Buscar

ORGANIZACAO POLITICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ORGANIZACAO POLITICA
		Podemos considerar que a pobreza é uma classe de muitas dimensões, produto do desenvolvimento desigual de uma sociedade, que pode se apresentar através de vários contextos como: miséria, fome, analfabetismo e outros. Na nossa sociedade como é expressada essa pobreza?
	
	
	
	pela carência exclusiva de bens materiais e de valores morais.
	
	
	por condições adversas, levando ao crime e à marginalização.
	
	
	pelas precárias condições socioeconômicas e ausência de deveres.
	
	
	pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
	
	
	pela alienação, impedindo laços de convivência social e familiar,
	
Explicação:
A pobreza pode ser expressa pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Leia as afirmativas abaixo e assinale a opção CORRETA:
I - A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
II - O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos.
III - Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País.
	
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	A afirmativa II está correta.
	
	
	A afirmativa I está correta.
	
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
Explicação:
A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos. Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País.
A saúde e o adoecer são formas pelas quais a vida se manifesta. Correspondem às experiências singulares e subjetivas, impossíveis de serem reconhecidas e significadas integralmente pela palavra. Contudo, é por intermédio da palavra que o doente expressa seu mal-estar, da mesma forma que o médico dá significações às queixas de seu paciente. (Czeresnia, 2003).
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		De acordo com a Constituição Federal Brasileira, na Seção da SAÚDE , no Artigo 196, como a saúde é definida?
	
	
	
	Direito dos trabalhadores e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito dos trabalhadores e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso restrito e proporcional às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito de todos e dever da sociedade, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito de todos e dever da sociedade, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso restrito e proporcional às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
Explicação:
De acordo com a  Constituição Federal Brasileira de 1988, na Seção II DA SAÚDE Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A saúde e a doença  faz parte do dia a dia das pessoas. Os homens primitivos explicavam tudo o que acontecia através do pensamento mágico, sobrenatural e religioso. Na atualidade o que podemos afirmar sobre o processo saúde-doença?
	
	
	
	O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
	
	
	O processo saúde-doença tem o objetivo de descobrir as causas para o surgimento das doenças genéticas.
 
	
	
	O conceito de doença é explicado através de diversos fatores, isso exclui a presença de diferentes agentes etiológicos numa pessoa como fator de aparecimento de doenças.
	
	
	A fase patológica pré-clínica corresponde ao período que antecede às manifestações clínicas das doenças, também conhecida como processo saúde-doença.
	
	
	O conceito de saúde-doença estuda exclusivamente os fatores orgânicos e sociais das enfermidades e não pretende descobrir as causas para o surgimento de determinada doença.
	
Explicação:
O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
O processo saúde-doença não é estático e várias são as relações e variáveis que podem produzir e condicionar a saúde e/ou doença de um grupo populacional. A forma de trabalhar e consumir são importantes para se determinar o padrão de adoecimento.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em relação à saúde , doença ou ao processo saúde-doença, assinale a assertiva CORRETA:
	
	
	
	Os diferentes grupos humanos podem apresentar os mesmos padrões de adoecimento e de mortalidade.
	
	
	A definição positiva de saúde está relacionada à ausência de gravidade da doença.
	
	
	Garantindo investimento de recursos na organização do sistema de atenção à saúde é possível que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social.
	
	
	A inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) não são importantes para determinar o padrão de adoecimento.
	
	
	Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos.
	
Explicação:
A saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. Sendo assim, é principalmente resultado das formas de organização social, de produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.
Doença é uma interrupção, parada ou desordem das funções corporais ou de um órgão Fatores que podem estar associados ao desenvolvimento de doenças: agentes infecciosos, suscetibilidade genética, estilo de vida, estresse ambiental, fatores ambientais, outros.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O conceito de SAÚDE expresso na Constituição Federal de 1988 baseia-se:
	
	
	
	Na concepção ampliada e positiva de saúde.
	
	
	Na explicação de apenas uma causa para o processo saúde-doença.
	
	
	Na sensação de completo bem-estar físico, mental e social.
	
	
	Na noção de saúde enquanto ausência de doença.
	
	
	Na percepção de saúde como um desajustamento dos mecanismos de adaptação do organismo
	
Explicação:
O conceito de saúde baseia-se na concepção ampliada e positiva de saúde. De acordo com a Constituição Federal Brasileira de 1988  em seu Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção,
proteção e recuperação.
 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Surge como um dado novo na história da política social brasileira a percepção da saúde como direito de cidadania. A noção de saúde deve ser percebida como:
	
	
	
	Sensação de completo bem-estar físico, espiritual e social.
	
	
	Garantia de atendimento médico no ambiente ambulatorial e hospitalar.
	
	
	Decisão dos gestores da saúde e do Presidente da República.
	
	
	Visão medicalizada da saúde e hospitalocêntrica.
	
	
	Conjunto de condições coletivas de existência com qualidade de vida.
	
Explicação:
Durante muito tempo, predominou o entendimento de que saúde era sinônimo de ausência de doenças físicas e mentais. Nesse sentido, os serviços de saúde privilegiaram na sua organização a atenção médica curativa. 
A Organização Mundial de Saúde define que "saúde é o completo bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença". Essa definição aponta para a complexidade do tema, e a reflexão mais aprofundada sobre seu significado nos leva a considerar a necessidade de ações intersetoriais e interdisciplinares no sentido de criar condições de vida saudáveis. 
Atualmente, é senso comum entre a população e os militantes desse setor que o processo saúde-doença é um processo social caracterizado pelas relações dos homens com a natureza (meio ambiente, espaço, território) e com outros homens (através do trabalho e das relações sociais, culturais e políticas) num determinado espaço geográfico e num determinado tempo histórico. A garantia à saúde transcende, portanto, a esfera das atividades clínico-assistenciais, suscitando a necessidade de um novo paradigma que dê conta da abrangência do processo saúde-doença. A saúde com conjunto de condições coletivas de existência com qualidade de vida.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Leia as afirmativas abaixo e assinale a opção CORRETA:
I - Os diferentes grupos humanos diferem nos padrões de adoecimento e de mortalidade.
II - A inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) é importante para determinar o padrão de adoecimento.
III - Garantindo investimento de recursos na organização do sistema de atenção à saúde é possível que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social.
IV - Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos.
	
	
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	
	Somente as  afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	Somente as  afirmativas II; III e IV estão corretas
		
		Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, qual o conceito de saúde?
	
	
	
	Na sensação de completo bem-estar físico, mental e social.
	
	
	É um direito de todos e dever do Estado
	
	
	Completo estado de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença.
	
	
	Completo bem estar psicológico, social e biológico.
	
	
	Saúde deve ser entendida como um direito social e qualidade de vida
	
Explicação:
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)  saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		As civilizações mais antigas do Egito e Mesopotâmia acreditavam  que as doenças eram causadas somente por algum fator externo. Qual era o significado dessa crença?
	
	
	
	Que o meio onde viviam causava doenças.
	
	
	Que só o meio ambiente causava doenças.
	
	
	Que o meio social era responsável pelo adoecimento.
	
	
	Que o organismo da pessoa não participava do processo de adoecimento.
	
	
	Que o meio sócio cultural causava doenças.
	
Explicação:
A causa das doenças para os mesopotâmicos estava relacionada a condições externas, o organismo não participava. Muitos acreditavam que os deuses eram responsáveis por curar as doenças, mas também poderiam causá-las.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sobre o processo saúde-doença, é incorreto afirmar:
	
	
	
	Está relacionado às crenças religiosas de uma população. 
	
	
	Está relacionado apenas às bactérias e vírus causadores de doenças.
	
	
	Está relacionado às condições sociais, habitacionais, renda, desenvolvimento e tecnologia de uma população.
	
	
	Está relacionado a questões culturais e ao sofrimento dos indivíduos.
	
	
	Está relacionado ao contexto social e hábitos de vida de uma população.
	
Explicação:
O processo saúde-doença se modifica ao longo do desenvolvimento histórico e científico da humanidade e é representado pelas relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Leia as afirmativas abaixo e assinale a opção CORRETA:
I - Os diferentes grupos humanos diferem nos padrões de adoecimento e de mortalidade.
II - A inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) é importante para determinar o padrão de adoecimento.
III - Garantindo investimento de recursos na organização do sistema de atenção à saúde é possível que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social.
IV - Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos.
	
	
	
	Somente as  afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	Somente as  afirmativas II; III e IV estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
Explicação:
É correto afirmar que os diferentes grupos humanos diferem nos padrões de adoecimento e de mortalidade; a inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) é importante para determinar o padrão de adoecimento e para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos.
Mas, mesmo que se garanta investimentos de recursos na organização do sistema de atenção à saúde, não é possível garantir que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social. Pois as condições e os recursos fundamentais para a saúde são: Paz ¿ Habitação ¿ Educação ¿ Alimentação ¿ Renda - ecossistema estável ¿ recursos sustentáveis - justiça social e eqüidade O incremento nas condições de saúde requer uma base sólida nestes prérequisitos básicos.
 
 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Surgiu no século XVII com a Medicina moderna, tendo como objetivo a polícia médica e fundamentada no naturalismo médico. Atualmente é entendida como o campo do conhecimento que tem suas práticas organizadas e orientadas institucionalmente para promover a saúde das populações. Esta afirmação refere-se à:
	
	
	
	Saúde coletiva
	
	
	Saúde social
	
	
	Saúde individual
	
	
	Saúde pública
	
	
	Saúde privada
	
Explicação:
A saúde pública surgiu no século XVII com a Medicina moderna, tendo como objetivo a polícia médica e fundamentada no naturalismo médico. Atualmente é entendida como o campo do conhecimento que tem suas práticas organizadas e orientadas institucionalmente para promover a saúde das populações.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Para explicar o conceito de Saúde e Doença, há alguns modelos, sobre o moledo mágico-religioso ou xamanístico é correto afirmar que :
	
	
	
	Os povos desta época relacionavam às doenças como vindas de elementos naturais como de espíritos sobrenaturais.
	
	
	Nessa época a medicina hindu e chinesa tinham sua forma de entender a doença, para esses povos a saúde era o equilíbrio entre os humores e organismo humano
	
	
	Nesse modelo, doença é o processo que conduz a uma perturbação da estrutura ou da função de um orgão, de um sistema ou de todo organismo
ou de suas funções vitais. 
	
	
	Esse modelo estabelecido no egito, onde os primeiros filósofos buscavam explicações não sobrenaturais para origem do universo, da vida , assim como o conceito de saúde e doença.
	
	
	Os povos desta época relacionavam às doenças aos gases inalados
	
Explicação:
Segundo Herzlich 2004, o adoecer era concebido como resultante de transgressões de natureza individual e coletiva, sendo requeridas, para reatar o enlace como as divindades, processos liderados por sacerdores, feitiçeiros e xamãs. 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre o conceito Saúde e Doença assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	Sofre influência do Contexto social, político, econômico e cultural
	
	
	A religião e a boa alimentação garante a saúde de uma população
	
	
	Quanto maior a desigualdade social maior a chance da população permanecer saudável
	
	
	O processo saúde e doença não se modifica com o desenvolvimento histórico e científico
	
	
	Estar saudável ou não, é apenas um acaso na vida de uma pessoa.
	
Explicação:
A saúde e doença sofrem influência do Contexto social, político, econômico e cultural.
A saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. Sendo assim, é principalmente resultado das formas de organização social, de produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.
Doença é uma interrupção, parada ou desordem das funções corporais ou de um órgão Fatores que podem estar associados ao desenvolvimento de doenças: agentes infecciosos, suscetibilidade genética, estilo de vida, estresse ambiental, fatores ambientais, outros
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Leia as afirmativas abaixo e assinale a opção CORRETA:
I - A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
II - O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos.
III - Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País.
	
	
	
	A afirmativa I está correta.
	
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	A afirmativa II está correta.
		
		Podemos considerar que a pobreza é uma classe de muitas dimensões, produto do desenvolvimento desigual de uma sociedade, que pode se apresentar através de vários contextos como: miséria, fome, analfabetismo e outros. Na nossa sociedade como é expressada essa pobreza?
	
	
	
	por condições adversas, levando ao crime e à marginalização.
	
	
	pelas precárias condições socioeconômicas e ausência de deveres.
	
	
	pela carência exclusiva de bens materiais e de valores morais.
	
	
	pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
	
	
	pela alienação, impedindo laços de convivência social e familiar,
	
Explicação:
A pobreza pode ser expressa pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O que é correta afirmar sobre a abordagem da disciplina Organização de políticas públicas de saúde?
	
	
	
	Aborda a legislação sobre direitos da pessoa idosa e com deficiência.
	
	
	Aborda conceitos legais e a história de vida dos pacientes.
	
	
	Aborda a crítica sobre o SUS.
	
	
	Aborda os marcos conceituais em saúde coletiva, as definições de saúde e doença em seu processo histórico.
	
	
	Aborda a legislação que trata sobre as autoridades na área da saúde.
	
Explicação:
Aborda os marcos conceituais em saúde coletiva, as definições de saúde e doença em seu processo histórico.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		De acordo com a Constituição Federal Brasileira, na Seção da SAÚDE , no Artigo 196, como a saúde é definida?
	
	
	
	Direito dos trabalhadores e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso restrito e proporcional às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito de todos e dever da sociedade, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito de todos e dever da sociedade, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso restrito e proporcional às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito dos trabalhadores e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
Explicação:
De acordo com a  Constituição Federal Brasileira de 1988, na Seção II DA SAÚDE Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A saúde e a doença  faz parte do dia a dia das pessoas. Os homens primitivos explicavam tudo o que acontecia através do pensamento mágico, sobrenatural e religioso. Na atualidade o que podemos afirmar sobre o processo saúde-doença?
	
	
	
	O conceito de doença é explicado através de diversos fatores, isso exclui a presença de diferentes agentes etiológicos numa pessoa como fator de aparecimento de doenças.
	
	
	O conceito de saúde-doença estuda exclusivamente os fatores orgânicos e sociais das enfermidades e não pretende descobrir as causas para o surgimento de determinada doença.
	
	
	A fase patológica pré-clínica corresponde ao período que antecede às manifestações clínicas das doenças, também conhecida como processo saúde-doença.
	
	
	O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
	
	
	O processo saúde-doença tem o objetivo de descobrir as causas para o surgimento das doenças genéticas.
 
	
Explicação:
O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
O processo saúde-doença não é estático e várias são as relações e variáveis que podem produzir e condicionar a saúde e/ou doença de um grupo populacional. A forma de trabalhar e consumir são importantes para se determinar o padrão de adoecimento.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em relação à saúde , doença ou ao processo saúde-doença, assinale a assertiva CORRETA:
	
	
	
	Os diferentes grupos humanos podem apresentar os mesmos padrões de adoecimento e de mortalidade.
	
	
	Garantindo investimento de recursos na organização do sistema de atenção à saúde é possível que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social.
	
	
	A inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) não são importantes para determinar o padrão de adoecimento.
	
	
	A definição positiva de saúde está relacionada à ausência de gravidade da doença.
	
	
	Para se compreender
o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos.
	
Explicação:
A saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. Sendo assim, é principalmente resultado das formas de organização social, de produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.
Doença é uma interrupção, parada ou desordem das funções corporais ou de um órgão Fatores que podem estar associados ao desenvolvimento de doenças: agentes infecciosos, suscetibilidade genética, estilo de vida, estresse ambiental, fatores ambientais, outros.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O conceito de SAÚDE expresso na Constituição Federal de 1988 baseia-se:
	
	
	
	Na noção de saúde enquanto ausência de doença.
	
	
	Na explicação de apenas uma causa para o processo saúde-doença.
	
	
	Na sensação de completo bem-estar físico, mental e social.
	
	
	Na percepção de saúde como um desajustamento dos mecanismos de adaptação do organismo
	
	
	Na concepção ampliada e positiva de saúde.
	
Explicação:
O conceito de saúde baseia-se na concepção ampliada e positiva de saúde. De acordo com a Constituição Federal Brasileira de 1988  em seu Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Surge como um dado novo na história da política social brasileira a percepção da saúde como direito de cidadania. A noção de saúde deve ser percebida como:
	
	
	
	Sensação de completo bem-estar físico, espiritual e social.
	
	
	Visão medicalizada da saúde e hospitalocêntrica.
	
	
	Garantia de atendimento médico no ambiente ambulatorial e hospitalar.
	
	
	Conjunto de condições coletivas de existência com qualidade de vida.
	
	
	Decisão dos gestores da saúde e do Presidente da República.
	
Explicação:
Durante muito tempo, predominou o entendimento de que saúde era sinônimo de ausência de doenças físicas e mentais. Nesse sentido, os serviços de saúde privilegiaram na sua organização a atenção médica curativa. 
A Organização Mundial de Saúde define que "saúde é o completo bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença". Essa definição aponta para a complexidade do tema, e a reflexão mais aprofundada sobre seu significado nos leva a considerar a necessidade de ações intersetoriais e interdisciplinares no sentido de criar condições de vida saudáveis. 
Atualmente, é senso comum entre a população e os militantes desse setor que o processo saúde-doença é um processo social caracterizado pelas relações dos homens com a natureza (meio ambiente, espaço, território) e com outros homens (através do trabalho e das relações sociais, culturais e políticas) num determinado espaço geográfico e num determinado tempo histórico. A garantia à saúde transcende, portanto, a esfera das atividades clínico-assistenciais, suscitando a necessidade de um novo paradigma que dê conta da abrangência do processo saúde-doença. A saúde com conjunto de condições coletivas de existência com qualidade de vida.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Leia as afirmativas abaixo e assinale a opção CORRETA:
I - A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
II - O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos.
III - Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País.
	
	
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	A afirmativa I está correta.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	A afirmativa II está correta.
		Leia as afirmativas abaixo e assinale a opção CORRETA:
I - Os diferentes grupos humanos diferem nos padrões de adoecimento e de mortalidade.
II - A inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) é importante para determinar o padrão de adoecimento.
III - Garantindo investimento de recursos na organização do sistema de atenção à saúde é possível que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social.
IV - Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos.
	
	
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	Somente as  afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	Somente as  afirmativas II; III e IV estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
Explicação:
É correto afirmar que os diferentes grupos humanos diferem nos padrões de adoecimento e de mortalidade; a inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) é importante para determinar o padrão de adoecimento e para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos.
Mas, mesmo que se garanta investimentos de recursos na organização do sistema de atenção à saúde, não é possível garantir que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social. Pois as condições e os recursos fundamentais para a saúde são: Paz ¿ Habitação ¿ Educação ¿ Alimentação ¿ Renda - ecossistema estável ¿ recursos sustentáveis - justiça social e eqüidade O incremento nas condições de saúde requer uma base sólida nestes prérequisitos básicos.
 
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, qual o conceito de saúde?
	
	
	
	Na sensação de completo bem-estar físico, mental e social.
	
	
	Completo bem estar psicológico, social e biológico.
	
	
	Saúde deve ser entendida como um direito social e qualidade de vida
	
	
	Completo estado de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença.
	
	
	É um direito de todos e dever do Estado
	
Explicação:
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)  saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		As civilizações mais antigas do Egito e Mesopotâmia acreditavam  que as doenças eram causadas somente por algum fator externo. Qual era o significado dessa crença?
	
	
	
	Que o meio sócio cultural causava doenças.
	
	
	Que o meio onde viviam causava doenças.
	
	
	Que o meio social era responsável pelo adoecimento.
	
	
	Que o organismo da pessoa não participava do processo de adoecimento.
	
	
	Que só o meio ambiente causava doenças.
	
Explicação:
A causa das doenças para os mesopotâmicos estava relacionada a condições externas, o organismo não participava. Muitos acreditavam que os deuses eram responsáveis por curar as doenças, mas também poderiam causá-las.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sobre o processo saúde-doença, é incorreto afirmar:
	
	
	
	Está relacionado apenas às bactérias e vírus causadores de doenças.
	
	
	Está relacionado a questões culturais e ao sofrimento dos indivíduos.
	
	
	Está relacionado às crenças religiosas de uma população. 
	
	
	Está relacionado ao contexto social e hábitos de vida de uma população.
	
	
	Está relacionado às condições sociais, habitacionais, renda, desenvolvimento e tecnologia de uma população.
	
Explicação:
O processo saúde-doença se modifica ao longo do desenvolvimento histórico e científico da humanidade e é representado pelas relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos.
5.
		Surgiu no século XVII com a Medicina moderna, tendo como objetivo a polícia médica e fundamentada no naturalismo médico. Atualmente é entendida como o campo do conhecimento que tem suas práticas organizadas e orientadas institucionalmente para promover a saúde das populações. Esta afirmação refere-se à:
	
	
	
	Saúde individual
	
	
	Saúde coletiva
	
	
	Saúde privada
	
	
	Saúde social
	
	
	Saúde pública
	
Explicação:
A saúde pública surgiu no século XVII com a Medicina moderna, tendo como objetivo a polícia médica e fundamentada no naturalismo médico. Atualmente é entendida como o campo do conhecimento que tem suas práticas organizadas e orientadas institucionalmente para promover a saúde das populações.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Para explicar o conceito de Saúde e Doença, há alguns modelos, sobre o moledo mágico-religioso ou xamanístico é correto afirmar que :
	
	
	
	Nesse modelo, doença é o processo que conduz a uma perturbação da estrutura ou da função de um orgão, de um sistema ou de todo organismo ou de suas funções vitais. 
	
	
	Os povos desta época relacionavam às doenças aos gases inalados
	
	
	Nessa época a medicina hindu e chinesa tinham sua forma de entender a doença, para esses povos a saúde era o equilíbrio entre os humores e organismo humano
	
	
	Esse modelo estabelecido no egito, onde os primeiros filósofos buscavam explicações não sobrenaturais para origem do universo, da vida , assim como o conceito de saúde e doença.
	
	
	Os povos desta época relacionavam às doenças como vindas de elementos naturais como de espíritos sobrenaturais.
	
Explicação:
Segundo Herzlich 2004, o adoecer era concebido como resultante de transgressões de natureza individual e coletiva, sendo requeridas, para reatar o enlace como as divindades, processos liderados por sacerdores, feitiçeiros e xamãs. 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre o conceito Saúde e Doença assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	A religião e a boa alimentação garante a saúde de uma população
	
	
	Sofre influência do Contexto social, político, econômico e cultural
	
	
	O processo saúde e doença não se modifica com o desenvolvimento histórico e científico
	
	
	Quanto maior a desigualdade social maior a chance da população permanecer saudável
	
	
	Estar saudável ou não, é apenas um acaso na vida de uma pessoa.
	
Explicação:
A saúde e doença sofrem influência do Contexto social, político, econômico e cultural.
A saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. Sendo assim, é principalmente resultado das formas de organização social, de produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.
Doença é uma interrupção, parada ou desordem das funções corporais ou de um órgão Fatores que podem estar associados ao desenvolvimento de doenças: agentes infecciosos, suscetibilidade genética, estilo de vida, estresse ambiental, fatores ambientais, outros
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Leia as afirmativas abaixo e assinale a opção CORRETA:
I - A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
II - O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos.
III - Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País.
	
	
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	A afirmativa II está correta.
	
	
	A afirmativa I está correta.
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
		O conceito de SAÚDE expresso na Constituição Federal de 1988 baseia-se:
	
	
	
	Na explicação de apenas uma causa para o processo saúde-doença.
	
	
	Na noção de saúde enquanto ausência de doença.
	
	
	Na percepção de saúde como um desajustamento dos mecanismos de adaptação do organismo
	
	
	Na concepção ampliada e positiva de saúde.
	
	
	Na sensação de completo bem-estar físico, mental e social.
	
Explicação:
O conceito de saúde baseia-se na concepção ampliada e positiva de saúde. De acordo com a Constituição Federal Brasileira de 1988  em seu Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Em relação à saúde , doença ou ao processo saúde-doença, assinale a assertiva CORRETA:
	
	
	
	A inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) não são importantes para determinar o padrão de adoecimento.
	
	
	Os diferentes grupos humanos podem apresentar os mesmos padrões de adoecimento e de mortalidade.
	
	
	Garantindo investimento de recursos na organização do sistema de atenção à saúde é possível que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social.
	
	
	Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos.
	
	
	A definição positiva de saúde está relacionada à ausência de gravidade da doença.
	
Explicação:
A saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. Sendo assim, é principalmente resultado das formas de organização social, de produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.
Doença é uma interrupção, parada ou desordem das funções corporais ou de um órgão Fatores que podem estar associados ao desenvolvimento de doenças: agentes infecciosos, suscetibilidade genética, estilo de vida, estresse ambiental, fatores ambientais, outros.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A saúde e a doença  faz parte do dia a dia das pessoas. Os homens primitivos explicavam tudo o que acontecia através do pensamento mágico, sobrenatural e religioso. Na atualidade o que podemos afirmar sobre o processo saúde-doença?
	
	
	
	A fase patológica pré-clínica corresponde ao período que antecede às manifestações clínicas das doenças, também conhecida como processo saúde-doença.
	
	
	O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
	
	
	O processo saúde-doença tem o objetivo de descobrir as causas para o surgimento das doenças genéticas.
 
	
	
	O conceito de saúde-doença estuda exclusivamente os fatores orgânicos e sociais das enfermidades e não pretende descobrir as causas para o surgimento de determinada doença.
	
	
	O conceito de doença é explicado através de diversos fatores, isso exclui a presença de diferentes agentes etiológicos numa pessoa como fator de aparecimento de doenças.
	
Explicação:
O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
O processo saúde-doença não é estático e várias são as relações e variáveis que podem produzir e condicionar a saúde e/ou doença de um grupo populacional. A forma de trabalhar e consumir são importantes para se determinar o padrão de adoecimento.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Surge como um dado novo na história da política social brasileira a percepção da saúde como direito de cidadania. A noção de saúde deve ser percebida como:
	
	
	
	Conjunto de condições coletivas de existência com qualidade de vida.
	
	
	Garantia de atendimento médico no ambiente ambulatorial e hospitalar.
	
	
	Sensação
de completo bem-estar físico, espiritual e social.
	
	
	Decisão dos gestores da saúde e do Presidente da República.
	
	
	Visão medicalizada da saúde e hospitalocêntrica.
	
Explicação:
Durante muito tempo, predominou o entendimento de que saúde era sinônimo de ausência de doenças físicas e mentais. Nesse sentido, os serviços de saúde privilegiaram na sua organização a atenção médica curativa. 
A Organização Mundial de Saúde define que "saúde é o completo bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença". Essa definição aponta para a complexidade do tema, e a reflexão mais aprofundada sobre seu significado nos leva a considerar a necessidade de ações intersetoriais e interdisciplinares no sentido de criar condições de vida saudáveis. 
Atualmente, é senso comum entre a população e os militantes desse setor que o processo saúde-doença é um processo social caracterizado pelas relações dos homens com a natureza (meio ambiente, espaço, território) e com outros homens (através do trabalho e das relações sociais, culturais e políticas) num determinado espaço geográfico e num determinado tempo histórico. A garantia à saúde transcende, portanto, a esfera das atividades clínico-assistenciais, suscitando a necessidade de um novo paradigma que dê conta da abrangência do processo saúde-doença. A saúde com conjunto de condições coletivas de existência com qualidade de vida.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O que é correta afirmar sobre a abordagem da disciplina Organização de políticas públicas de saúde?
	
	
	
	Aborda a legislação que trata sobre as autoridades na área da saúde.
	
	
	Aborda a crítica sobre o SUS.
	
	
	Aborda conceitos legais e a história de vida dos pacientes.
	
	
	Aborda a legislação sobre direitos da pessoa idosa e com deficiência.
	
	
	Aborda os marcos conceituais em saúde coletiva, as definições de saúde e doença em seu processo histórico.
	
Explicação:
Aborda os marcos conceituais em saúde coletiva, as definições de saúde e doença em seu processo histórico.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		De acordo com a Constituição Federal Brasileira, na Seção da SAÚDE , no Artigo 196, como a saúde é definida?
	
	
	
	Direito de todos e dever da sociedade, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito de todos e dever da sociedade, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso restrito e proporcional às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito dos trabalhadores e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito dos trabalhadores e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso restrito e proporcional às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
Explicação:
De acordo com a  Constituição Federal Brasileira de 1988, na Seção II DA SAÚDE Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Podemos considerar que a pobreza é uma classe de muitas dimensões, produto do desenvolvimento desigual de uma sociedade, que pode se apresentar através de vários contextos como: miséria, fome, analfabetismo e outros. Na nossa sociedade como é expressada essa pobreza?
	
	
	
	pela alienação, impedindo laços de convivência social e familiar,
	
	
	por condições adversas, levando ao crime e à marginalização.
	
	
	pelas precárias condições socioeconômicas e ausência de deveres.
	
	
	pela carência exclusiva de bens materiais e de valores morais.
	
	
	pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
	
Explicação:
A pobreza pode ser expressa pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Para explicar o conceito de Saúde e Doença, há alguns modelos, sobre o moledo mágico-religioso ou xamanístico é correto afirmar que :
	
	
	
	Esse modelo estabelecido no egito, onde os primeiros filósofos buscavam explicações não sobrenaturais para origem do universo, da vida , assim como o conceito de saúde e doença.
	
	
	Nesse modelo, doença é o processo que conduz a uma perturbação da estrutura ou da função de um orgão, de um sistema ou de todo organismo ou de suas funções vitais. 
	
	
	Nessa época a medicina hindu e chinesa tinham sua forma de entender a doença, para esses povos a saúde era o equilíbrio entre os humores e organismo humano
	
	
	Os povos desta época relacionavam às doenças aos gases inalados
	
	
	Os povos desta época relacionavam às doenças como vindas de elementos naturais como de espíritos sobrenaturais.
		
		Para Organização Mundial de Saúde, os Determinantes Sociais de Saúde são:
	
	
	
	São exclusivamente condições emocionais. 
 
	
	
	Esses Determinantes Sociais de Saúde não influenciam o modo de viver das pessoas.
	
	
	São fatotres indepedentes, não impactam a vida das pessoas.
	
	
	São fatores econômicos apenas.
	
	
	Condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham.
	
Explicação:
Os Determinantes Sociais de Saúde são fatores sociais, econômicos, culturais, éticos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de probemas de saúde e seus fatores de risco a população , sendo condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Documento datado de 1986 que fundou o movimento de promoção da saúde e estabeleceu três estratégias de trabalho neste campo: políticas públicas saudáveis, reforço da ação comunitária e desenvolvimento de habilidades pessoais. Estamos falando da:
	
	
	
	Declaração de Jakarta.
	
	
	Declaração de Adelaide.
	
	
	Carta de Ottawa.
	
	
	Declaração do México.
	
	
	Declaração de Sundsval.
	
Explicação:
A carta de Otawa é um documento datado de 1986 que fundou o movimento de promoção da saúde e estabeleceu três estratégias de trabalho neste campo: políticas públicas saudáveis, reforço da ação comunitária e desenvolvimento de habilidades pessoais.
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O conceito genérico de qualidade de vida reflete um interesse com a modificação e o aprimoramento dos componentes da vida, como por exemplo:
1 ambiente físico, político, moral e social;
2 a condição geral de uma vida humana.
3 apenas a condição física e individual da vida humana
Podemos considerar que os exemplos verdadeiros são:
	
	
	
	1 e 2
	
	
	2 e 3
	
	
	apenas o 1
	
	
	1 e 3
	
	
	1, 2 e 3
	
Explicação:
O conceito genérico de qualidade de vida reflete um interesse com a modificação e o aprimoramento dos componentes da vida, ex.: ambiente físico, político, moral e social; a condição geral de uma vida humana.  (Fonte: DeCS ¿ Descritores em Ciências da Saúde
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Toda Conferência Internacional de Saúde  redige um documento final com as metas que devem ser alcançadas sobre a  saúde e o sistema de saúde da população. A Declaração de Adelaide trata das Políticas Públicas Saudáveis e estabeleceu 4 áreas prioritárias
que devem ser avaliadas o impacto que essas Políticas causaram sobre essas áreas:
	
	
	
	Alimentação e nutrição; Apoio à saúde do idoso; Ambientes saudáveis.
	
	
	Apoio à saúde da mulher, criança e adolescente; Ambiente livre de tabaco e drogas
 
	
	
	Apoio à saúde da mulher; Combate às drogas; Combate ao colesterol.
 
	
	
	Apoio à saúde da mulher; Alimentação e nutrição; Tabaco e álcool e criação de ambientes favoráveis.
	
	
	Combate ao Câncer de mama; Promoção da Saúde; Combate às endemias.
	
Explicação:
A declaração de Adelaide estabeleceu 4 áreas prioritárias:
Apoio à saúde da mulher -  Todas as mulheres, especialmente aquelas de grupos étnicos, indígenas ou outras minorias, têm o direito à autodeterminação de sua saúde e deveriam ser parceiras plenas na formulação das políticas públicas voltadas à saúde, tendo assim assegurada sua identidade cultural.
Alimentação e nutrição - A eliminação da fome e da má nutrição são objetivos fundamentais das políticas públicas voltadas à saúde. Estas políticas devem garantir acesso universal a quantidades suficientes de alimentos de boa qualidade e que respeitem as peculiaridades culturais.
Tabaco e álcool - Esta Conferência alerta todos os governos para o elevado potencial humano perdido por doenças e mortes causadas pelo uso do fumo e abuso do álcool.
Criando ambientes saudáveis - Políticas que promovam a saúde só podem ser sucesso em ambientes que conservem os recursos naturais, mediante estratégias ecológicas de alcance global, regional e local.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre a Declaração de Adelaide (1988) que trata das Políticas Públicas Saudáveis pode-se afirmar que são áreas prioritárias:
I apoio à saúde do homem
II criação de ambientes favoráveis
III alimentação e nutrição
IV tabaco e álcool
São verdadeiras como áreas prioritárias:
	
	
	
	I, III e IV
	
	
	II, III e IV
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	I, II e IV
	
	
	II e IV
	
Explicação:
A I não está correta pois a área prioritária é de apoio à saúde da mulher e não do homem.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Em relação aos campos de ação da Carta de Ottawa assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	políticas públicas saudáveis
	
	
	ambientes favoráveis a saúde
	
	
	reorientação dos serviços de saúde
	
	
	desenvolvimento de habilidades e atitudes  pessoais
	
	
	enfraquecimento da ação comunitária
	
Explicação:
A alternativa está incorreta, pois este campo trata do reforço da ação comunitária e não do seu enfraquecimento
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Em qual dos seguintes aspectos a promoção da saúde se distingue da prevenção de doenças:
	
	
	
	somente a promoção da saúde esta preocupada com a saúde e a capacitação médica.
	
	
	somente a promoção da saúde pode começar antes que uma doença se torne sintomática.
	
	
	somente a promoção da saúde é dirigida a doenças específicas e ao atendimento médico.
	
	
	somente a promoção da saúde se aplica tão logo a doença começa a se desenvolver.
	
	
	somente a promoção da saúde está preocupada com facilitação e capacitação da população e envolve diversos profissionais da área de saúde.
	
Explicação:
A promoção da saúde de acordo com a Carta de Ottawa (1986)  é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. A saúde deve ser vista como um recurso para a vida, e não como objetivo de viver. Nesse 02 sentido, a saúde é um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Assim, a promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde => Declaração de Alma-Ata, trouxe a discussão da importância da ação internacional e nacional sobre a necessidade urgente para que os cuidados primários de saúde sejam desenvolvidos e aplicados tanto nos países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Essa Conferência enfatiza 5 aspectos fundamentais. Assinale o aspecto que é FALSO em relação à essa Conferência:
	
	
	
	As desigualdades existentes no estado de saúde das populações devem ser alvo de preocupação comum entre todos os países.
	
	
	Reforço da ação comunitária - serão efetivas se for garantida a participação popular na direção dos assuntos da saúde, acesso à informação e aprendizagem nesta área. Empowerment comunitário é a aquisição de poder técnico e consciência política para atuar em prol de sua saúde.
	
	
	A saúde como um direito humano fundamental.
	
	
	A responsabilidade dos governos com a saúde da população através de adoção de medidas sanitárias e sociais.
	
	
	Que os cuidados primários de saúde representam o primeiro nível de contato dos indivíduos, família e comunidade com o Sistema Nacional de Saúde. Sendo estes essenciais e devendo ser colocados ao alcance de toda a população.
		De acordo com Buss (2010), para a atenção integral de saúde, será necessário utilizar e integrar saberes e práticas hoje reunidos em compartimentos isolados: atenção médico-hospitalar; programas de saúde pública; vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; educação para a saúde etc. com ações extra-setoriais em distintos campos, como água, esgoto, resíduos, drenagem urbana, e também na educação, habitação, alimentação e nutrição etc, e dirigir esses saberes e práticas integrados a um território peculiar, diferente de outros territórios, onde habita uma população com características culturais, sociais, políticas, econômicas etc. também diferentes de outras populações que vivem em outros territórios. Portanto, a proposta do autor prevê:
	
	
	
	uma prática focada nos complexos procedimentos médicos e diagnósticos.
	
	
	uma prática focada no estilo de vida saudável e exclusiva do setor de saúde.
	
	
	uma prática interdisciplinar, intersetorial e territorializada baseada no paradigma da promoção de saúde.
	
	
	uma prática médico-hospitalocêntrica, focada em ações curativas.
	
	
	uma prática setorializada e homogêna para todos os grupos e indivíduos.
	
Explicação:
De acordo com Buss (2010), é a proposta de uma nova prática sanitária interdisciplinar, que integra diferentes saberes e práticas intra e extra-setoriais, que se revestem de uma nova qualidade ao articular-se, organizadas pelo paradigma da promoção da saúde, para o enfrentamento dos problemas existentes num território singular. Os Programas de Saúde da Família e dos Agentes Comunitários de Saúde, hoje em implementação no Brasil, são propostas promissoras e estruturantes de uma nova prática e merecem o mais decidido apoio político e técnico para sua implementação.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O documento fundador do movimento atual da promoção da saúde é conhecido como Carta de Ottawa (1986). Os 5 campos de ação da Carta de Ottawa são os seguintes. Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis a saúde, reforço da ação comunitária, desenvolvimento do agronegócio e reorientação dos serviços de saúde.
	
	
	políticas de fechamento hospitalar, ambientes favoráveis a saúde, reforço da ação comunitária, desenvolvimento de habilidades e atitudes pessoais e reorientação dos serviços de saúde.
	
	
	políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis a saúde, reforço da ação comunitária, desenvolvimento de habilidades e atitudes pessoais e reorientação dos serviços de saúde.
	
	
	políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis a saúde, distanciamento da ação comunitária, desenvolvimento de habilidades e atitudes pessoais e reorientação dos serviços de saúde.
	
	
	políticas públicas saudáveis, diminuição das unidades
básicas de saúde, reforço da ação comunitária, desenvolvimento de habilidades e atitudes pessoais e reorientação dos serviços de saúde.
	
Explicação:
O documento fundador do movimento atual da promoção da saúde é conhecido como Carta de Ottawa (1986). Os 5 campos de ação da Carta de Ottawa são: políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis a saúde, reforço da ação comunitária, desenvolvimento de habilidades e atitudes pessoais e reorientação dos serviços de saúde.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A Declaração de Adelaide  trata sobre as Políticas Públicas Saudáveis. É correto afirmar:
	
	
	
	Possui como uma das áreas prioritárias a saúde da mulher.
	
	
	A Declaração de Adelaide identificou seis áreas prioritárias de ação.
	
	
	Aponta como área secundária a alimentação saudável.
	
	
	Possui como uma das áreas prioritárias a saúde da criança.
	
	
	A Declaração de Adelaide foi criada em 1986.
	
Explicação:
A Declaração de Adelaide (1988) trata sobre as Políticas Públicas Saudáveis e identificou quatro áreas prioritárias: Apoio a saúde da mulher, nutrição, ambientes favoráveis e álcool e tabaco.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Leia as afirmativas sobre os determinantes sociais da saúde e assinale a opção CORRETA:
I - A situação de saúde de uma dada população está relacionada com as condições de vida e trabalho.
II - Os determinantes sociais da saúde estão relacionados com os fatores culturais, sociais, étnico-raciais, econômicos, comportamentais e psicológicos.
III - Os determinantes sociais da saúde são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham.
	
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	A afirmativa III está correta.
	
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
Explicação:
A situação de saúde de uma dada população está relacionada com as condições de vida e trabalho. Quanto menores forem as oportunidades de trabalho e acesso a bens e serviços maiores as chances de adoecimento. Quando existem desigualdades que não estimulem o apoio e confiança entre as pessoas, estas impactam desfavoravelmente a situação de saúde. Os fatores psicologicos, étnico-raciais, sociais, econômicos, comportamentais e culturais têm influencia a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. Ao se explorar as percepções e as experiências das pessoas em sociedade desiguais fica claro, que estas relações diárias provocam estresse e prejuízos a saúde.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A declaração de Jakarta (1997) enfatiza o surgimento de novos determinantes da saúde, dando destaque à integração da economia global, mercados financeiros, assim como a continuação da degradação ambiental, apesar de todos os alertas internacionais. Definido 5 prioridades para o campo da promoção da saúde, EXCETO:
	
	
	
	promover a responsabilidade social.
	
	
	aumentar a capacidade da comunidade e fortalecer os indivíduos.
	
	
	aumentar investimentos no desenvolvimento da saúde.
	
	
	assumir um papel de liderança para assegurar a participação ativa da sociedade civil.
	
	
	assegurar infra-estrutura para a promoção da saúde.
	
Explicação:
A declaração de Jakarta (1997) Estabelece também as prioridades para a promoção da saúde no século XXI:
1. Promover a responsabilidade social para com a saúde;
2. Aumentar os investimentos para fomentar a saúde;
3. Consolidar e expandir parcerias em prol da saúde;
4. Aumentar a capacidade comunitária e dar direito de voz ao indivíduo;
5. Conseguir uma infra-estrutura para a promoção da saúde.
Assumir um papel de liderança para assegurar a participação ativa da sociedade civil é uma das principais ações da Declaração do México.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A promoção da saúde trabalha através de ações comunitárias concretas e efetivas no desenvolvimento das prioridades, na tomada de decisão, na definição de estratégias e na sua implementação, visando a melhoria das condições de saúde. O centro deste processo é o incremento do poder:
	
	
	
	das comunidades.
	
	
	do governo.
	
	
	dos políticos.
	
	
	da tecnologia.
	
	
	da ciência.
	
Explicação:
A promoção da saúde trabalha através de ações comunitárias concretas e efetivas no desenvolvimento das prioridades, na tomada de decisão, na definição de estratégias e na sua implementação, visando a melhoria das condições de saúde. O centro deste processo é o incremento do poder das comunidades ¿ a posse e o controle dos seus próprios esforços e destino. O desenvolvimento das comunidades é feito sobre os recursos humanos e materiais nelas existentes para intensificar a auto-ajuda e o apoio social, e para desenvolver sistemas flexíveis de reforço da participação popular na direção dos assuntos de saúde. Isto requer um total e contínuo acesso à informação, às oportunidades de aprendizado para os assuntos de saúde, assim como apoio financeiro adequado.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A igualdade no acesso aos serviços de saúde, particularmente quanto aos cuidados primários, é um aspecto vital da:
	
	
	
	descentralização dos serviços.
	
	
	universalidade da atenção.
	
	
	integralidade da atenção.
	
	
	 eqüidade em saúde.
	
	
	reorganização dos serviços.
	
Explicação:
De acordo com a Declaração de Adelaide, para superar as desigualdades existentes entre as pessoas em desvantagem social e educacional e as mais abastadas, requer-se políticas que busquem incrementar o acesso daquelas pessoas a bens e serviços promotores de saúde e criar ambientes favoráveis, estabelecendo-se alta prioridade aos grupos mais desprivilegiados e vulneráveis, reconhecendo como peculiar a cultura de povos indígenas, minorias éticas e imigrantes. A igualdade no acesso aos serviços de saúde, particularmente quanto aos cuidados primários, é um aspecto vital da eqüidade em saúde.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Vários são os campos de ação da Carta de Ottawa, dentre eles temos as políticas públicas saudáveis que:
	
	
	
	visa o empodermento comunitário é a aquisição de poder técnico e consciência política para atuar em prol de sua saúde.
	
	
	visa recomendar a abertura de canais entre o setor saúde e os setores sociais, políticos, econômicos e ambientais.
	
	
	faz a divulgação de informações sobre a educação para a saúde, devendo ocorrer em todos os setores da vida do indivíduo, no lar, escola, trabalho e em qualquer espaço coletivo.
	
	
	inclui legislação, medidas fiscais, taxações e mudanças em saúde, distribuição mais equitativa da renda e políticas sociais.
	
	
	visa proteção do meio ambiente e a conservação dos recursos naturais, acompanhamento do impacto do meio ambiente sobre a saúde
		As Conferências Internacionais de Saúde estabelecem  metas e planos de ação para promoção da saúde da população. Qual Conferência que ocorreu no ano de 2000 que discutiu a promoção da saúde em busca de maior equidade?
	
	
	
	Declaração de Sundsval
	
	
	Declaração de Jakarta
	
	
	Declaração de Alma Ata
	
	
	Declaração de Adelaide
	
	
	Declaração do México
	
Explicação:
A DECLARAÇÃO DO MÉXICO PROMOÇÃO DA SAÚDE: RUMO A MAIOR EQUIDADE foi a  5ª Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde ocorrida na Cidade do México, em 5 de Junho de 2000.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Toda Conferência Internacional de Saúde  redige um documento final com as metas que devem ser alcançadas sobre a  saúde e o sistema de saúde da população. A Declaração de Adelaide trata das Políticas Públicas Saudáveis e estabeleceu 4 áreas prioritárias que devem ser avaliadas o impacto que essas Políticas causaram sobre essas áreas:
	
	
	
	Apoio à saúde da mulher; Combate às drogas; Combate ao colesterol.
 
	
	
	Combate ao Câncer de mama; Promoção da Saúde; Combate às endemias.
	
	
	Alimentação e nutrição; Apoio à saúde do idoso; Ambientes saudáveis.
	
	
	Apoio à saúde da mulher, criança e adolescente; Ambiente livre de tabaco e drogas
 
	
	
	Apoio
à saúde da mulher; Alimentação e nutrição; Tabaco e álcool e criação de ambientes favoráveis.
	
Explicação:
A declaração de Adelaide estabeleceu 4 áreas prioritárias:
Apoio à saúde da mulher -  Todas as mulheres, especialmente aquelas de grupos étnicos, indígenas ou outras minorias, têm o direito à autodeterminação de sua saúde e deveriam ser parceiras plenas na formulação das políticas públicas voltadas à saúde, tendo assim assegurada sua identidade cultural.
Alimentação e nutrição - A eliminação da fome e da má nutrição são objetivos fundamentais das políticas públicas voltadas à saúde. Estas políticas devem garantir acesso universal a quantidades suficientes de alimentos de boa qualidade e que respeitem as peculiaridades culturais.
Tabaco e álcool - Esta Conferência alerta todos os governos para o elevado potencial humano perdido por doenças e mortes causadas pelo uso do fumo e abuso do álcool.
Criando ambientes saudáveis - Políticas que promovam a saúde só podem ser sucesso em ambientes que conservem os recursos naturais, mediante estratégias ecológicas de alcance global, regional e local.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde => Declaração de Alma-Ata, trouxe a discussão da importância da ação internacional e nacional sobre a necessidade urgente para que os cuidados primários de saúde sejam desenvolvidos e aplicados tanto nos países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Essa Conferência enfatiza 5 aspectos fundamentais. Assinale o aspecto que é FALSO em relação à essa Conferência:
	
	
	
	A responsabilidade dos governos com a saúde da população através de adoção de medidas sanitárias e sociais.
	
	
	A saúde como um direito humano fundamental.
	
	
	As desigualdades existentes no estado de saúde das populações devem ser alvo de preocupação comum entre todos os países.
	
	
	Reforço da ação comunitária - serão efetivas se for garantida a participação popular na direção dos assuntos da saúde, acesso à informação e aprendizagem nesta área. Empowerment comunitário é a aquisição de poder técnico e consciência política para atuar em prol de sua saúde.
	
	
	Que os cuidados primários de saúde representam o primeiro nível de contato dos indivíduos, família e comunidade com o Sistema Nacional de Saúde. Sendo estes essenciais e devendo ser colocados ao alcance de toda a população.
	
Explicação:
O Reforço da ação comunitária  está descrito na Carta de Ottawa -  PRIMEIRA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE ocorrida em Ottawa, novembro de 1986.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O conceito genérico de qualidade de vida reflete um interesse com a modificação e o aprimoramento dos componentes da vida, como por exemplo:
1 ambiente físico, político, moral e social;
2 a condição geral de uma vida humana.
3 apenas a condição física e individual da vida humana
Podemos considerar que os exemplos verdadeiros são:
	
	
	
	1 e 2
	
	
	1 e 3
	
	
	2 e 3
	
	
	apenas o 1
	
	
	1, 2 e 3
	
Explicação:
O conceito genérico de qualidade de vida reflete um interesse com a modificação e o aprimoramento dos componentes da vida, ex.: ambiente físico, político, moral e social; a condição geral de uma vida humana.  (Fonte: DeCS ¿ Descritores em Ciências da Saúde
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em relação aos campos de ação da Carta de Ottawa assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	desenvolvimento de habilidades e atitudes  pessoais
	
	
	reorientação dos serviços de saúde
	
	
	políticas públicas saudáveis
	
	
	enfraquecimento da ação comunitária
	
	
	ambientes favoráveis a saúde
	
Explicação:
A alternativa está incorreta, pois este campo trata do reforço da ação comunitária e não do seu enfraquecimento
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Documento datado de 1986 que fundou o movimento de promoção da saúde e estabeleceu três estratégias de trabalho neste campo: políticas públicas saudáveis, reforço da ação comunitária e desenvolvimento de habilidades pessoais. Estamos falando da:
	
	
	
	Carta de Ottawa.
	
	
	Declaração do México.
	
	
	Declaração de Jakarta.
	
	
	Declaração de Adelaide.
	
	
	Declaração de Sundsval.
	
Explicação:
A carta de Otawa é um documento datado de 1986 que fundou o movimento de promoção da saúde e estabeleceu três estratégias de trabalho neste campo: políticas públicas saudáveis, reforço da ação comunitária e desenvolvimento de habilidades pessoais.
 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Em qual dos seguintes aspectos a promoção da saúde se distingue da prevenção de doenças:
	
	
	
	somente a promoção da saúde pode começar antes que uma doença se torne sintomática.
	
	
	somente a promoção da saúde se aplica tão logo a doença começa a se desenvolver.
	
	
	somente a promoção da saúde esta preocupada com a saúde e a capacitação médica.
	
	
	somente a promoção da saúde é dirigida a doenças específicas e ao atendimento médico.
	
	
	somente a promoção da saúde está preocupada com facilitação e capacitação da população e envolve diversos profissionais da área de saúde.
	
Explicação:
A promoção da saúde de acordo com a Carta de Ottawa (1986)  é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. A saúde deve ser vista como um recurso para a vida, e não como objetivo de viver. Nesse 02 sentido, a saúde é um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Assim, a promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Para Organização Mundial de Saúde, os Determinantes Sociais de Saúde são:
	
	
	
	Condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham.
	
	
	Esses Determinantes Sociais de Saúde não influenciam o modo de viver das pessoas.
	
	
	São fatotres indepedentes, não impactam a vida das pessoas.
	
	
	São fatores econômicos apenas.
	
	
	São exclusivamente condições emocionais.
		1.
		Sobre a Declaração de Adelaide (1988) que trata das Políticas Públicas Saudáveis pode-se afirmar que são áreas prioritárias:
I apoio à saúde do homem
II criação de ambientes favoráveis
III alimentação e nutrição
IV tabaco e álcool
São verdadeiras como áreas prioritárias:
	
	
	
	I, III e IV
	
	
	II e IV
	
	
	I, II e IV
	
	
	II, III e IV
	
	
	I, II, III e IV
	
Explicação:
A I não está correta pois a área prioritária é de apoio à saúde da mulher e não do homem.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		É correto afirmar sobre Políticas Públicas de Saúde:
	
	
	
	O processo de saúde e doença se instala quando o indivíduo não tem participação política nessa construção.
	
	
	O processo de saúde e doença se estrutura pela consciência de cada ser humano.
	
	
	O processo de saúde e doença se modificou ao longo do desenvolvimento histórico e científico da humanidade.
	
	
	O processo de saúde e doença não se modifica, apenas muda conceitos e medicamentos.
	
	
	O processo de saúde e doença se estabelece com o desenvolvimento humano coletivo.
	
Explicação:
O processo de saúde e doença se modificou ao longo do desenvolvimento histórico e científico da humanidade.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A Lei Nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, estabelece duas formas de participação da população na gestão do Sistema Único de Saúde, onde a comunidade, através de seus representantes, pode opinar, definir, acompanhar a execução e fiscalizar as ações de saúde nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal. Por quais meios é possível a participação da Comunidade no SUS?
	
	
	
	Através das Conferências e os Conselhos de Saúde.
	
	
	Por
meio da Comissão Intergestores Tripartite.
	
	
	Por meio do CONASS.
	
	
	Através da frequência em consultas e exames previamente agendados. 
	
	
	Através da participação na associação de bairro. 
	
Explicação:
A Lei Nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, estabelece duas formas de participação da população na gestão do Sistema Único de Saúde: as Conferências e os Conselhos de Saúde, onde a comunidade, através de seus representantes, pode opinar, definir, acompanhar a execução e fiscalizar as ações de saúde nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		É correto afirmar sobre Políticas Públicas de Saúde:
	
	
	
	Políticas Públicas de Saúde é um conhecimento somente para algumas áreas da saúde.
	
	
	Políticas Públicas de Saúde é uma necessidade premente para qualquer curso da área da saúde.
	
	
	Políticas Públicas de Saúde é uma necessidade somente para os países que tem pessoas em condições de vulnerabilidade.
	
	
	Políticas Públicas de Saúde é uma lei que estuda sobre as doenças.
	
	
	Políticas Públicas de Saúde ensina basicamente sobre legislação.
	
Explicação:
Políticas Públicas de Saúde é uma necessidade premente para qualquer curso da área da saúde.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Qual Conferência Internacional  de Saúde elaborou uma Declaração estabelecendo como meta a Criação de Ambientes Favoráveis à Saúde, com enfoque na interdependência entre saúde e ambiente, em todos os seus aspectos, o ambiente não está restrito apenas à dimensão física, mas também às dimensões: social, econômica, política e cultural.
	
	
	
	Alma Ata
	
	
	Ottawa
	
	
	Adelaide
	
	
	Sundsval
	
	
	Jakarta
	
Explicação:
A DECLARAÇÃO DE SUNDSVALL PROMOÇÃO DA SAÚDE E AMBIENTESFAVORÁVEIS À SAÚDE  foi a 3ª Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde Sundsvall, realizada na Suécia, entre  9 ¿ 15 de Junho de 1991.   Esta conferência sobre Promoção da Saúde teve como temática os Ambientes Favoráveis à Saúde, e deu continuidade a uma sequência de eventos que tiveram início o compromisso da Organização Mundial de Saúde (OMS) relativamente às «Metas da Saúde para Todos no Ano 2000.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		As discussões iniciais sobre humanização datam da década de 1970, tendo como um dos marcos principais a I Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde realizada pela Organização Mundial de Saúde, que declarou como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta da atenção primária em saúde. Qual o nome dessa declaração?
	
	
	
	A declaração de Alma-Ata
 
	
	
	A declaração de bens da instituição de saúde.
 
	
	
	A declaração dos direitos das crianças e adolescentes.
	
	
	A declaração dos direitos ambientais.
 
	
	
	A declaração universal dos direitos humanos
 
	
Explicação:
A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, reunida em Alma-Ata ocorreu em 12/09/1978, expressando a necessidade de ação urgente de todos os governos, de todos os que trabalham nos campos da saúde e do desenvolvimento e da comunidade mundial para promover a saúde de todos os povos do mundo, formulou que o  desenvolvimento econômico e social baseado numa ordem econômica internacional é de importância fundamental para a mais plena realização da meta de Saúde para Todos no Ano 2000.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		As ____________ em saúde são as desigualdades que além de sistemáticas e relevantes são também evitáveis, injustas e desnecessárias, segundo a definição de Margareth Whitehead.
Como exemplos, podemos citar: a alta mortalidade infantil; analfabetismo.
	
	
	
	Equidades
	
	
	Determinantes
	
	
	Divergências
	
	
	Iniquidades
	
	
	Nenhuma das alternativas está correta.
	
Explicação:
As iniquidades em saúde são as desigualdades que além de sistemáticas e relevantes são também evitáveis, injustas e desnecessárias, segundo a definição de Margareth Whitehead.
Como exemplos, podemos citar: a alta mortalidade infantil; analfabetismo.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Em 1923 a Lei Eloy Chaves cria as Caixas de Aposentadorias e Pensões( CAPS ), beneficiando primeiramente ferroviários e marítimos. Sobre as CAPS é CORRETO afirmar:
	
	
	
	Sua prerrogativa era acúmulo de capital;
	
	
	Seu financiamento era feito exclusivamente pelo  governo;
	
	
	Eram vinculadas ao Ministério do trabalho, com financiamento tripartite (empregado, empregador e governo);
	
	
	São consideradas o embrião da saúde pública no Brasil;
	
	
	Tinham por finalidade benefícios previdenciários e assistência médica os empregados e empregador participavam do financiamento das Caixas
		
		A Conferência em que constatam a necessidade urgente de abordar os determinantes sociais, econômicos e ambientais da saúde, sendo preciso fortalecer os mecanismos de colaboração para a promoção da saúde, em todos os setores e níveis da sociedade é a:
	
	
	
	Declaração de Jakarta.
	
	
	Declaração de Ottawa.
	
	
	Declaração de Alma Ata. 
	
	
	Declaração do México.
	
	
	Declaração de Adelaide.
	
Explicação:
Reunidos na Cidade do México por ocasião da Quinta Conferência Global sobre Promoção da Saúde, os ministros da Saúde que assinaram a DECLARAÇÃO DO MÉXICO:
1 - Reconhecem que a consecução do nível de saúde mais alto possível é um elemento positivo para o aproveitamento da vida e necessário para o desenvolvimento social, econômico e a eqüidade.
2 - Reconhecem que a promoção da saúde e do desenvolvimento social é um dever e responsabilidade central dos governos, compartilhada por todos os setores da sociedade.
3 - Estão conscientes de que, nos últimos anos, através dos esforços sustentados dos governos e sociedades em conjunto, houve uma melhoria significativa da saúde e progresso na provisão de serviços de saúde em muitos países do mundo.
4 - Constatam que, apesar desse progresso, ainda persistem muitos problemas de saúde que prejudicam o desenvolvimento social e econômico e que, portanto, devem ser urgentemente resolvidos para promover uma situação mais eqüitativa em termos de saúde e bem-estar.
5 - Estão conscientes de que, ao mesmo tempo, doenças novas e reemergentes ameaçam o progresso registrado na área da saúde.
6 - Constatam a necessidade urgente de abordar os determinantes sociais, econômicos e ambientais da saúde, sendo preciso fortalecer os mecanismos de colaboração para a promoção da saúde em todos os setores e níveis da sociedade.
7 - Concluem que a promoção da saúde deve ser um componente fundamental das políticas e programas públicos em todos os países na busca de eqüidade e melhor saúde para todos.
8 - Constatam as amplas indicações de que as estratégias de promoção da saúde são eficazes.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A Declaração de Adelaide  trata sobre as Políticas Públicas Saudáveis. É correto afirmar:
	
	
	
	A Declaração de Adelaide identificou seis áreas prioritárias de ação.
	
	
	Possui como uma das áreas prioritárias a saúde da mulher.
	
	
	Possui como uma das áreas prioritárias a saúde da criança.
	
	
	A Declaração de Adelaide foi criada em 1986.
	
	
	Aponta como área secundária a alimentação saudável.
	
Explicação:
A Declaração de Adelaide (1988) trata sobre as Políticas Públicas Saudáveis e identificou quatro áreas prioritárias: Apoio a saúde da mulher, nutrição, ambientes favoráveis e álcool e tabaco.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		De acordo com Buss (2010), para a atenção integral de saúde, será necessário utilizar e integrar saberes e práticas hoje reunidos em compartimentos isolados: atenção médico-hospitalar; programas de saúde pública; vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; educação para a saúde etc. com ações extra-setoriais em distintos campos, como água, esgoto, resíduos, drenagem urbana, e também na educação, habitação, alimentação e nutrição etc, e dirigir esses saberes e práticas integrados a um território peculiar, diferente de outros territórios, onde habita uma população com características culturais, sociais, políticas,

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais