Buscar

Teste de conhecimento 03 - Direito Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Dentro do estudo das Competências Constitucionais em matéria ambiental, o que vem a ser a competência legislativa?
	
	
	
	É a que atribui ao Poder Público o ato de exercer atividades administrativas em prol da proteção ambiental.
	
	
	É a que atribui ao Poder Legislativo, dos entes federados, o dever de fiscalização e preservação do meio ambiental.
	
	
	É a que atribui ao Poder Público o ato de legislar.
	
	
	É a que atribui ao Poder Legislativo, dos entes federados, o ato de legislar.
	
	
	É a que atribui exclusivamente a União o ato de legislar.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		(ENC 2003 adaptada) Suponha que em um determinado processo judicial tenda sido requerida a ineficácia da seguinte cláusula: "...o meio ambiente ecologicamente equilibrado é bem de uso especial e exigir que o Poder Público e a comunidade cumpram o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações..." O juiz deverá julgar o pedido de ineficácia
	
	
	
	improcedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é mesmo considerado pela Constituição Federal bem de uso especial, afetado para fim de preservação.
	
	
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado pela Constituição Federal bem dominical.
	
	
	improcedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é mesmo considerado pela Constituição Federal bem de uso especial, uma vez que só é acessível à população mediante autorização do Poder Público.
	
	
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado não pode ser tratado como espécie de bem público, já que decorre da Constituição Federal a possibilidade de haver propriedade privada sobre áreas de preservação ambiental.
	
	
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado pela Constituição Federal bem de uso comum do povo.
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A Constituição Brasileira estabelece que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é "bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" (art. 225, da CRFB). Prevê também a Constituição o fundamento da "dignidade da pessoa humana" (art. 1º, III, da CRFB) e que a "República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípio da prevalência dos direitos humanos" (Art. 4º, I, da CRFB). A Lei nº 6.938/1981 define o meio ambiente como o "conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas" (art. 3º, I). Com base apenas em tais normas, assinale a melhor proposição dentre as que seguem:
	
	
	
	Os conceitos que regem os direitos fundamentais são independentes e suas normas devem ser estudadas em separado, não correlacionadas com o Direito Ambiental. Tal conclusão deve-se à proteção ao meio ambiente equilibrado ter normatividade própria e disciplina autônoma, alcançando assim seu próprio status de ramo do direito.
	
	
	Os direitos fundamentais têm apoio nos conceitos jurídicos de dignidade, liberdade, igualdade, irrenunciabilidade, a irrevogabilidade, a imprescritibilidade, a inalienabilidade, a inviolabilidade, a universalidade, a interdependência e a complementaridade, dispondo de características que os distinguem e apartam do direito ambiental.
	
	
	O meio ambiente sadio é essencial para uma vida digna, de modo que o direito ao meio ambiente equilibrado é um direito humano fundamental, correlacionado com o direito à vida e à saúde.
	
	
	O vasto de campo de estudo do direito ambiental é extenso, mas não compreende o conceito dos direitos humanos e fundamentais, cuja formulação é distinta e independente.
	
	
	Os direitos humanos fundamentais não dizem respeito ao Direito Ambiental, mas sim, tão somente, à liberdade (direitos civis e políticos) à moradia e ao trabalho, não estando correlacionados com o Direito Ambiental.
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A competência legislativa em matéria ambiental atribui ao Poder Legislativo dos entes federados o ato de legislar. Contudo, a Constituição Federal estabeleceu parâmetros para o ato de legislar, são eles:
	
	
	
	Competências de natureza concorrente e suplementar.
	
	
	Competências de natureza privativa e concorrente.
	
	
	Competências de natureza privativa, exclusiva e suplementar.
	
	
	Apenas a competência de natureza privativa.
	
	
	Competências de natureza privativa, exclusiva, concorrente e suplementar.
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A REDAÇÃO DO ARTIGO 21, INCISOS IX, XIX E XX DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DISPÕE QUE: COMPETE A UNIÃO: IX. ELABORAR E EXECUTAR PLANOS NACIONAIS E REGIONAIS DE ORDENAÇÃO DO TERRITÓRIO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL; XIX. INSTITUIR SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS E DEFINIR CRITÉRIOS DE OUTORGA DE DIREITOS DE SEU USO; XX. INSTITUIR DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO, INCLUSIVE HABITAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO E TRANSPORTES URBANOS.
DIANTE DOS CRITÉRIOS DE COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL EM MATÉRIA AMBIENTAL, MARQUE A RESPOSTA CORRETA SOBRE A COMPETÊNCIA DAS NORMAS EXPRESSAS NOS INCISOS DO ART.21, DA CF/88
	
	
	
	COMPETÊNCIA LEGISLATIVA PRIVATIVA.
	
	
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) CONCORRENTE.
	
	
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) COMUM.
	
	
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) EXCLUSIVA.
	
	
	COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE.
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		(XVII Exame da OAB) O Município Z deseja implementar política pública ambiental, no sentido de combater a poluição das vias públicas. Sobre as competências ambientais distribuídas pela Constituição, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	O Município não tem competência material em direito ambiental, por falta de previsão constitucional, podendo, porém, praticar atos por delegação da União ou do Estado.
	
	
	O Município só pode exercer sua competência material ambiental nos limites das normas estaduais sobre o tema.
	
	
	Em relação à competência material ambiental, em não sendo exercida pela União e nem pelo Estado, o Município pode exercê-la plenamente.
	
	
	O Distrito Federal e o Municípios possuem competência material ambiental, devendo leis complementares fixar normas de cooperação entre os entes.
	
	
	União, Estados, Distrito Federal e Municípios têm competência material ambiental comum, devendo leis complementares fixar normas de cooperação entre os entes.
	
Explicação:
União, Estados, Distrito Federal e Municípios têm competência material ambiental comum, devendo leis complementares fixar normas de cooperação entre os entes.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		São condutas que incumbe ao Poder Público para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado conforme previsão do Art. 225 da CF
	
	
	
	Preservar e restaurar as unidades de conservaçãoe prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.
	
	
	Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
	
	
	Definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de licenças administrativas, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção.
	
	
	Exigir, na forma de autoizações administrativas, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.
	
	
	Controlar apenas a produção e o emprego de técnicas,métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O artigo 225 da Constituição Federal de 1988 teve incluída em sua redação, no ano de 2017, atravésde emenda constitucional o § 7º, esse parágrafo do citado artigo determina que:
	
	
	
	Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.
	
	
	Não são consideradas práticas cruéis a fauna nacional práticas de natureza desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais, registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro, devendo ser regulamentadas por lei que assegure o bem-estar dos animais envolvidos.
	
	
	Deve-se promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
	
	
	As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas.
	
	
	Deve-se preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético.
	
Explicação:
A Emenda Constitucional nº 96, de 2017, implementou a redação do § 7 da Constituição Federal que dispõe que não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais, conforme o § 1º do art. 215 desta Constituição Federal, registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro, devendo ser regulamentadas por lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos.

Continue navegando