Buscar

Atividade Prática de Biossegurança (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biossegurança
Data: 28 / 12 / 2023
Aluno (a): WILLIAN FELIPE DE OLIVEIRA
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
A saúde do trabalhador e a biossegurança são aliadas na busca de maior segurança, proteção e saúde dos trabalhadores em seus ambientes laborais. Os trabalhadores da área da saúde estão, frequentemente, expostos a fatores de riscos ocupacionais. Nos ambientes laborais onde eles atuam, é frequente a ocorrência de acidentes ocupacionais advindos da manipulação constante de seringas, agulhas e secreções corporais (SECCO, et al., 2010). Tal fato propicia a exposição do trabalhador a material biológico, o que representa um risco para a transmissão de patologias.
Imagine que você atua como enfermeiro do trabalho ou profissional de saúde ocupacional e, ao observar as considerações relatadas anteriormente, precisa estudar sobre condutas com relação à biossegurança e à saúde ocupacional no ambiente de trabalho dos profissionais da saúde. 
Assim, apresente um relatório de sua análise, em formato de texto, identificando os ambientes de trabalho dos profissionais da saúde, os principais fatores de risco, as medidas de segurança que podem ser adotadas e as ações de biossegurança para promover a saúde dos trabalhadores.
Relatório sobre Biossegurança e Saúde Ocupacional no Ambiente de Trabalho dos Profissionais da Saúde.
O presente relatório visa analisar e propor medidas para garantir a biossegurança e a saúde ocupacional dos profissionais da saúde, considerando os riscos inerentes às atividades desempenhadas por esses trabalhadores.
Ambientes de Trabalho:
1. Hospitais e Clínicas:
· Fatores de Risco: Manipulação constante de materiais biológicos, exposição a agentes infecciosos, acidentes com instrumentos cortantes, e exposição a substâncias químicas.
· Medidas de Segurança: Treinamento regular em boas práticas de biossegurança, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, como luvas, máscaras, óculos de proteção e aventais.
· Ações de Biossegurança: Implementação de procedimentos para o descarte seguro de materiais perfurocortantes, estabelecimento de áreas específicas para manipulação de substâncias perigosas, e monitoramento regular da saúde dos trabalhadores.
2. Laboratórios de Análises Clínicas:
· Fatores de Risco: Manipulação de amostras biológicas, exposição a agentes patogênicos, e manuseio de reagentes químicos.
· Medidas de Segurança: Uso de EPIs específicos para atividades laboratoriais, implementação de cabines de segurança biológica, e treinamento constante sobre práticas laboratoriais seguras.
· Ações de Biossegurança: Adoção de procedimentos rigorosos para a identificação, manuseio e descarte de resíduos biológicos, e monitoramento da qualidade do ar nos laboratórios.
3. Unidades de Terapia Intensiva (UTIs):
· Fatores de Risco: Exposição a pacientes críticos, manipulação de dispositivos invasivos, e risco de contaminação cruzada.
· Medidas de Segurança: Protocolos rigorosos de higienização das mãos, uso de EPIs adequados para cada procedimento, e controle de infecções por meio da segregação de pacientes.
· Ações de Biossegurança: Implementação de medidas para a prevenção de infecções hospitalares, como a desinfecção regular de superfícies e equipamentos, e monitoramento constante da adesão às práticas de biossegurança.
Conclusões e Recomendações:
Considerando os riscos inerentes aos ambientes de trabalho dos profissionais da saúde, é crucial a implementação de medidas preventivas e corretivas para garantir a segurança e saúde desses trabalhadores. 
Recomenda-se investir em treinamentos regulares, fiscalização constante do cumprimento das normas de biossegurança, e a atualização periódica dos protocolos, levando em consideração as mudanças nas práticas e tecnologias.
A promoção da saúde ocupacional e da biossegurança não apenas protege os trabalhadores, mas também contribui para a qualidade do atendimento ao paciente, reduzindo a incidência de infecções hospitalares e melhorando a eficiência dos serviços de saúde.

Outros materiais