Buscar

Perícia Contábil


Prévia do material em texto

Disciplina:
	Perícia Contábil (CON40)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:669726) ( peso.:1,50)
	Prova:
	30002750
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O perito contábil é um profissional da contabilidade devidamente habilitado, e como tal deve conhecer as funções contábeis que ocorrem no exercício da atividade. Assim, no que tange às funções contábeis, estas podem ser classificadas e identificadas como funções fundamentais e funções complementares. As funções fundamentais são conhecidas como funções contábeis peculiares, a partir da variação dos elementos patrimoniais de modo individual e do conjunto, assim como das variações dos inúmeros aspectos das transformações dos elementos agregados na geração da riqueza, já as funções complementares discorrem sob a rotina contábil. De acordo com as funções contábeis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As funções contábeis complementares são funções corretivas, acontecem no dia a dia das empresas e são classificadas como  funções administrativas, revisoras e periciais.
(    ) Tal qual a auditoria contábil, a pericia contábil deve ser aplicada periodicamente, com a finalidade auxiliar o juiz com a elaboração do laudo ao tomar uma decisão sobre determinado caso.
(    ) A função revisora deve ser feita continuadamente para assegurar exatidão e verdadeira representação gráfica dos fatos contábeis, trata-se de função formal e eminentemente técnica. Sendo assim, sua finalidade consiste investigação segundo as características da matéria que envolvem os aspectos administrativos, técnico, psicológico, social e profissional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	2.
	A variedade dos patrimônios individualizados, a complexidade e os aspectos das transformações da riqueza requerem o seu desdobramento em subfunções. Sobre a subfunção que assume caráter mais profundo pela realização como afirmação categórica das situações patrimoniais, em conjunto e em suas partes, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Subfunção administrativa.
	 b)
	Subfunção expositiva ou demonstrativa.
	 c)
	Subfunção interpretativa ou de análise.
	 d)
	Subfunção escritural ou de registro.
	3.
	De acordo com a Resolução 1.243/2009 do Conselho Federal de Contabilidade - CFC -, a perícia contábil é entendida como um conjunto de procedimentos técnico-científicos que têm por finalidade formar elementos de prova e levá-los à instância decisória para subsidiar a constatação de um fato. Tem por finalidade buscar a verdade real dos fatos que são objeto do litígio. Sobre os aspectos da perícia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tem por objeto principal as atividades operacionais da empresa, e não possui relação pertinente à discussão judicial.
(    ) Visa avaliar, verificar e analisar as situações, coisas e fatos, e atinge as relações, efeitos e haveres patrimoniais.
(    ) Sua procedência acontece após estabelecimento, a requerimento ou de ofício.
(    ) O objeto não pode ser com o objetivo da perícia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/docs/RES_1243.doc. Acesso em: 12 maio. 2020.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	4.
	As irregularidades administrativas e contábeis classificam as funções contábeis como funções fundamentais e funções complementares. As funções fundamentais da Contabilidade podem ser entendidas como funções peculiares da Contabilidade, porque descrevem fatos ocorridos em determinado momento. Em face de variedade dos patrimônios individualizados, a complexidade de cada conjunto patrimonial e as transformações dos componentes que agregam a riqueza, torna necessário seu desdobramento, e o faz em três subfunções fundamentais, sendo: escritural; expositiva e interpretativa. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Subfunção expositiva: são as atividades que têm efeito na reprodução sintetizada, denominada relatório de gestão participativa, é possível identificar todos os registros das ações sociais da empresa.
(    ) Subfunção escritural: os efeitos dos atos e fatos administrativos são revelados de acordo com a anotação fiel e continuada dos fatos ocorridos na gestão administrativa do patrimônio, pois seu reflexo encontra-se no resultado final da empresa.
(    ) Subfunção interpretativa: tem por finalidade apresentar os resultados das situações presentes e realizar a previsão das situações futuras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	F - V - V.
	5.
	Os procedimentos de perícia contábil são empregados por meio de exames, levantamentos, vistorias, indagações, investigações, com vistas à formação e emissão de uma opinião do perito contábil destinados a levar a instâncias decisórias, elementos de prova, necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de um fato, mediante a emissão de laudo ou parecer pericial. Neste contexto, existem diferentes tipos de perícias, as quais podem ser qualificadas para diversos fins. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Administrativos, com a finalidade de verificar as entradas e saídas do caixa da empresa, no sentido de averiguar desvios.
II- Regimentais, realizadas por Comissões Parlamentares de inquéritos solicitadas para as Câmaras dos deputados.
III- Sociais, promovidas por sindicatos para que haja clareza na forma.
IV- Exploratórias, análise de elementos desconhecidos de prova pericial.
V- Observação, se as empresas possuem meio para melhor remuneração de seus colaboradores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, II, III e V estão corretas.
	6.
	A perícia contábil busca verificar atos ou fatos ligados à riqueza das empresas. Através dos resultados apurados, o perito desenvolve seu trabalho amparado cientificamente na verdade real. Sobre o seu objetivo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O objetivo da perícia contábil é apenas verificar dados dos sócios.
	 b)
	A perícia contábil tem por objetivo verificar atos ou fatos dos sócios-gerentes.
	 c)
	A perícia contábil tem por objetivo oferecer informações dos registros realizados pelo contador.
	 d)
	A perícia contábil tem por objetivo oferecer opinião científica contábil, solucionando as questões propostas.
	7.
	A perícia se fundamenta em requisitos técnicos, científicos, legais e profissionais, e sua materialização deve ocorrer, segundo forma especial, de modo que a verdade jurídica corresponda àquela perícia. Entende-se desse modo que pode haver perícia em qualquer área científica ou até em determinadas situações empíricas. Assim, de acordo com as espécies de perícia, associe os itens, utilizando os códigos a seguir:
I- Perícia arbitral.
II- Perícia judicial.
III- Perícia extrajudicial.
IV- Perícia Semijudicial.
(    ) É realizada fora do âmbito do Poder Judiciário, não submetível a uma outra pessoa encarregada de arbitrar a matéria conflituosa, inclusive fora do juízo arbitral.
(    ) É realizada no juízo arbitral, e não se enquadra em nenhuma das espécies anteriores.
(    ) É realizada dentro da grandiosidade institucional do Estado, não afetando o Poder Judiciário, e com finalidade principal ser meio de prova nos ordenamentos institucionais usuários.
(    ) É realizada dentro dos procedimentos processuais do Poder Judiciário, por solicitação das partes (autor e réu) e por determinação do juiz.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - IV - II.
	 b)
	IV - I - II - III.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	I - II - III - IV.
	8.
	As imperfeições contábeis sãoas causas das irregularidades contábeis, devido ao volume de trabalho, complexidade da matéria, fatores físicos e psíquicos como fraqueza de conhecimento, de boa fé e premeditação, além das exigências técnicas e do rigor nas aplicações de contabilidade. Diante do contexto das irregularidade contábeis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os planos incompletos ou defeituosos são causas de imperfeições, assim como normas deficientes ou mal orientadas, contas inadequadas e titulações impróprias e contas mal definidas.
(    ) Os indícios de fraude podem ser decorrentes de desordem geral na escrituração, confusão e atraso, ausência de evidências, insuficiência de quadratura (falta de balancetes e conferências) e excesso de estornos.
(    ) O processo de escrituração de modo racional evidencia registros obscuros, dificultando sua leitura sendo prejudicial aos aspectos qualitativos da Contabilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	9.
	Nos casos em que há discordância na tomada de decisão, utiliza-se o trabalho pericial. O cumprimento dos princípios éticos é imprescindível para que haja responsabilidade ética do perito. Daí é fundamental a aplicação do código de ética profissional do contador. Sobre os temas abordados no referido código, analise as opções a seguir:
  
I- Convenções contábeis.
II- Objetivo.
III- Deveres do profissional da contabilidade.
IV- Pronunciamentos técnicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções II e III estão corretas.
	 c)
	As opções I e II estão corretas.
	 d)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	10.
	Nas atividades periciais, há aquelas que envolvem diretamente o Poder Judiciário, porém existem perícias que envolvem apenas o Estado (dentro da sua grandiosidade institucional, e com a finalidade principal de ser meio de prova nos ordenamentos institucionais usuais). Qual é esta espécie de perícia?
	 a)
	Perícia extrajudicial.
	 b)
	Perícia arbitral.
	 c)
	Perícia semijudicial.
	 d)
	Perícia judicial.
Parte inferior do formulário

Continue navegando