A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Introdução à profissão AOL4

Pré-visualização | Página 1 de 2

1. Pergunta 1
As penalidades vão ser aplicadas conforme a gravidade da infração. A seguir, julgue V para verdadeiro e F para falso. 
( ) A advertência verbal ocorrerá quando o profissional descumprir o CEPE e as normativas dos conselhos, não comunicar aos conselhos ou órgãos competentes ações que infrinjam a ética e levem a ações inseguras de saúde ao indivíduo.
(  ) A multa irá ser aplicada em casos que o profissional foi advertido anteriormente verbalmente, mas não houve mudança no comportamento, sendo então aplicada a multa.
( ) A censura irá ocorrer nos casos que o profissional de enfermagem colaborar com o desrespeito e princípios do exercício da profissão; provocar, auxiliar ou omitir situações de violência contra outro durante a atividade profissional, aceitar cargos a ele competente.
1. 
F, F, V.
2. 
F, V, F.
3. 
V, V, V.
Resposta correta
4. 
V, V, F.
5. 
F, V, V.
2. Pergunta 2
O código de ética de enfermagem é nacional, ou seja, ele é valido em todo o território brasileiro.
Sobre o código de ética as afirmativas seguintes são referentes a:
I.Participar da prática profissional multidisciplinar com responsabilidade e autonomia, respeitando o código de ética e a lei do exercício profissional.
II.Participar de cargos de fiscalização profissional. 
III.Atualizar os conhecimentos técnico-científicos que dão base ao exercício profissional. 
1. 
II e III deveres do enfermeiro e I direito do enfermeiro. 
2. 
I, II e III. deveres do enfermeiro.
3. 
I e II direitos e III dever do enfermeiro
4. 
I, II deveres do enfermeiro e III direito do enfermeiro. 
5. 
I, II e III direitos do enfermeiro.
Resposta correta
3. Pergunta 3
Os tipos de penalidades impostam pelos conselhos são:
1. 
a advertência escrita, com a presença de duas testemunhas; a multa de dez vezes o valor da anuidade; a censura, que é divulgada publicamente em comunicados oficiais do conselho e em jornais de grande circulação; a suspensão do exercício profissional por até noventa dias e a cassação do direito profissional por até trinta anos. 
2. 
a advertência por escrito, com a presença de duas testemunhas; a multa de uma a dez vezes o valor da anuidade; a censura, que é divulgada publicamente em comunicados oficiais do conselho e em jornais de grande circulação; a suspensão do exercício profissional por até noventa dias e a cassação do direito profissional por até trinta anos.
3. 
a advertência verbal, com a presença de duas testemunhas; a multa de uma a dez vezes o valor da anuidade; a censura, que é divulgada publicamente em comunicados oficiais do conselho e em jornais de grande circulação; a suspensão do exercício profissional por até noventa dias e a cassação do direito profissional por até trinta anos.
Resposta correta
4. 
a advertência verbal, com a presença de duas testemunhas; a multa de uma a dez vezes o valor da anuidade; a censura, que é divulgada publicamente em comunicados oficiais do conselho e em jornais de grande circulação; a suspensão do exercício profissional por até noventa dias e a cassação do direito profissional por pelo menos trinta anos.
5. 
a advertência verbal, com a presença de duas testemunhas; a multa de uma a dez vezes o valor da anuidade; a censura, que é suspensão por 30 dias das atividades profissionais; a suspensão do exercício profissional por até noventa dias e a cassação do direito profissional por trinta anos.
4. Pergunta 4
Sobre os direitos estabelecidos no código de ética profissional, assinale a alternativa correta: 
1. 
Ele tem o direito de orientar sobre preparo, benefícios, riscos e consequências de exames, respeitando o direito de recusa do indivíduo ou do seu representante legal.
2. 
É direito do enfermeiro informar por escrito e/ou formalmente sobre os cuidados que são necessários para continuidade da assistência de forma segura.
3. 
Ele pode denunciar ações que possam causar imperícia, negligência ou imprudência decorrentes da assistência profissional
4. 
Ele não pode apoiar ou incentivar o desempenho das atividades na organização de categoria do profissional de enfermagem. 
5. 
Ele tem direito de negar a ser exposto em mídia social durante o desempenho profissional.
Resposta correta
5. Pergunta 5
A cassação do exercício profissional pode ocorrer quando o profissional:
1. 
não provocar ou auxiliar o aborto, exceto em casos previsto por lei.
2. 
não realizar procedimentos de que não têm competência.
3. 
não falsificar resultado de pesquisas e nem os usar para outros fins. 
4. 
não regularizar a inscrição no conselho de enfermagem, tendo sido anteriormente advertido.
Resposta correta
5. 
não aceitar a divulgação da sua imagem durante o exercício profissional.
6. Pergunta 6
Sobre as áreas de atuação do enfermeiro, assinale a alternativa correta. 
1. 
Enfermagem em nefrologia é uma especialização da enfermagem para atuação em centros oncológicos. É uma especialização que tem uma subdivisão, a oncologia pediátrica, que é a assistência de enfermagem voltada aos cuidados oncológicos na pediatria. 
2. 
Enfermagem em cardiologia é a especialização do enfermeiro em hemodinâmica e perfusionista, sendo ele habilitado a atuar durante as cirurgias cardíacas, controlando a hemodinâmica e a perfusão do paciente. 
Resposta correta
3. 
Enfermagem em UTI é a área de atuação em que a enfermagem planeja os cuidados para pacientes que possuem doenças crônicas e/ou terminais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. O enfermeiro precisa de especialização para atuar nessa área. 
4. 
Enfermagem em centro oncológico é um campo de atuação que incialmente não exige especialização, mas exige conhecimento da rotina e procedimento realizados no setor. A enfermagem pode atuar como coordenadora geral ou na área assistencial dentro do bloco cirúrgico.
5. 
Enfermagem em neurologia é uma especialização da enfermagem nos cuidados dos pacientes com distúrbios renais e na hemodiálise. 
7. Pergunta 7
Os deveres são as atividades, os atos e/ou as circunstâncias que o profissional de enfermagem precisa desenvolver suas obrigações éticas.
Considerando isso, assinale a alternativa que que apresenta dever(es) do enfermeiro:
1. 
Formação e atuação em comissão de ética de enfermagem e em comitês interdisciplinares presentes na instituição que atua. 
2. 
Em documentos, deve assinar, colocar o número profissional e a categoria, sendo facultativo o uso do carimbo, mas obrigatória a assinatura.
Resposta correta
3. 
Recusar de revelar informações confidenciais que obteve durante o exercício profissional.
4. 
Conceder, por meios de comunicação, cursos, entrevistas, palestras com fins educativos. 
5. 
Não desenvolver suas atividades profissionais em locais que ofereça riscos, comunicando formalmente ao Conselho Regional de Enfermagem
8. Pergunta 8
O enfermeiro não pode realizar algumas tarefas. A seguir, julgue V para verdadeiro e F para falso. 
(  ) Não pode executar atividades que não sejam da sua competência técnico-científica ou que não sejam seguras para o profissional ou para o indivíduo. 
(  ) Pode corroborar com outros profissionais que desrespeitem o CEPE. 
(  ) Não pode provocar, auxiliar, ser conivente ou omitir qualquer ação de violência contra o outro durante o exercício profissional. 
(   ) Pode aceitar cargos ou funções que descumpram a CEPE ou concorrer a cargos de forma desleal. 
(   ) Não pode aceitar que seu nome faça parte da equipe de profissionais, mas não exercer atividade na instituição. 
1. 
V, F, F, V, V.
2. 
V, F, V, F, V.
Resposta correta
3. 
F, F, V, F, F.
4. 
F, V, V, V, V.
5. 
V, F, V, V, F.
9. Pergunta 9
O código de ética profissional aborda de forma conjunta as normas, os princípios, os direitos e deveres relacionados a ética do exercício profissional. 
Sobre ele, é correto afirmar:
1. 
O código de ética da enfermagem só aborda sobre direitos e deveres profissionais. 
2. 
A partir do código de ética profissional, o enfermeiro tem direito a não denunciar casos de violência de que tenha conhecimento durante a sua prática profissional. 
3. 
O código de ética da enfermagem foi reformulado em 2017,, baseado

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.