Buscar

3º Prova de Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Carolina Rodrigues Ferreira (2932625)
	Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial (Cod.:655486) (peso.:4,00)
	Prova:
	27648267
	1.
	A ciência econômica analisa o que, quanto e como produzir, objetivando dar conta das necessidades e vontades humanas consideradas como ilimitadas. Em função disso, há a necessidade de fazer escolhas, assim, a economia pode ser interpretada como a ciência de escassez. Explique o motivo desse conceito e por que existe a necessidade de se fazer escolhas para suprir essas necessidades humanas. Diante disso, dê um exemplo de uma escolha em função dessa teoria da escassez. (* Máximo 4000 caracteres)
Conceitua-se escassez como um problema de todas as sociedades contemporâneas. Todos os seres humanos possuem necessidades diárias para a reprodução material de sua vida, e que estão relacionadas ao consumo de bens e serviços.
 Essas necessidades se apresentarem em variadas formas, e só observamos as nossas próprias necessidades, as primarias: alimentação, saúde, educação etc. desde as necessidades mais básicas ate aquelas que facilita nossa vida, carros, celulares, computadores, etc. 
É importante diferenciar as necessidades com desejos humanos, as necessidades envolvem realmente tudo que precisamos: roupas, sapatos, alimentação, moradia, educação, saúde. Já os desejos são: roupas caras, celular da moda, perfumes importados, etc. 
A escassez está presente no nosso dia a dia, por exemplo, quando você percebe que seu salário não pode comprar além de todas as suas necessidades e todos os seus desejos. Se você precisa comprar um automóvel para facilitar seu deslocamento para seu trabalho ou passeios, isso é sua necessidade. Seu desejo seria comprar uma Ferrari, mas como seus recursos são escassos, você vai comprar um automóvel que esteja dentro do orçamento e que vai atender a sua necessidade humana. 
Existe a necessidade de ser fazer escolhas, porque um determinado produto ou serviço não tem uma disponibilidade ampla no mercado. Quer dizer, não consegue se produzir determinado bem para todas as pessoas, e se ele é escasso, possivelmente seu preço é mais elevado e nem todas as pessoas poderão compra-lo. Assim a escassez existe pelo fato de que as necessidades das pessoas são ilimitadas. 
Resposta Esperada:
A ciência econômica é considerada a ciência da escassez porque os recursos produtivos necessários para a produção de bens e serviços são considerados relativamente escassos. Por isso, não é possível produzir todos os bens e serviços que a sociedade desejaria, o que impõe a ela a necessidade de realizar escolhas e estabelecer prioridades. Como exemplo de escassez de recursos, é possível citar a falta de mão de obra qualificada, a crescente escassez de matérias-primas, principalmente para a indústria de alta tecnologia (lítio), a escassez de fontes energéticas que reflete na elevação dos preços desses recursos, a crescente escassez de terras para agricultura que limita a expansão da fronteira agrícola etc.
2 As ideias trazidas pela perspectiva da macroeconomia possuíram maior ênfase a partir da década de 1930 e procuraram discutir a intervenção do Estado nas relações econômicas, a fim de alcançar um pleno emprego para a crise em que viviam diversas economias do mundo. Desta forma, entre as diferentes formas dos Estados executarem suas políticas macroeconômicas, quatro objetivos são comuns: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda e crescimento econômico. Disserte sobre esses objetivos. (* Máximo 4000 caracteres)
Alto nível de empregos: as discussões sobre desemprego datam de 1930 e permitiram um aprofundamento do debate sobre a macroeconomia. Antes de 1930 o desemprego não era não era preocupação frequente dos economistas, isso porque predominava o pensamento economista liberal que acreditava nos pressupostos do livre mercado, sem a interferência do Estado na atividade econômica. A inexistência de uma política econômica levou a quebra da bolsa de Nova York em 1929, uma recessão geral que atingiu boa parte dos países nos anos seguintes. Keynes foi quem forneceu os instrumentos necessários para que a economia em recessão recuperasse seu nível de emprego. 
Estabilidades de preços: a inflação ocorre quando há um aumento generalizado nos níveis gerais de preços. A inflação traz consequências negativas sobre a distribuição de rendas, sobres os investimentos, sobre o setor produtivo e sobre o balanço de pagamentos. Assim, um dos objetivos da política macroeconômica é a busca pela estabilização dos preços. 
Distribuição de rendas: o Brasil na última década experimentou uma retomada de crescimento, especialmente entre 2004 e 2005. A politica governamental adotada neste período, somada a conjuntura econômica mundial favorável, favoreceu a distribuição de renda entre os mais pobres e fortaleceu o mercado interno, já que impulsionou o consumo por partes das classes mais baixas. Isso possibilitou um crescimento maior na economia.
Crescimento Econômico: Aqui nos referimos no crescimento de renda nacional per capita e do aumento da capacidade produtiva de uma economia. Colocamos a disposição de todos uma quantidade maior de mercadorias, bens e serviços. O crescimento de um país é medido pelo PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), promover o crescimento de uma economia é umas das preocupações das políticas macroeconômicas. 
Resposta Esperada:
Alto nível de emprego: com este objetivo, o Estado busca levar o país para a condição de pleno emprego dos recursos. Esse conceito surgiu a partir da crise de 1929, com a quebra da bolsa de valores de Nova York. Com o nível de desemprego muito elevado, as pessoas deixam de possuir salário e consequentemente de consumir produtos, levando à redução da produção (recessão econômica).
Estabilidade de preços: com este objetivo, o Estado busca equilibrar o nível geral de preços (a inflação). Com os preços muito altos, as pessoas não têm acesso aos produtos, e a indústria não vende sua produção. Com os preços muito baixos, os lucros são muito reduzidos. Por isso, o Estado busca a estabilidade de preços.
Distribuição de renda: com este objetivo, o Estado busca equalizar a distribuição de renda. Esse também foi um objetivo que surgiu após a década de 1930 e perdura até hoje, pois não é interessante que uma minoria da população concentre a maior parte da renda produzida, tampouco é desejável que a maioria da população viva em estado de miséria.
Crescimento econômico: outro objetivo comum às políticas macroeconômicas é o crescimento econômico, ou seja, que o aumento da produção seja constante (que o PIB seja constante). Se não houver produção, a economia não se fortalece, e a renda per capita (a renda de cada cidadão) não sofre alteração positiva.

Outros materiais