Buscar

ENSINO DE QUÍMICA E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA 1 – ENSINO DE QUÍMICA E SUAS CONTEXTUALIZAÇÕES
QUESTÃO 01 - Segundo Valadares (2001) citado por Benite e Benite (2009) um dos maiores desafios do ensino de Química, nas escolas de nível fundamental e médio, é:
 R = Construir uma ponte entre o conhecimento escolar e o mundo cotidiano dos alunos
QUESTÃO 02 - São alternativas para o ensino de química, exceto:
R = Uso de produtos químicos profissionais
QUESTÃO 03 - Considere as seguintes afirmativas: 
I- O currículo integrado organiza o conhecimento no mundo globalizado e exige constante e crescente inter-relação de saberes para sua compreensão.
II- A interdisciplinaridade é um saber fragmentado, em migalhas, pulverizado numa multiplicidade crescente de especialidades, em que cada um se fecha como que para fugir ao verdadeiro conhecimento.
III- A pluridisciplinaridade significa a justaposição de diversas disciplinas situadas geralmente no mesmo nível hierárquico e agrupadas de modo a fazer aparecer à relação existente entre elas
Estão corretas as sentenças:
R = II e III
QUESTÃO 04 - A interdisciplinaridade pode ser definida como: 
R = Integração de conteúdos
QUESTÃO 05 - “Os limites envolvendo a interdisciplinaridade acabam sendo circunscritos a uma dimensão ______________ e não ______________”. Preencha as lacunas com as palavras corretas:
R = Contextual/conceitual
QUESTÃO 06 - Os professores, de modo geral, não se referem à interdisciplinaridade como uma prática:
 R = Complexa
QUESTÃO 07 - A concepção de interdisciplinaridade é evidenciada no Parecer CEB/CNE nº 15/98: “Na proposta de reforma curricular do ensino médio, a interdisciplinaridade deve ser compreendida a partir de uma abordagem relacional, em que se propõe que, por meio da prática escolar, sejam estabelecidas interconexões e passagens entre os conhecimentos através de relações de complementaridade, convergência ou divergência”. (BRASIL, 1999, p.36)
Esta afirmativa está:
R = Certa
QUESTÃO 08 - Classifique as sentenças em Verdadeiras ou Falsas:
(  ) Interdisciplinaridade exige um engajamento pessoal de cada um. Todo indivíduo engajado nesse processo será o aprendiz, mas, na medida em que familiarizar-se com as técnicas e quesitos básicos, o criador de novas estruturas, novos conteúdos, novos métodos, será motor de transformação.
(  ) É somente na troca, numa atitude conjunta entre educadores e educandos visando um conhecer maior e melhor, que a interdisciplinaridade no ensino ocorrerá como meio de conseguir uma formação geral, como meio de atingir uma formação profissional, como incentivo à formação de pesquisadores e pesquisas, como condição para uma educação permanente, como superação da dicotomia ensino/pesquisa e como forma de compreender e modificar o mundo.
(  ) A interdisciplinaridade não proporcionar esperança de renovação e mudança no domínio da metodologia das ciências humanas, pois postula uma reformulação generalizada das estruturas de ensino das disciplinas científicas.
Marque a alternativa correta correspondente:
R = V, V, F
QUESTÃO 09 - “A tendência atual, em todos os níveis de ensino, é analisar a realidade segmentada, sem desenvolver a compreensão dos múltiplos conhecimentos que se interpenetram e conformam determinados fenômenos. Para essa visão fragmentada contribui o enfoque meramente disciplinar que, na nova proposta de reforma curricular, pretendemos superado pela perspectiva interdisciplinar e pela contextualização dos conhecimentos”. (BRASIL, 1999, p. 34).
Esta citação é:
R = Verdadeira
QUESTÃO 10 - Leia as afirmativas abaixo:
I. Os jogos didáticos colaboram numa experiência sensível, particular da percepção e relações mentais com o conceito, o que inscreve direta e indiretamente os saberes dos alunos no momento do jogo numa dinâmica de extrema plasticidade.
II. Para dinamizar o processo de aprendizagem em Química são recomendadas estratégias modernas e simples, utilizando laboratórios, sistemas multimídia e outros recursos didáticos diversos.
III. Situações problema especulativas geralmente não trazem resultados muito significados aos alunos e, muitas vezes, não proporcionam repercussões satisfatórias.
IV. Deve haver uma revisão das propostas pedagógicas e a adoção de práticas e componentes de aprendizagem com o objetivo de proporcionar outras formas de apropriar-se do conhecimento, além daquelas tradicionalmente oferecidas.
Das sentenças acima, apenas uma está errada. Marque a alternativa correspondente:
R = III

Continue navegando