Buscar

Prévia do material em texto

Energia atÔmica
1
A energia atômica vem do átomo, é a energia que mantém nêutrons e prótons juntos no núcleo dos átomos. Também é conhecida como energia nuclear, que vem do núcleo. O nome energia nuclear é usado porque a maior parte da energia de um átomo reside em seu núcleo.
O QUE É?
USINAS NUCLEARES
As centrais atômicas (ou usinas nucleares) são responsáveis por obter energia atômica do núcleo dos átomos e convertê-la em energia elétrica.
É um processo complicado. 
Todas as plantas atômicas possuem um reator nuclear.
 O reator nuclear é encarregado de gerar as reações de fissão dos átomos. Essa reação ocorre de forma descontrolada, por exemplo, na explosão de bombas atômicas, mas os reatores possuem mecanismos que impedem isso, fazendo com que a reação seja controlada e reaproveitada para gerar energia elétrica.
Existem muitos tipos de usinas nucleares para o uso de energia atômica, mas conceitualmente todos eles passam por um processo semelhante: reação nuclear para obter calor, operar uma turbina e transformar energia mecânica em eletricidade.
ACIDENTE DE CHERNOBYL
IMAGEM DO REATOR NUCLEAR DA ANTIGA USINA ONDE HOUVE A EXPLOSÃO
COMO ACONTECEU?
Ocorreu entre 25 e 26 de abril de 1986 no reator nuclear nº 4 da Usina Nuclear de Chernobyl, perto da cidade de Pripyat, no norte da Ucrânia Soviética.
O acidente ocorreu durante um teste de segurança ao início da madrugada que simulava uma falta de energia da estação, durante a qual os sistemas de segurança de emergência e de regulagem de energia foram intencionalmente desligados.
Uma combinação de falhas inerentes no projeto do reator, bem como dos operadores dos reatores que organizaram o núcleo de uma maneira contrária à lista de verificação para o teste, resultou em condições de reação descontroladas. A água superaquecida foi instantaneamente transformada em vapor, causando uma explosão de vapor destrutiva e um subsequente incêndio que jogou grafite ao ar livre e produziu correntes ascendentes consideráveis ​​por cerca de nove dias.
 O fogo foi finalmente contido em 4 de maio de 1986
As plumas de produtos de fissão lançadas na atmosfera pelo incêndio precipitaram-se sobre partes da União Soviética e da Europa Ocidental. O inventário radioativo estimado que foi liberado durante a fase mais quente do incêndio foi aproximadamente igual em magnitude aos produtos de fissão aerotransportados liberados na explosão inicial.
PLUMAS
DEPOIS DO ACIDENTE
Nos próximos dias e semanas, 134 militares foram hospitalizados com síndrome aguda da radiação (SAR), dos quais 28 bombeiros e funcionários morreram em meses. Mais de 50 mil pessoas foram retiradas do local. Mais 300 mil foram transferidas durante os 14 dias seguintes, deixando para trás uma zona de exclusão.
CIDADE DE PRIPYAT HOJE
Hoje a cidade encontra-se deserta, cientistas comprovam a impossibilidade de vida na região e em áreas próximas afetadas pela alta radiação, e ainda os mesmos afirmam que um contingente entre 4 mil e 200 mil pessoas foram ou serão afetadas por cânceres decorrentes da contaminação da vegetação, do solo e da água por elementos como o césio-137 e o iodo-131.
HOJE A CIDADE DE PRIPYAT É CONHECIDA COMO ‘’CIDADE DESÉRTICA’’
OBRIGADA PELA ATENÇÃO!!!
Alunos: Elisa Costa, Marlon Cavalcante, Nathália Filipin e Pedro Bento
Docente: Sandro Daniel
Componente Curricular: Química
1° ANO E.M
09/03/2020

Mais conteúdos dessa disciplina