Buscar

Atividade referente a Poesia - Operário em Construção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CEUMA 
	Data: 17 / 03 / 2021
	
	Curso: Psicologia 
	Disciplina: Psicologia e Políticas Públicas 
	
	Professor: Iranny 
	Turma: 
	
	Alunas (o): Josiane Araujo de Sousa.
	CPD: 
ATIVIDADE
Faça uma análise crítica sobre a poesia “operário em construção” de Vinicius de Moraes, correlacionando ao conteúdo da aula.
Nas primeiras estrofes da poesia, percebe-se que o operário desconhecia a importância do seu trabalho e ao mesmo tempo era escravo dele, mas, ao constatar que tudo era ele quem o fazia e tendo consciência disso se constituiu em um novo ser. Nota-se que nesta época de acordo com Marx, o estado só conservava os diretos e interesses da classe burguesa já que estes é quem detém o poder, defende também que, o que ela produz ela tem direito ao que é produzido, assim desconsiderando os interesses dos operários (proletariado) e constituindo assim uma exploração da mão de obras. Nesta mesma premissa, o operário não tinha voz e não era ouvido, ou seja, os seus direitos fundamentais não eram exercidos e desconhecidos para eles, bem como não possuíam interesses em comum com o estado (burguesia).
Ao ter uma nova visão e consciência surge uma outra percepção de operário, este percebeu a própria importância dentro de uma sociedade, as desigualdades entre ele (operário) e o patrão (burguesia). O patrão ao ver que o operário está começando a se tornar ciente de tudo o que constrói, o tenta convencer do contrário, pois é somente ele (patrão) que detém poder e neste momento o operário entoa o “não” pois sua consciência política e social está surgindo. Ou seja, é o surgimento de reivindicações por seus direitos, de acordo com Gramsci, é com o surgimento de associações (grupos de pessoas) em prol de um mesmo objetivo, em que os interesses públicos possam ser ouvidos por meio das lutas para transformar o poder conservador. 
Esse poema demonstra o conhecimento e a percepção da classe trabalhadora diante do poder que a burguesia exercia, em que, os seus direitos fundamentais não existiam. A busca incessante por direitos, reconhecimento pelo trabalho, uma vida mais digna e significativa e a concepção de uma sociedade em construção e que ele é provedor disso. Dentro desta visão esses grupos de associações unidos visam construir ações democráticas para que os seus interesses e direitos dessa classe estejam acima dos interesses privados, para que suas ações delegam um bem social para a sociedade como um todo tornando-se assim uma sociedade civil.

Continue navegando