Buscar

Introdução à administração - Exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução à administração - Exercicios
1. A complexidade crescente das organizações com o evento da Revolução Industrial fez surgir  vários estudos que buscavam ajudar a compreender os problemas administrativos que apareciam. Quem foi o criador do modelo de administração baseado na aplicação de métodos científicos?
B. Frederick Taylor
Por que esta resposta é a correta? Em meados do século XIX, a administração começou a ser estruturada, inicialmente com os estudos de Frederick Taylor, que criou um modelo de administração baseado na aplicação de métodos científicos para a resolução d
2. Os conhecimentos práticos gerados nas organizações vêm contribuindo para a criação de acervos teóricos e empíricos e sofrendo refinamento ao longo do tempo. Algumas teorias, além de gerarem novos conhecimentos, mantiveram os princípios de outras, aperfeiçoando-os com o acréscimo de novas ideias.Como é chamado o princípio que visa à seleção do melhor trabalhador para cada tarefa, ensinando-o e treinando-o para produzir mais e melhor?
C.Princípio do preparo.
Por que esta resposta é a correta? É o princípio do preparo que visa à seleção do melhor trabalhador para cada tarefa, ensinando-o e treinando-o para produzir mais e melhor, além de preparar  máquinas e equipamentos, arranjo físico, ferramentas e materiais adequados para a produção.
3. As funções da administração — planejar, organizar, dirigir e controlar — são executadas para alcançar os objetivos estabelecidos pelas organizações e, apesar de serem diferentes, estão relacionadas e são interdependentes. A função administrativa responsável pela distribuição de tarefas e dos recursos entre os membros organizacionais é a de: _________________________.
A. organizar.
Por que esta resposta é a correta? A função de organizar é a responsável pela distribuição de tarefas e dos recursos entre os membros organizacionais. Além dessas, é responsável pela divisão do trabalho; agrupamento de atividades em uma estrutura lógica; distribuição de pessoas para execução do trabalho; alocação de recursos necessários; e coordenação dos esforços para atingir os objetivos organizacionais.
4. As funções da administração visam a garantir o funcionamento da organização e o alcance dos objetivos definidos por ela. As atividades de liderar, motivar, coordenar os trabalhadores, comunicar, gerir conflitos, reconhecer e recompensar dizem respeito a que função administrativa?
E. Função de direção.
Por que esta resposta é a correta?A função de direção diz respeito a garantir o funcionamento da organização, por meio das pessoas. Liderar, motivar, coordenar os trabalhadores, comunicar, gerir conflitos, reconhecer e recompensar são algumas de suas atividades.
5. Eficiência e eficácia são termos muito utilizados na administração para demonstrar seu grau de desempenho em relação ao objetivo alcançado. No entanto, ainda existe muita confusão entre os seus significados. Em relação à eficácia, é correto afirmar que ela tem a seguinte característica:
C. Ênfase aos resultados.
Por que esta resposta é a correta?Uma das características da eficácia é dar ênfase aos resultados. Além disso, é a capacidade de fazer as coisas certas, maximizar os objetivos alcançados, escolher objetivos adequados e preocupar-se com os fins.

Continue navegando