Buscar

Resumo Analítico - Comportamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Psicologia Analítico Comportamental
Behaviorismo: Termo que abrange diversas teorias da psicologia que tem como principal objeto de estudo o comportamento. Fundada por John B. Watson. Baseada na crença de que os comportamentos podem ser medidos, treinados e mudados.  
Condicionamento clássico: técnica utilizada na formação comportamental em que um estímulo que ocorre naturalmente é emparelhado com uma resposta. Em seguida, um estímulo anteriormente neutro é combinado com o estímulo de ocorrência natural. Eventualmente, o estímulo neutro anteriormente vem para evocar a resposta sem a presença do estímulo que ocorre naturalmente. Os dois elementos são conhecidos como o estímulo condicionado e a resposta condicionada.
Tipos de Behaviorismo
Behaviorismo clássico ou metodológico: conhecido como “Psicologia S-R”, por causa da relação entre estímulo e resposta. Nessa perspectiva, a psicologia é um ramo das ciências naturais que tem como princípios a objetividade e a experimentação, e como finalidade prever e controlar o comportamento.
Watson tinha como proposta abandonar o estudo dos processos mentais, como pensamentos e sentimentos, e focar no comportamento observável. Comportamento pode ser definido como qualquer mudança observável em um organismo que é consequência de algum estímulo ambiental. Um comportamento é sempre resposta a um estímulo.
Neobehaviorismo mediacional: Edward C. Tolman propõe um novo modelo de behaviorismo baseado no esquema S-O-R (estímulo-organismo-resposta). Entre o estímulo e a resposta, o organismo passa por eventos mediacionais, chamados de variáveis intervenientes. Teoria de aprendizagem sustentada pelo conceito de mapas cognitivos. 
Behaviorismo radical: Skinner
O condicionamento operante: método de aprendizagem que ocorre através de reforços e punições. Uma associação é feita entre um comportamento e uma consequência para esse comportamento. Quando um resultado desejável segue uma ação, o comportamento torna-se mais provável de ocorrer de novo no futuro. Respostas seguidas de efeitos adversos tornam-se menos prováveis de acontecer novamente no futuro.
O esquema Sd- R - Sr.  Sd representa o estímulo discriminativo, aumentando a probabilidade de ocorrência de uma resposta R. Após a resposta segue o estímulo reforçador Sr, que pode ser um reforço ou uma punição.
· O reforço aumenta a probabilidade de que o comportamento ocorra novamente.
· A punição diminui a probabilidade de que o comportamento ocorra novamente.
· No reforço positivo e na punição positiva estímulos são adicionados
· No reforço negativo na punição negativa estímulos são retirados.
três níveis de seleção dos comportamentos:
1. Nível filogenético: aspectos biológicos da espécie e da hereditariedade do indivíduo;
1. Nível ontogenético: toda a história de vida do indivíduo;
1. Nível cultural: aspectos culturais que influenciam a conduta humana.
Críticas ao Behaviorismo: 
· abordagem unidimensional para a compreensão do comportamento humano. 
· rígido e limitado, sem levar em consideração coisas como o livre arbítrio.
· “Behaviorismo não considera sentimentos” é válida ao se falar do behaviorismo metodológico de Watson, mas desconsidera o Behaviorismo Radical de Skinner – que considera os “comportamentos encobertos”. 
Vantagens do Behaviorismo:
· investigar o comportamento observável de forma científica e sistemática.
· Técnicas terapêuticas eficazes: intensa intervenção comportamental, a análise do comportamento, sistemas de fichas e treinamento por tentativas. 
Principais conceitos do Behaviorismo
· não possui um único conjunto de teorias. 
· Os principais tipos de Behaviorismo são o Behaviorismo metodológico, influenciado pelo trabalho de Watson, e o Behaviorismo radical de Skinner.
· Condicionamento clássico e Condicionamento operante.
· Comportamentos podem ser aprendidos por meio do condicionamento (as condições do ambiente têm influência direta no comportamento). 
· O condicionamento clássico está ligado à escola do Behaviorismo metodológico (ou clássico). O condicionamento operante, faz parte dos estudos do Behaviorismo radical.
Condicionamento Clássico: Experiência mais conhecida para explicar o condicionamento clássico é a chamada “Cão de Pavlov”, que foi realizada com um cachorro que saliva ao ver comida, e também a qualquer sinal ou gesto que lembrava a chegada da sua refeição. Pavlov treinou cachorros para que eles salivassem mesmo que a comida não estivesse por perto. Tocava um sino toda vez que alimentava os cachorros. Com o passar do tempo, os cachorros começaram a associar o barulho do sino à comida, e ficavam famintos e salivantes a cada som emitido pelo sino, mesmo que seus potes de comida estivessem vazios. Conclusão: seres vivos já nascem com certos reflexos (possuem determinada reação a partir de ações específicas). 
Condicionamento clássico: “Pequeno Albert”  - Realizado por Watson, onde um bebê que tinha um comportamento tranquilo, foi exposto a um rato branco e outros animais peludos (e outros estímulos que não o assustavam). Albert foi colocado para brincar com um rato de laboratório. Watson fazia um barulho muito alto, assustando Albert. Depois isso foi repetido várias vezes, Albert começou a sentir medo do rato mesmo antes do som ser reproduzido. O experimento mostrou que Albert havia aprendido a associar a sua resposta, o medo que sentia e o choro provocado, a um outro estímulo que antes não lhe causava medo.
Behaviorismo Radical 
Corrente comportamentalista de Skinner, surgiu em oposição ao behaviorismo metodológico.
Abordagem considera que os comportamentos observáveis eram manifestações externas de processos mentais invisíveis, como o autocontrole, o pensamento, entre outros. Porém, defende que era mais conveniente estudar os comportamentos observáveis. Diz que emoções não dão origem à nossa conduta, pois também fazem parte do modo de agir. (o comportamento não é consequência do livre arbítrio, mas sim das consequências dos seus atos, sejam positivos ou negativos).
Skinner contribuiu com a criação do Condicionamento Operante, método de aprendizado que ocorre através de reforços (positivos ou negativos) e punições. O objetivo é entender a relação entre os comportamentos de um animal ao seu ambiente. 
Para Skinner, o comportamento é reforçado através das suas próprias consequências. Partindo da premissa que o indivíduo busca sobreviver, se proteger, se autorrealizar, entre outras ações que sentem necessidade, à medida que alcançasse o seu objetivo, o comportamento se repetiria. Esse mecanismo de repetição é chamado de operante, sendo que se for seguido de um reforço positivo ou reforço negativo, a probabilidade de ele se repetir, aumenta. Enquanto que se for seguido de uma punição, a probabilidade do comportamento ser repetido, diminui.
Para um comportamento desejado ser alcançado, deve ser incentivado através de uma recompensa, se estivesse agindo corretamente, e se estivesse agindo errado, receberia uma punição. 
Os reforços são divididos em positivos ou negativos, ambos têm o objetivo de estimular a repetição de comportamentos que tem como consequência uma premiação positiva. 
· Reforço positivo: quando algo bom é adicionado para ensinar um novo comportamento. 
· Reforço negativo: quando algo ruim é removido para ensinar um novo comportamento. 
Punições têm o objetivo de cessar ou diminuir a frequência de um comportamento, pois sua consequência é algo ruim.
· Punição: Quando algo ruim é adicionado para ensinar a parar um comportamento. 
Skinner comprovou a sua teoria através de um experimento chamado “Caixa de Skinner”: colocar um rato dentro de uma caixa fechada com uma alavanca, quando o rato interagisse com a barra, ativava um mecanismo que oferecia ao animal algumas recompensas como água, alimento ou luz, e em alguns modelos, emitia choques.
Quando recompensado, o rato aumentava a frequência dos movimentos que tinha a recompensa como resultado. Assim como os movimentos que não lhe gerava nenhuma recompensa, eram diminuídos.
Principais diferenças: condicionamentoclássico X condicionamento operante  
· condicionamento clássico destaca que o estímulo neutro (comida, rato branco e objetos) pode ser transformado em um estímulo condicionado (quando é adicionado o som ou barulho), produzindo uma resposta conforme às condições que foram transformadas o estímulo neutro.
· condicionamento operante, envolve condicionamento voluntário,o indivíduo controla através das consequências.
Ou seja, no condicionamento clássico, a associação não pode ser controlada, e no condicionamento operante, a associação entre comportamentos e resultados é aprendida.

Outros materiais