Buscar

Valorização da Variação Linguística e Análise Sincrônica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Humberto Pessoa da Rocha (3286652)
	
	Disciplina:
	Filologia Portuguesa (LET40)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669094) ( peso.:4,00)
	Prova:
	29412325
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Um dos conceitos que contribuem com o ensino de língua portuguesa é o de historicidade. A partir dele, compreendemos as inúmeras ocorrências em sala e, ainda, como poderemos abordá-las. Uma postura que sabe explorar, de forma adequada, aquilo que surge em sala é parte do processo de ensino e aprendizagem. Disserte sobre as maneiras de valorizar (aproveitar em sala) as formas linguísticas que o estudante traz à sala.
	Resposta Esperada:
O estudante, ao entrar na escola, não abandona tudo o que aprendeu em seus contextos de fala, em especial, o familiar. Essas formas nem sempre são conforme a norma estabelecida. Os "desvios" que acontecerem devem ser entendidos da seguinte maneira: as línguas não são estáticas. Reconhece-se que há transformações ao longo do tempo. Entende-se que a linguagem muda com o tempo. Contudo, sua história não é totalmente apagada. É compreensível retornar a formas antigas de se comunicar, afinal, falar é diferente de decorar um sistema. A sala de aula é espaço de valorização dessas variações que os sujeitos trazem. Valorizar e respeitar, afinal, a língua é viva, ela ganha vida exatamente no momento de uso. Entender esses aspectos em sala é fundamental para a boa análise da língua - além de evitar (ou atenuar) os comentários preconceituosos. Isso deve ser fazer parte da sala de aula: a valorização da historicidade que os alunos trazem.
	2.
	Podemos observar a linguagem por diferentes perspectivas e abordagens. A Linguística Aplicada é uma delas. Nela, a linguagem é observada em seu contexto real - reconhece inclusive os problemas existentes no uso da língua. Para a Linguística Aplicada, podemos observar duas abordagens predominantes. Disserte sobre a análise sincrônica - se ela pode ser comparada a uma fotografia ou a um filme.
	Resposta Esperada:
Ao realizarmos uma análise sincrônica, o olhar é para um momento histórico específico. É possível comparar esse estudo a uma fotografia - um momento capturado e analisado. Trata-se de procurar entender como ela funciona em um dado momento da história.
Parte inferior do formulário

Outros materiais