Buscar

Compartilhe 04 Fundamentos para Computação 24_03_21

Prévia do material em texto

CONHECENDO UM POUCO SOBRE ARITMÉTICA DIGITAL
Analise o trecho a seguir:
Para falarmos sobre aritmética digital não podemos deixar de lado os princípios da matemática. Como, por exemplo, os sistemas de numeração. Desde criança somos ensinados pelo tradicional ensino de numeração decimal, que é o mais comum, porém poucas pessoas sabem que existem outros tipos de sistemas de numeração, alguns até mesmo mais complexos e outros com apenas dois números e que são capazes de escrever quaisquer outros números (finitos).
Cada sistema de numeração possui a sua própria base. O mais famoso de todos esses sistemas é o decimal, que como dito anteriormente, é o que fomos educados a aprender (e que convenhamos, é mais fácil).
Esse sistema decimal agrupa valores de dez em dez, e por meio dele é capaz de chegarmos a qualquer outro número conhecido. Existe, além do sistema decimal, o sistema binário. O binário é um sistema de numeração composto por apenas dois números, o zero e o um. Ele pode ser representado também como verdade ou falso, isso é muito utilizado em linguagens de programação, inclusive.
Existem ainda outros tipos de sistemas de numeração, como o octal, que conta de oito em oito; o hexadecimal que tem números representativos de zero a nove em conjunto com as letras de A a F. Quando misturadas, cada cadeia de números/letras corresponde a um determinado valor. Esse sistema hexadecimal é muito utilizado para definir cores na programação (que é medida pelo RGB). Por outro lado, o sistema binário é o sistema que é utilizado na aritmética digital.
Como dito anteriormente, cada número finito existente pode ser convertido para o seu valor representativo de outro sistema numérico, basta realizar a conversão corretamente. As conversões mais comuns são as conversões de binário para decimal e de decimal para binário. Também é possível converter decimal em octal e vice-versa e entre outras conversões possíveis.
A aritmética digital também é responsável pela adição e subtração de números binários. Para isso existe a lógica de boole, que opera sobre alguns operadores lógicos como os descritos na unidade anterior, que se referem à conjunção (AND), disjunção (OR) e disjunção exclusiva (XOR). A aritmética digital trabalha com outros tipos de operações básicas, como subtração e divisão. Só para destacar, a lógica de Boolean é lembrada durante a programação quando, ao declarar um tipo de uma variável, a chamamos de boolean, onde a variável desse tipo receberá como valor verdadeiro ou falso (algumas linguagens de programação atribuem 0 ou 1 para representar esses valores).
Vamos Praticar
Convido você a criar uma proposta de análise em que deve-se verificar onde a lógica de Boole e a aritmética na computação são utilizados. Você deve discorrer em uma página a utilização da Aritmética Digital e o sistema de numeração em um computador. Deve-se citar exemplos reais e atuais dessa utilização. Ao final, disponibilize seu trabalho no fórum da seção.
Referências
MONTEIRO, M. A. Introdução à Organização de Computadores. 5. ed. São Paulo: LTC, 2007.
PAIXÃO, R. R. Arquitetura de computadores - PCs. São Paulo: Érica, 2014.
WEBER, R. F. Fundamentos de arquitetura de computadores. Sagra Luzzatto, 2000.
No começo acreditávamos que só havia um tipo de sistema de numeração que é a forma decimal, mais quando olhamos a complexidade do sistema como um todo, entendemos que há outros sistemas de numeração que são eles: binário, octal e o hexadecimal. Cada um desses sistemas de numeração tem as suas próprias características. Por exemplo, o número binário que tem a sua principal característica 0 e 1 que pode ser representada também por verdadeiro e falso, já o decimal é o mais e sua formação é pelos algarismos 0 a 9, já o octal utiliza sua base de 8 símbolos para a representação de seus números 0,1,2,3,4,5,6,7, e o hexadecimal tem uma outra característica e o mesmo utiliza além de números letras , sua base é de 16 símbolos e são utilizados números de 0 a 9, e letras a,b,c,d,e,f, seu sistema complexo é utilizado em microprocessadores. 
Cada sistema de numeração há uma característica, porém é possível fazer conversão entre os sistemas, podemos utilizar um sistema binário e fazer a conversão para um decimal, lembrando que cada algarismos binário é utilizado por a sua base que é 2 , há tabelas onde conseguimos ter uma base de cada conversão de binário para hexadecimal, octal para binário,entre outras .Na aritmética digital as operações que trabalham com o verdadeiro ou falso são chamadas de booleanas . O sistema de numeração binário é o mais utilizado em nossos computadores, pois o mesmo utiliza apenas dois estados, eles são o ligado e o desligado, aberto ou fechado e verdadeiro ou falso. Hoje em dia Só um fato de você ligar seu computador o fato ligar, é um meio binário, onde o computador irá emitir vários sinais 0 e 1 que através de sinais magnéticos como a entrada é saída de dados ,convertida em uma forma inteligível é possível você entender o que está sendo apresentado. 
George Boole foi um grande matemático que desde cedo aprendeu muito com seu pai, e com 16 anos já era um gerente substituto de um ensino conceituado e conseguiu nos proporcionar a álgebra booleana, um dos fatores principais para acontecer essa a aproximação das linguagens humana com a linguagem computacional .
É possível na aritmética digital fazermos as operações básicas da matemática adição, subtração multiplicação e divisão. As operações booleanas são as AND e OR ou XOR ou exclusivo. 
.

Continue navegando