Buscar

Atividade Prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Princípios de Eletromagnetismo
Data:09/01/2021.
Aluno (a): Henryl da Rosa Paim	
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Um disjuntor termomagnético é um dispositivo de proteção capaz de ser utilizado para manobras, ligar ou desligar, ou para proteção, contra sobrecargas e contra curto-circuitos. Ele possui dois princípios de funcionamento para proteção, um térmico e um magnético.
Discuta os conceitos físicos envolvidos nesse dispositivo com que nos deparamos diariamente nas nossas residências, trabalho, escola, entre tantas outras aplicações.
O disjuntor termomagnético é empregado em residências, industrias e afins com a finalidade de proteger as instalações elétricas contra possíveis danos de sobrecargas e curtos-circuitos. Tem como função monitorar e controlar a corrente elétrica, interrompendo a circulação de energia elétrica em caso de picos que ultrapassem o valor considerado adequado em relação ao seu dimensionamento. Seus princípios de funcionamento são dados pelas proteções térmicas e magnéticas.
A proteção térmica é feita através de uma chapa bimetálica, onde a corrente elétrica que passa pela chapa bimetálica causa um aquecimento liberando energia na forma de calor (efeito Joule).
Em condições de funcionamento do disjuntor, a chapa bimetálica suporta uma corrente elétrica menor ou igual a estipulada pelo fabricante. Se a corrente ultrapassar este valor, a chapa bimetálica começa a ter uma mudança de forma, fazendo com que a chapa entre em contato com o mecanismo interno que efetua o desligamento do disjuntor.
A proteção magnética é feita através de uma bobina em conjunto com um pistão metálico. A bobina funciona como um indutor e o pistão metálico fica posicionado dentro da bobina, mas sem nenhum contato físico entre eles.
Em condições normais de funcionamento no interior do disjuntor termomagnético e sobre a bobina presente no mesmo, há um campo magnético presente. O campo magnético é diretamente proporcional ao pico de corrente elétrica, logo, quando há um curto-circuito a corrente sobe rapidamente, aumentando o campo magnético e induzindo o pistão metálico como um ímã. O movimento do pistão faz com que o mesmo acione o mecanismo que vai desarma o disjuntor termomagnético.

Continue navegando