada a salvaguarda do patrimônio e dos registros contábeis, outra referente ao planejamento e à eficiência operacional. A esses controles são dados, respectivamente, os nomes de:
	
	
	Controles Administrativos e Financeiros.
	
	
	Controles Gerenciais e Financeiros.
	
	
	Controles Administrativos e Gerenciais.
	
	
	Controles Contábeis e Administrativos.
	
	
	Controles Contábeis e Financeiros.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Acerca dos elementos do ato administrativo, marque a resposta incorreta:
	
	
	O motivo corresponde apenas à apresentação das razões de direito que levaram o Agente Público a prática de determinado ato, sendo que o motivo não precisa ser contemporâneo à prática do ato.
	
	
	A forma é a maneira que o ato administrativo é revelado para o mundo jurídico, ou seja, como ele é exteriorizado, geralmente, os atos administrativos são escritos.
	
	
	A finalidade significa que todo ato administrativo deve alcançar uma finalidade, a saber, o interesse público.
	
	
	Objeto é o efeito prático esperado do ato administrativo, ou seja, é aquilo que se espera acontecer quando se comete determinado ato administrativo, o seu conteúdo.
	
	
	A competência é o conjunto ou o feixe de atribuições conferidas por lei ao Agente Público, com a descrição legal de quais atividades ele pode exercitar.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. Leia o artigo abaixo e posterior questionamento, para responder essa questão.
Justiça afasta funcionários do Detran-RJ suspeitos de corrupção
Bernardo Tabak - G1 Notícias - 27/09/2012 17h39 - Atualizado em 27/09/2012, 17h39. Disponível em: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/09/justica-afasta-funcionarios-do-detran-rj-suspeitos-de-corrupcao.html
Acesso: 03/09/13 às 18:00h.
Todos os 53 funcionários do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (DETRAN-RJ) e despachantes públicos e privados, denunciados pela Operação Asfalto Sujo foram afastados provisoriamente das funções pela Justiça. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (27) pelo promotor Daniel Braz, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro (GAECO/MP-RJ). Eles são acusados pelo MP-RJ de fazer vistoria ou emitirem documentos ilegalmente em postos do DETRAN-RJ em 12 municípios do estado.
De acordo com Braz, o principal objetivo é impedir que os suspeitos possam interferir no andamento das investigações. “Com o afastamento temporário, os funcionários e despachantes ficam impossibilitados de ir ao trabalho e continuar realizando os crimes, ou desaparecer com provas importantes”, ressaltou o promotor. Até esta quinta-feira, 38 pessoas haviam sido presas. Outros três suspeitos de participar do esquema ilegal estão foragidos.
Com base no artigo acima é possível dizer que o afastamento dos agentes públicos de suas funções é amparado pelo dispositivo:
	
	
	Poder de Auto Tutela.
	
	
	Poder Disciplinar.
	
	
	Sindicância.
	
	
	Auditoria.
	
	
	AutonomiaAdministrativa.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Não há um país sem lei, as pessoas pensam diferentes e possuem características diferentes, logo, alguma coisa precisa mediar a vida dos indivíduos para que tenham uma boa convivência. Nesse sentido é que toda e qualquer pessoa, órgão, entidade ou autoridade se sujeita ao império da lei. Qual o princípio que traduz esse posicionamento?
	
	
	Princípio da Eficiência
	
	
	Princípio da Legalidade
	
	
	Princípio da Impessoalidade
	
	
	Princípio da Publicidade
	
	
	Princípio da Moralidade
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. São elementos do Estado:
	
	
	população, espaço físico e gestão.
	
	
	povo, espaço físico e governo.
	
	
	povo, território e governo.
	
	
	população, espaço físico e governo.
	
	
	povo, território e gestão.
1 pontos

Continue navegando

Outros materiais