Buscar

questões de plexo braquial e plexo lombossacral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Cláudia Malzoni Ferreira Mângia
RA: 001202005310
1 – Um paciente entrou na emergência de um hospital com seus músculos tríceps, ancôneo e extensores da mão paralisados. Ele é incapaz de estender o cotovelo, punho ou dedos da mão. O médico de plantão verifica o paciente e repara que este usava uma muleta muito longa para o seu tamanho e ao perguntar ao paciente verificou que este usou por muito tempo antes das paralisias no braço devido à ausência de uma das pernas. Qual foi a região do plexo braquial provavelmente lesada? 
R: Muletas mal adaptadas podem lesar o fascículo posterior do plexo braquial e muitas vezes apenas o nervo radial é lesado produzindo as características mostradas no enunciado. Este tipo de paralisia produz a mão caída (incapacidade de estender a articulação do punho e dos dedos).
2 – Em lesões resultadas da separação excessiva do pescoço em relação ao ombro, como ocorrida em quedas de motocicletas ou cavalo, em que o individuo cai sobre o ombro de maneira a afasta – lo do pescoço pode produzir sequelas marcantes. Qual região do plexo braquial foi provavelmente lesada nesse tipo de acidente? 
R: Lesões no tronco superior. A maioria das lesões importantes da parte superior do plexo braquial resulta de acidentes de motocicleta. Lesões do tipo descrito no enunciado pode ocorrer do violento estiramento de pescoço do lactente durante o parto. 
3 – O plexo braquial forma três troncos. Quais são eles? 
R: Tronco superior, tronco médio e tronco inferior. 
4 – Quando o membro superior é subitamente puxado para cima ou quando uma pessoa segura alguma coisa que está caindo é comum a lesão de uma das regiões do plexo braquial. Qual região é essa? 
R: O tronco inferior. A paralisia neste tipo de lesão afeta os músculos e a pele suprida pelo nervo ulnar. Tipicamente as principais incapacidades atingem os movimentos da mão e dos dedos.
5 – Uma costela cervical, em uma situação em que a pessoa anda carregando uma mala pesada, pode causar compressão de uma das regiões do plexo braquial. Essa compressão é manifestada em forma de dormência e formigamento. Qual é a região afetada? 
R: O tronco inferior. Neste tipo de compressão as fibras sensitivas são afetadas por pressão com maior facilidade que as fibras motoras, produzindo formigamento e dormência. Quando a pressão é liberada, de regra ocorre recuperação da sensibilidade da função motora em poucos minutos. 
6 – Durante a fratura de colo do úmero, geralmente ocorre a lesão de um nervo do plexo braquial que circunda esta estrutura. Qual nervo é esse?
R: Nervo axilar. A lesão do nervo radial em geral provoca paralisia do musculo deltoide e perda de sensibilidade na face lateral da porção proximal do braço.
7 – Um paciente entra na emergência do hospital após sofrer uma facada profunda no braço e encontra-se com o musculo deltoide paralisado e com perda de sensibilidade na face lateral da porção proximal do braço. Qual foi o nervo lesionado com a facada? 
R: Nervo axilar. As lesões de nervo axilar também são muito comuns em fraturas de colo de úmero, já que seu trajeto circunda esta estrutura. 
8 – O plexo sacral está situado na pelve menor, onde se relaciona intimamente à face anterior do musculo piriforme. Os nervos do plexo sacral são formados por duas estruturas nervosas. Quais são essas estruturas? 
R: Tronco lombo sacral e ramos ventrais de S1 a S4. O plexo sacral é formado pelo tronco lombo sacral e os ramos ventrais do nervo S1 a S4. Os dois principais nervos do plexo sacral são os nervos isquiático e prudendo. 
9 – Onde está localizado o plexo lombar?
R: O plexo lombar está localizado no interior do musculo psoas, é a porção superior do plexo lombo sacral. É geralmente formado pelas divisões anteriores dos três primeiros nervos lombares e parte do quarto e 50% dos casos ele recebe uma contribuição do ultimo nervo torácico. 
10 – Quando ocorre a hérnia de disco? 
R: A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. Esse problema é mais comum nas regiões lombares e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga. 
11 – O plexo sacral é um grande plexo nervoso e está situado na pelve menor, onde se relaciona intimamente com a face anterior de um dos músculos desta região pélvica. Qual é o músculo citado no enunciado? 
R: Músculo piriforme.
12 – Os principais nervos do plexo sacral situam-se externamente a fáscia pélvica parietal e todos os seus ramos deixam a pelve através de uma estrutura. Qual estrutura é essa? 
R: A estrutura é Forame isquiático maior. Os nervos sacrais obedecem a esta regra, exceto o nervo para o músculo piriforme, os nervos cutâneos perfurantes é aqueles que suprem o diafragma pélvico. 
13 – Onde se localiza o plexo lombar? 
R: Localiza-se no interior do músculo psoas maior, anteriormente aos processos transversos das três primeiras vertebras lombares. É constituído pelos ramos ventrais dos nervos espinais de L1, L2, L3 e L4; e em 50% dos indivíduos, recebe contribuição do último nervo torácico, o nervo subcostal. Além disso, corresponde à porção superior do plexo lombossacral.
14 – Qual é a origem do nervo cutâneo femoral lateral? 
R: A origem do nervo cutâneo femoral lateral é os ramos ventrais dos nervos espinais de L2 e L3, ou seja, para que esse nervo seja formado, precisa ocorrer a junção do ramo superior oriundo de L2 e o ramo inferior oriundo de L3.
15 – Qual o trajeto do nervo femoral? 
R: Emergem da margem lateral do músculo psoas maior e segue inferiormente até entrar no trígono femoral, no qual se encontra localizado lateralmente à artéria e veia femoral. Ao projetar-se inferiormente, nervo emite inúmeros ramos tanto motores quanto sensitivos, destacando-se o nervo safeno, contribuindo para a inervação cutânea da perna. Além disso, o nervo femoral é considerado o maior ramo do plexo lombar.
16 – Qual é a origem, o trajeto e inervação do tronco lombossacral? 
R: Origem: união do ramo inferior de L4 e o ramo ventral do nervo espinal de L5.
Trajeto: emerge medialmente ao m. psoas maior, repousando sobre a asa do sacro.
Inervação: esse tronco emite ramos motores colaterais que seguem para inervar o m. quadrado lombar, músculos intertransversais, a partir de L1 e L4, e o m. psoas maior, a partir de L2 e L3.
17 – Qual a origem do nervo isquiático? 
R:  O nervo isquiático é considerado o mais extenso do corpo, sendo formado pelos ramos ventrais dos nervos espinais de L4, L5, S1, S2 e S3. Esse nervo consiste, na verdade, em dois segmentos: o nervo tibial, derivado das divisões anteriores, e o nervo fibular comum, derivado das divisões posteriores, estes são unidos na mesma bainha de tecido conjuntivo. 
18 – Existem vários mecanismos que podem levar a lesões do plexo braquial. Cite algumas delas? 
R: Hernia de disco cervical, traumatismo por arma branca, ferimentos por arma de fogo e luxações do ombro.
19 – O que é neuropraxia? 
R: A neuropraxia é uma lesão onde ocorre alteração da mielina, sem perda da continuidade do nervo, não ocorrendo à degeneração deste, onde seu mecanismo de lesão pode ocorrer por contusão ou compressão.
20 – Tipo de plexo que supre a musculatura e a pele do membro inferior e surge a partir da coluna lombar dos seguimentos sacrais da medula espinal. Qual plexo é este? 
R: Plexo lombossacral

Continue navegando