Buscar

AVAL 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos da Biblioteconomia e Ciências da Informação (BIB02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668896) ( peso.:4,00)
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As 5 leis de Ranganathan foram escritas para as diversas áreas da biblioteconomia. Elas presam que os livros são para serem usados, que para cada leitor, o seu livro, e a cada livro, o seu leitor; que o bibliotecário deve poupar o tempo do leitor e por último, que a biblioteca é um organismo em crescimento. Disserte sobre a relevância destas leis.
	Resposta Esperada:
As leis impulsionaram a criação de serviços e processos técnicos que são utilizados nas bibliotecas e nos centros de informação, servem como fundamento para inspirar, ordenar e nortear as atividades do bibliotecário, que precisa interpretar de acordo com sua realidade, com seu público-alvo e com sua instituição, a fim de responder às demandas por informação.
	2.
	A Ciencia da informação - CI - formada pelas áreas da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, conquistou relevância pela sua abrangência. Junto à produção do conhecimento, da informação, opera, sobretudo, no ambiente das unidades de informação com o armazenamento, conservação, recuperação e preservação do conhecimento. Sendo assim, descreva os dois primeiros marcos históricos que conduziram a CI ao atual estado científico.
	Resposta Esperada:
*O primeiro marco foi o Instituto Internacional de Bibliografia (IIB) criado pelo advogado e visionário
da ciência da informação Paul Otlet, em 1895. *O segundo marco foi na década de 1950, em que a CI passou a configurar como uma disciplina de fato.
Parte inferior do formulário

Outros materiais