Buscar

FÓRUM I DESENHO TÉCNICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FÓRUM I DESENHO TÉCNICO
A configuração de um desenho técnico se dá por meio de normativas estabelecidas por órgãos especializados, no caso do Brasil, pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Thomas French, em seu livro sobre a representação do desenho técnico, afere que, em síntese, os desenhos de caráter tecnicistas são “feitos de linhas que representam superfícies, bordas e os contornos dos objetos. Símbolos, dimensões e palavras são acrescentados a estas linhas, fazendo uma descrição completa” daquilo que se pretende ilustrar tecnicamente. De modo efetivo, os elementos gráficos e textuais que compõem o desenho técnico configuram uma linguagem padronizada por meio de normas regulamentadas por cada país. Abaixo dispomos de algumas normativas conferidas no Brasil.
	Normas
	Parâmetros do Desenho Técnico
	Data de Aprovação
	NBR 10647
	Norma Geral do Desenho Técnico
	Abril / 1989
	NBR 8402
	Definição da Caligrafia Técnica
	Março / 1994
	NBR 8403
	Aplicação de linhas em desenhos
	Março / 1984
	NBR 10068
	Folha de desenho – Layout e Dimensões   
	Outubro / 1987
	NBR 10582
	Conteúdo da folha para desenho Técnico
	Dezembro / 1988
	NBR 13142
	Dobramento da Folha
	Dezembro / 1999
	NBR 10126
	Emprego de Cotas em Desenho Técnico
	Novembro / 1987
	NBR 6492
	Representação de Projetos Arquitetônicos
	Abril / 1994
	NBR 13133
	Execução de Levantamento Topográfico
	Maio / 1994
Tabela 1: Normas brasileiras que regem o Desenho Técnico. Modificado de http://abnt.org.br/. Acesso em: 09 out. 2017.
Entre essas normativas, uma delas traz certo parâmetro global do que seria a representação de um desenho técnico projetivo. A NBR 6492 de Representação de Projetos Arquitetônicos possui como objetivo fixar as condições exigíveis para a representação de projetos de arquitetura, visando à sua boa compreensão. Portanto, para um bom entendimento sobre as normas textuais e simbólicas que regem a configuração de um desenho técnico, é necessária uma aproximação com a NBR 6492.
Como parte da proposta inicial da disciplina de desenho técnico, faça uma leitura e um fichamento da NBR 6492. Aponte informações que julgar importante e pertinente para a confecção de um desenho técnico. Aproveite a oportunidade para esclarecer dúvidas quanto às nomenclaturas, objetivos e funções de cada simbologia apresentada, bem como, das formas textuais.
FÓRUM I DESENHO TÉCNICO
A NBR6492 estabelece condições obrigatórias pela ABNT para a efetuação de um desenho arquitetônico, impondo normas para a representação de um desenho técnico, com a condição de fácil compreensão e critérios a serem seguidos. Essa norma é aplicada tanto no desenho feito a mão quanto aos que convêm de outros recursos, sendo está uma forma de padronizar símbolos usados em uma planta, sem que mude o tamanho real na medida em que sua escala for alterada, além disso ela evita erros na leitura do projeto permitindo que outros profissionais interpretem e compreendam com maior agilidade e segurança.
Para que isso fosse possível, a NBR desenvolveu diretriz como; a simbologias de representação gráficas, indicação referente ao norte, área a ser construída, escala do projeto, cortes, fachadas e elevações, detalhes ou ampliações, cotas e caracterização de elementos, nomenclaturas, objetivos e funções de cada símbolo utilizado para a confecção de um desenho, assim como os tipos de papel e o seu tamanho, as escalas, as linhas e traços e o que cada um representa, letras e números, legendas, assinatura do responsável pelo projeto e contratante, representações de rampas, escadas, inclinações, portas, janelas e alçapões, orçamentos, fachadas além de conter fases de excussão do projeto.
Essas normas são uma padronização para que quando um profissional tenha acesso a esse desenho ele possa compreender de forma nítida, e com maior agilidade. 
Desenho técnico é uma representação gráfica de um desenho com cortes, vistas e escalas, é um padrão que segue norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), seguindo um estilo com leitura única do desenho. Essas normas possibilitam que qualquer profissional possa interpretar o projeto de forma nítida, sem cometer erros e agilizando no processo de sua leitura.
Já o desenho artístico é toda forma de colocar em quaisquer materiais que queira usar, as ideias e pensamentos que achar melhor, pode se usar de sentimentos, fazes para se fazer esse desenho, você tem total permissão para retratar o mundo da maneira que o vê, bem como da realidade, com todos os detalhes, é um desenho feito com liberdade. E ao contrario do desenho técnico, ele pode ser visto e interpretado de várias maneiras diferentes.
Desenho artístico, é toda forma de colocar em quaisquer materiais que queira usar, as ideias e pensamentos que achar melhor, desenhos com formas indefinidas, rascunhos, esboços. É um desenho feito com liberdade. Neste tipo de desenho temos total permissão para retratar o mundo da maneira que o vê, bem como da realidade, com todos os detalhes. 
No arquivo anexado pode se observar os esboços de uma roda de carro, desenho grafitado, com sombras.
Já o desenho Técnico, é realizado mediante regras e procedimentos. É importante que o desenhista siga normas técnicas de acordo com o segmento para o qual será necessário. Geralmente quem faz desenhos técnicos precisa seguir as normas da ABNT. Neste tipo de desenho, as formas usadas também são peculiares, usando traços, símbolos, números, indicações, dentre outras linguagens mais comerciais. Dado o exemplo no desenho técnico de uma roda de carro com cortes para melhor representar.

Continue navegando