Buscar

Avaliação final discursiva farmacologia Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Marcela Coelho Costa (1739373)
	
	Disciplina:
	Farmacologia e Toxicologia (17530)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655716) ( peso.:4,00)
	Prova:
	27581448
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A cocaína é uma droga com relatos de uso de mais de mil anos, com diferentes finalidades. Não é errado afirmar que a substância e a fonte de onde é extraída fazem parte da cultura andina. Apesar de já ter integrado o arsenal de clínicos do século XIX e posterior, a droga apresenta grande potencial de gerar dependência em seus usuários. Não é por menos que a cada ano que passa a quantidade de usuários, na melhor das hipóteses, mantem-se estável. Além disso, ainda existem atualmente derivados da cocaína no narcotráfico que barateiam seu uso, tornando a droga mais popular e acessível a indivíduos de baixa renda. Esse fato agrava ainda mais a situação com relação ao aumento de usuários. A respeito da cocaína, descreva os principais pontos a seu respeito, expondo a origem da droga, forma de consumo, ações e seus respectivos mecanismos.
	Resposta Esperada:
*A cocaína é extraída das folhas da planta Erythroxylum coca, e pode ser consumida através de chás, inalada, via intravenosa ou fumada. *O padrão de uso mais comum da cocaína em si entre usuários é inalando o pó. *A cocaína, a depender da via de administração, apresenta atividade estimulante do sistema nervoso central ou anestésico local. *Seu mecanismo de ação estimulante do sistema nervoso central está relacionado à inibição da recaptação da noradrenalina, aumentando de forma indireta a concentração dessa monoamina na fenda sináptica. *O mecanismo mesmo parece ocorrer com a dopamina e serotonina. *Seu mecanismo de ação anestésico (quando usado topicamente, por exemplo) está relacionado à capacidade da substância de bloquear canais de sódio voltagem dependente, retardando assim a transmissão ao estímulo relacionado à dor. *Algumas drogas são derivadas da cocaína, como o crack e a merla.
	2.
	Para que uma substância química cause alguma alteração em um determinado organismo vivo, ela deve interagir a nível molecular com as estruturas que compõe esse organismo. A forma com que essa interação ocorre irá determinar a extensão e o tempo do efeito. No caso de agentes tóxicos, o efeito será deletério, podendo ser irreversível em alguns casos. Com relação aos mecanismos de interação de agentes tóxicos com o organismo, explique as interações que ocorrem com receptores, contemplando os tipos de receptores, a diferença entre eles e o tipo de interação que pode ocorrer (agonista ou antagonista).
	Resposta Esperada:
* O agente toxico deve se ligar aos receptores para que sua ação ocorra.
* As principais classes são: receptores ionotrópicos, metabotrópicos (GPCR), ligados a quinases e nucelares.
* Esses receptores podem estar localizados na membrana, citoplasma ou núcleo da célula alvo.
* Além da localização, os receptores também diferem de acordo com a velocidade de resposta, sendo os ionotrópicos mais rápidos (milissegundos), seguidos pelos metabotrópicos (segundos), ligados à quinase (horas) e, finalmente, os nucleares (horas).
* De acordo com as interações, os agentes tóxicos podem agonistas dos receptores, ou antagonistas. Agonistas estimulam a resposta gerada pelos receptores, antagonistas bloqueiam essas respostas.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Outros materiais