Buscar

Estudo Tranversal III

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Elâne Alves Costa (1133445)
	Disciplina:
	Estudo Transversal III (17601)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:512737) ( peso.:10,00)
	Prova Objetiva:
	16159814
Parte superior do formulário
	1.
	Efetuada a inscrição da patente, será realizada uma análise com o fim de verificar se todos os requisitos exigidos foram preenchidos. Então, o pedido será protocolado com a data de depósito de sua apresentação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o prazo que o pedido de patente fica depositado em sigilo na INPI:
	
	a) Um ano.
	
	b) Um ano e cinco meses.
	
	c) Um ano e seis meses.
	
	d) Um ano e sete meses.
	 
	 
	2.
	Dependendo do tipo de patente, a legislação concede tempos diferentes de proteção. Essa diferenciação é dada de acordo com duas classificações de patente: a patente de invenção e a patente modelo de utilidade. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A patente de invenção seria a invenção de alguém a um problema técnico, especifico dentro de um campo tecnológico que pode ser usado no campo industrial, tem validade de 20 anos a contar da data de depósito ou 10 anos a contar da data da concessão.
II- A patente modelo de utilidade é a criação de uma melhoria funcional no uso ou fabricação de um objeto que já existe, sendo assim, possui um prazo menor de proteção de 15 anos contados do depósito ou 7 anos contados da concessão.
III- A patente modelo de utilidade é a criação de uma melhoria funcional no uso ou fabricação de um objeto que já existe, sendo assim, possui um prazo menor de proteção de 5 anos contados do depósito ou 3 anos contados da concessão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) Somente a sentença II está correta.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	 
	 
	3.
	É comum se pensar na inovação como uma única forma de ocorrência. A inovação pode ocorrer de três formas diferentes: criação, invenção e descoberta, cada uma dessas classificações tem suas peculiaridades e especificidades. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Criação (gênero).
II- Invenção (espécie).
III- Descoberta.
(    ) É mera revelação de algo já existente na natureza, embora até então seja desconhecida.
(    ) Surge através de uma descoberta e se caracteriza pela criação.
(    ) É necessário que seja intelectual e que solucione um problema técnico existente ou industrial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) I - II - III.
	
	b) II - III - I.
	
	c) III - I - II.
	
	d) III - II - I.
	 
	 
	4.
	A proteção dos Direitos Autorais parte do pressuposto de que, em caso de violação desse direito, sanções e punições serão sofridas. Isso porque, para que algo esteja devidamente seguro, deve-se punir quem viole tais leis. Quanto às penalidades aplicadas no caso de violação do direito autoral, analise as sentenças a seguir:
I- A violação do direito autoral no Código Penal, no artigo 184, impõe pena de 3 meses a 1 ano mais multa.
II- Aquele que divulgar a obra sem nomear autoria terá que divulgar por três dias consecutivos.
III- Poderá a sentença condenatória determinar a destruição de todos os exemplares ilícitos, bem como as matrizes, moldes, negativos e demais elementos utilizados para praticar o ilícito civil, assim como a perda de máquinas, equipamentos e insumos destinados a tal fim, ou servindo a eles unicamente para o fim ilícito, sua destruição.
IV- Aquele que editar obra literária, artística ou científica, mesmo sem autorização, não sofrerá nenhuma sanção, pois não a utilizou em sua totalidade e originalidade, só de forma editada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) Somente a sentença II está correta.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) Somente a sentença III está correta.
	 
	 
	5.
	Os principais doutrinadores descrevem que a primeira menção sobre a propriedade intelectual foi no ano de 1623, na Inglaterra, através do Estatuto dos Monopólios. Atualmente, no Brasil, a propriedade intelectual tem proteção constitucional nos incisos XXVII, XXVIII e XXIX, do Art. 5º. Conforme a doutrina, como é dividido o direito da propriedade intelectual?
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 13 set. 2019.
	
	a) A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) somente em direitos autorais, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	
	b) A doutrina classifica o direito da propriedade intelectual em proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	
	c) A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) somente em propriedade industrial, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	
	d) A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) em dois grandes ramos (espécies): os direitos autorais e a propriedade industrial, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	 
	 
	6.
	Inovar é importante para que as organizações, e até mesmo os indivíduos, se destaquem diante da grande concorrência que existe nos dias atuais. Porém, também é importante haver uma proteção para que a pessoa se sinta segura em disponibilizar suas ideias, para isso existem as leis de propriedade intelectual. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- No Brasil, a primeira descrição sobre proteção ao direito intelectual ocorre na Constituição Federal de 1988.
II- Atualmente no Brasil, a propriedade intelectual não tem proteção constitucional, motivo esse que teve que editar as leis 9610/98 e a lei 9279/96 que regulamentam tais direitos, deveres e sanções.
III- A proteção intelectual não protege apenas as empresas no domínio industrial, mas também o domínio científico, literário ou artístico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) Somente a sentença II está correta.
	
	c) Somente a sentença III está correta.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	 
	 
	7.
	Para que se registre uma marca, deve-se passar por um processo composto por seis passos, sendo o último deles o da concessão. Uma vez concedido o registro da marca, não significa que ele durará eternamente, já que há um prazo de vigência dessa marca, após o qual poderá haver a prorrogação desse direito. Assinale a alternativa CORRETA que se refere à vigência da proteção a marca:
	
	a) É de 5 anos podendo ser prorrogada por mais 5 anos, e assim sucessivamente.
	
	b) É de 15 anos podendo ser prorrogada por mais 15 anos, e assim sucessivamente.
	
	c) É de 10 anos podendo ser prorrogada por mais 10 anos, e assim sucessivamente.
	
	d) É de 3 anos podendo ser prorrogada por mais 3 anos, e assim sucessivamente.
	 
	 
	8.
	O Artigo 7º da Lei n° 9.610/98 descreve o rol de obras que são protegidas pelo Direito Autoral. Além disso, o Artigo 8º da referida lei descreve o que não é plausível de proteção, ou seja, o Direito Autoral acaba abrangendo algumas partes específicas definidas por lei. Como se divide o Direito Autoral?
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10629875/artigo-7-da-lei-n-9610-de-19-de-fevereiro-de-1999. Acesso em: 13 set. 2019.
	
	a) Direito do autor, direito conexo, marcas e patentes.
	
	b) Direito autoral, direito conexo, programas de computadores.
	
	c) Direito autoral, direito conexo, programa de computadores, topografia e cultivar.
	
	d) Direito autoral, direito conexo, programa de computadores, desenho industrial e indicação geográfica.
	 
	 
	9.
	A propriedade industrial deve ser requerida pelos meios legais, solicitando seu registro no órgão competente. Esse órgão é o responsável por validar o registro, assim como dar orientações quanto aos passos do processo. Quanto ao registro de propriedade industrial, assinale a alternativa CORRETA:a) Para obter a proteção a todos esses direitos, a empresa precisa registrar a inovação em órgão competente, sendo que, aqui no Brasil, o órgão competente é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O prazo máximo de proteção é sempre de 20 anos.
	
	b) Para obter a proteção a todos esses direitos, a empresa precisa apenas efetuar um contrato e registrar em cartório. O prazo máximo de proteção varia de acordo com o tipo de propriedade industrial.
	
	c) Para obter a proteção a todos esses direitos, a empresa precisa registrar a inovação em órgão competente, sendo que, aqui no Brasil, o órgão competente é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O prazo máximo de proteção varia de acordo com o tipo de propriedade industrial.
	
	d) Para obter a proteção a todos esses direitos, a empresa precisa registrar a inovação em órgão competente, sendo que, aqui no Brasil, o órgão competente é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O prazo máximo de proteção é sempre de 10 anos.
	 
	 
	10.
	A livre concorrência é um princípio constitucional, porém a legislação se preocupa em evitar que aconteçam casos de concorrência desleal. Existem quesitos que caracterizam se a concorrência é desleal. Acerca dos atos da concorrência desleal, analise as sentenças a seguir:
I- Realizar propaganda em meios de divulgação nacionais.
II- Darem falsa impressão dos próprios produtos ou serviços. 
III- Denegrir o concorrente, levantando calúnias sobre os produtos ou serviços do mesmo.
IV- Desrespeito à cláusula contratual infringindo segredo de fábrica.
V- Oferecer o mesmo tipo de produto que um concorrente situado na mesma rua.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença III está correta.
	
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 
	 
Parte inferior do formulário

Continue navegando