Buscar

ATIVIDADE 1 DE BIOSSEGURANÇA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 BIOSSEGURANÇA 
Herbert Monteiro
30004327
Parnamirim/RN
ATIVIDADE 1 BIOSSEGURANÇA 
1.Identifique algumas situações no seu dia a dia que colocam em risco a vida das pessoas.
Risco de acidente ao utilizar máquinas pesadas sem EPIs adequados, Risco físico ao utilizar de máquinas que causam ruídos sem proteção aos ouvidos, Risco ergonômico ao fazer atividades repetitivas sem pausa.
2.Aponte 6 ou mais situações de vida em sua comunidade  que contribuam positivamente para um estado de saúde dos indivíduos.
- Prevenção e proteção da saúde dos trabalhadores de clínicas, hospitais, laboratórios e outros serviços de saúde;
- Redução dos riscos nas áreas de desenvolvimento tecnológico e pesquisa científica;
- Minimização dos riscos na prestação de serviços, evitando a contaminação de pacientes e dos casos de infecção hospitalar;
- Preservação do meio ambiente, no sentido de erradicar a contaminação por agentes químicos, por exemplo;
- Defesa à saúde dos animais, evitando a contaminação de hospedeiros e criação de novas vias epidêmicas;
- Proteção a saúde da população em geral, prevenindo problemas sociais futuros.
3.Conceitue Biossegurança.
A biossegurança é a área de conhecimento que engloba um conjunto de medidas e ações que buscam a minimização e o controle dos riscos inerentes a uma determinada atividade ou local, com o intuito de preservar a saúde humana, animal e ambiental.
Essas medidas devem ser adotadas nas pesquisas, no ensino, no desenvolvimento tecnológico, na produção e na prestação de serviços, promovendo a segurança sem comprometer os resultados ou a qualidade. Isso é extremamente importante, visto que a biossegurança, em linhas gerais, não deve prejudicar o desempenho.
Mais especificamente quanto aos profissionais de saúde, o foco da biossegurança é nas instalações laboratoriais, no controle de agentes biológicos aos quais as pessoas são expostas e até mesmo na melhor qualificação dos agentes e trabalhadores, visto que eles estarão mais comumente expostos a agentes químicos e físicos.
As normas e regras de biossegurança geralmente implicam em novos procedimentos e equipamentos. São eles que garantem a saúde da população e do trabalhador, além de os protegerem contra doenças e epidemias
4.Descreva quais cuidados um trabalhador da área da saúde deve ter para garantir a sua saúde. 
A relação entre a biossegurança e a segurança do trabalho é imensa, visto que alguns ofícios, como o de um profissional de saúde, estão diretamente ligados a práticas e ações que proporcionem uma melhor proteção no dia a dia, não apenas nesses locais, mas inclusive para a população como um todo.
Um dos exemplos mais clássicos é o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), que precisam estar de acordo com as atividades e riscos de cada trabalhador. Como o nome já sugere, eles servem para proteger individualmente cada usuário, bem como para a contenção dos mais variados riscos existentes que possam ameaçar a segurança. No geral, as medidas de biossegurança envolvem dois pontos — os equipamentos de proteção individual (EPI) e os equipamentos de proteção coletiva (EPC).

Outros materiais