Buscar

Atividade Sobre Saneamento Basico (1)

Prévia do material em texto

redija um texto dissertativo acerca da abrangência, no Brasil, dos serviços de saneamento básico e seus impactos na saúde da população.
O conceito de saneamento básico vem se desenvolvendo ao longo da história, sanear, palavra derivada do Latim Sanus que significa tornar saudável, higienizar, limpar. Esse conceito hoje faz parte da Constituição Federal Brasileira e de acordo com a Lei N° 11.445/2007 “lei de saneamento básico” o saneamento tem como principal fundamento a universalização do seu acesso e terceirização do seu ônus para os municípios, órgãos estaduais ou iniciativas privadas e consiste nos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente.
A priori, podemos citar um estudo do instituto Trata Brasil, de acordo com o estudo 100 milhões de pessoas não possuem cobertura completa de esgoto, sendo as regiões norte e nordeste as líderes dos piores indicies de coleta de esgoto, um exemplo é do inadmissível caso de Ananindeua, município do Pará, que registrou o pior índice de coleta de esgoto do país, com apenas 2,05%. Até mesmo em capitais, como Manaus e Belém, os índices não chegam a 13%. o que demonstra um grave problema da interação homem-natureza no brasil e um estigma de marginalização social das regiões norte e nordeste. A falta do tratamento de esgoto resulta, não só na proliferação de diversas doenças, como Diarreia, Hepatite A, Leptospirose, na maior incidência de pragas domésticas, como moscas, ratos e baratas, também como na contaminação de córregos e lençóis freáticos com dejetos.
A posteriori, podemos citar ainda em consonância com o instituto, que No Brasil, ainda são mais de 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável, o que demonstra um quadro de marginalização social, levando em conta que entre os 10 municípios com menor atendimento em água, oito são da região norte e nordeste, também estão; Belém (PA) 70,41% e Ananindeua (PA) 29,98%. Dessa forma, podemos observar um fato que reforça o estigma social, que divide o padrão quantitativo de oferecimento de saneamento básico no Brasil em norte-sul.
Em suma, podemos resumir a falta de saneamento básico como fator propulsor de diversas doenças e estigmas na sociedade. Portanto, o Estado deve oferecer o saneamento básico a toda sociedade, através do reforço no investimento de políticas públicas já existentes e na criação de novas políticas que atendam as regiões mais necessitadas, como as regiões norte e nordeste, afim de evitar a proliferação de doenças na sociedade e no meio ambiente criando uma interação mais harmoniosa entre homem-natureza.
Cite quatro problemas relacionados aos processos de coleta e descarte do lixo nas regiões metropolitanas do Brasil. Explique.
· surgimento de lixões (lixo a céu aberto); acúmulo de resíduos sólidos não biodegradáveis, tem causado a contaminação de solos, cursos d’água e lençóis freáticos, e também doenças como dengue, leishmaniose, leptospirose e esquistossomose, entre outras, cujos vetores encontram nos lixões um ambiente propício para sua disseminação.

Continue navegando