Buscar

LEIS DA GESTALT

Prévia do material em texto

LEIS DA GESTALT
1 - UNIDADE: Uma unidade é o único elemento que se encerra em si mesmo ou também um conjunto de elementos percebidos que constituem "um todo". Uma rosa, por exemplo, é uma unidade (a flor por si só), formada por diversas outras unidades (cada pétala).
2 - SEGREGAÇÃO: Diz respeito a nossa capacidade perceptiva de evidenciar, destacar, separar uma ou mais unidades na composição inteira ou em partes dela por meio de estímulos visuais: cores diferentes, formas bem delimitadas por linhas, texturas, volumes, entre outros elementos. Um exemplo disto é quando observamos uma fotografia e a dividimos em elemento principal, elementos secundários, fundo, etc...
3 - UNIFICAÇÃO: A unificação acontece quando existem elementos iguais ou semelhantes distribuídos de forma coerente e harmônica. De maneira geral, figuras simétricas tendem a representar bem o conceito de unificação, pois mantêm um padrão estético em sua estrutura.
4 - PROXIMIDADE: Elementos próximos uns dos outros tendem a se agruparem e são percebidos como um todo ou unidades dentro de um todo. Fachadas de construções costumam criar essa sensação de proximidade, quando dividimos suas partes por aproximação: o corpo, o telhado, etc...
5 - SEMELHANÇA: A semelhança e a proximidade conversam entre si e tendem a criar a ideia de unidade. Mas na semelhança buscamos por elementos que se assemelham em algum grau para isso: seja pela cor, pela forma, pela direção ou qualquer outra característica.
6 - FECHAMENTO: O fechamento de estabelece para a formação de unidades através da nossa percepção. Nosso cérebro interpreta uma forma completa se os elementos estão estruturados de uma forma definida. Um bom exemplo desse fundamento é o logotipo da rede de supermercados Carrefour, que forma um “C” na junção dos seus elementos.
7 - CONTINUIDADE: A continuidade acontece quando elementos estão próximos e dão a impressão de seguir uma determinada direção . Quando existe uma repetição ordenada dos elementos. Um exemplo são as espirais, que criam movimentos e sensações agradáveis, por justamente estarem em continuidade. 
8 - PREGNÂNCIA DA FORMA: A pregnância é a facilidade de compreensão, leitura e identificação de uma composição visual. Quanto maior for a pregnância, maior é a rapidez da leitura da forma pelos nossos olhos.

Continue navegando