Buscar

direitos humanos

Prévia do material em texto

DISCENTE - CAMILA NASCIMENTO PEIXOTO
TURMA – A – 5º SEMESTRE 
Direitos humanos
Os direitos humanos incidem em direitos naturais garantidos a todos e qualquer indivíduo, de fato que deve ser universal, isto é, se estendem a pessoas de todos os povos e nações, independente de sua classe social, etnia, gênero, nacionalidade ou posicionamento político. São garantias históricas que foram moldadas ao longo do tempo, adaptando-se a determinadas características especificas. De fato, são garantias que dizem respeito à manutenção da vida humana e indicam as condições básicas, ou seja, o mínimo de recursos que alguém precisa para sobreviver e viver de forma digna.
O primeiro modelo de declaração de direitos humanos foi outorgado ao Cilindro de Ciro, uma peça de argila que continha os princípios de Ciro, rei da antiga Pérsia, de maneira que libertou todos os escravos da cidade, declarou que as pessoas teriam liberdade religiosa e estabeleceu a igualdade racial. 
Durante a Revolução Francesa e seus marcantes acontecimentos resultaram na elaboração de um histórico e importante documento denominado  de Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Nele, foi garantido que todos os cidadãos franceses deveriam ter direito à liberdade, propriedade, segurança e resistência à opressão. A consolidação dos direitos humanos e sua universalização se deram após a Segunda Guerra Mundial, justamente como contraponto a esse período sombrio da humanidade, no qual muitas pessoas tiveram seu direito à existência completamente extinto. Esses documentos ligados aos direitos humanos são considerados importantes precursores escritos para muitos dos documentos de direitos humanos atuais, entre eles a Declaração Universal de 1948. 
Em 1948 foi assada a Declaração Universal dos direitos humanos. Conforme, a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são “garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana”. Exemplos de direitos humanos são o direito à vida, direito à integridade física, direito à dignidade, entre outro.
Para que esses direitos sejam garantidos as normas de direitos humanos são organizadas por cada país por meio de negociações com organizações como a ONU e em encontros e conferências internacionais. Mesmo existindo diversos documentos que garantem os direitos humanos, ainda sim na prática existe uma grande dificuldade de tirar os planos do papel.

Continue navegando

Outros materiais