Buscar

Atividade 2 INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1/1
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Engenharia de Produção 
Semestre: 3º 
Disciplina: Introdução à Computação 
ATIVIDADE DA AULA 03. 
Professor: Adriano Câmara
ORIENTAÇÕES 
O ALUNO DEVE ENVIAR ESTAS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 02
1. Faça uma pesquisa na internet sobre os navegadores (browsers). Cite e informe as principais características de pelo menos 5 navegadores diferentes.
GOOGLE: Atualmente, o Chrome é o navegador mais usado no mundo, com 67,15% dos usuários de Desktop. 
· Tradutor: Chrome é o primeiro a ter tradução automática no navegador, sem necessitar de extensões adicionais. Quando o idioma da página web não corresponde às preferências de idioma definidas no navegador, o Chrome oferece automaticamente a tradução da página Web para o seu idioma preferido. 
· Corretor Ortográfico: A função automaticamente marca todas as palavras que você escreve errado.
· Modo de navegação anônima: Recurso é usado para quem deseja usar a internet sem ter seus dados e cookies salvos no histórico. Se não quiser que as suas visitas a um site sejam registadas no histórico do seu navegador ou no cookie. 
INTERNET EXPLORE: O Internet Explorer foi um dos navegadores web mais usados do mundo, obtendo um pico de cerca de 95% da fatia de uso entre 2002 e 2003.
· Versões do Internet Explorer para outros sistemas operacionais foram produzidas, incluindo uma versão para o Xbox 360 chamada de Internet Explorer for Xbox e uma versão incorporada para OEMs chamada de Pocket Internet Explorer, posteriormente renomeada como Internet Explorer Mobile, feito para Windows Phone, Windows CE, e anteriormente, baseado no Internet Explorer 7 para Windows Mobile.
· Desde 12 de janeiro de 2016, apenas a versão mais recente do Internet Explorer em cada sistema operacional é suportada. O suporte varia de acordo com as capacidades técnicas do sistema operacional e do ciclo de vida do suporte. 
· O navegador foi examinado durante todo o seu desenvolvimento por uso de tecnologia de terceiros (como o código fonte do Spyglass Mosaic, usado sem o pagamento de royalties nas primeiras versões) e vulnerabilidades de segurança e de privacidade, e os Estados Unidos e a União Europeia alegaram que a integração do Internet Explorer com o Windows foi em detrimento da justa competição entre os navegadores.
MOZILLA: Com mais de 25 milhões de downloads nos primeiros 99 dias após o lançamento da versão 1.0, o Firefox se tornou uma das aplicações de código livre mais usadas por usuários domésticos.
· As opções menos usadas pela maioria dos usuários geralmente ficam ocultas, oposto ao que acontece com a suíte Mozilla.
· A arquitetura de programação do Firefox é baseada em extensões. Tal característica é apontada por alguns como um dos aspectos que supostamente tornariam o navegador seguro.
· Em 2019, a Mozilla anunciou o lançamento de seu próprio serviço de VPN,[252] o qual serviria para dar mais segurança ao navegador Firefox. Sob o nome de Firefox Private Network (FPN), a nova adição ao repertório da empresa ainda se encontra em fase de teste, estando disponível exclusivamente para residentes dos Estados Unidos, tanto em sua versão paga quanto gratuita.
YAHOO: É um serviço de pesquisa online semelhante ao buscador Google. O serviço é mantido pelo portal Yahoo! e nele é possível fazer pesquisas direto do navegador, acessando o site ou por plugins, bem como por aplicativos disponíveis para os sistemas Android e e iOS. Por oferecer recursos iguals ao do Gigante das buscas, já muito consolidado, acaba tendo menos notoriedade e é menos utilizado. 
· Sua usabilidade é rigorosamente idêntica ao do Google. A página principal é limpa e bem minimalista. Há apenas a logo da empresa, uma barra para digitar os termos de pesquisa e um botão para realizar o procedimento.
· O Yahoo Busca mostra uma lista de websites que provavelmente possam ter a resposta para o que você está procurando. Na parte inferior podemos mudar o tipo de conteúdo que estamos procurando. É possível pesquisar, além de sites da web, por imagens e vídeos.
· A interface é simples, os resultados aparecem em lista, e os que estão no topo são os mais relevantes. As imagens são mostradas em grades, quando tocamos em alguma imagem, abre em tela cheia, onde também podemos efetuar algumas ações, como baixar ou favoritar a imagem. O mesmo acontece com os vídeos.
SAFARI: Desenvolvido pela Apple Inc. e incluído como o navegador padrão a partir do sistema operacional Mac OS X v10.3 (Panther).
· Suas funções são básicas: abas, bloqueador de pop-ups, baixador de arquivos, leitor de notícias RSS, modo privado que evita o monitoramento da navegação por terceiros, etc. Tem o motor de renderização (layout engine) WebKit — um software que interpreta os códigos HTML e posiciona os elementos da página — sendo que o KHTML do Konqueror, navegador para KDE, foi usado como base.
· Em 2017, o Safari era o segundo navegador mais utilizado no mundo com 16,1% dos usuários mundiais.
· Em relação a segurança, o Safari é um dos navegadores mais seguros do mundo, sendo constantemente atualizado e contando com sistema de proteção de dados e antiphishing,  que evita que o usuário seja redirecionado para sites falsos.

Continue navegando