Buscar

relatorio quimica

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO REAL
Gabriela Horst Andrade
Nayana Moro Gonçalves
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
GUARAPUAVA
2021
REAÇÕES ENDOTÉRMICAS E EXOTÉRMICA
I. RESULTADOS E DISCUSSÃO
 Reações químicas que ocorrem com absorção e liberação de calor são muito importantes e frequentes no dia a dia. Existem dois processos de troca de calor, processos endotérmicos e processos exotérmicos. Processos endotérmicos o sistema ganha calor e o ambiente resfria, ou seja, a reação absorveu calor. Já nos processos exotérmicos, o sistema perde calor para o ambiente, ou seja, a reação libera calor. 
 O experimento tem como objetivo observar a troca de calor entre as reações, e na primeira etapa foi utilizado um tubo de ensaio e adicionado na capela 5mL de HCl e aferido a temperatura, que estava em 24°C, posteriormente um pedaço de papel alumínio amassado (Al) foi adicionado no tubo e após 3 minutos constatou-se que a temperatura subiu para 25°C. 
 Na segunda etapa, exatamente como na primeira foi colocado 5mL de HCl no tubo de ensaio, aguardado uns minutos até a estabilização da temperatura (coisa que foi repetido até o fim do experimento) e o termômetro mostrou 24°C, em seguida foi adicionado um pouco de carbonato de cálcio CaCO3, observamos que no segundo que o CaCO3 entrou em contato com o HCl, borbulhou e a temperatura após 3 minutos subiu para 26°C.
 Na terceira parte do experimento, mais uma vez colocado 5mL de HCl no tubo de ensaio, aguardado uns minutos até a estabilização da temperatura e o termômetro mostrou 23°C, em seguida foi adicionado uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) que já estava preparada, para observar a neutralização ácido base, e a temperatura após três minutos estava em 28°C
 Já no quarto tubo de ensaio foi adicionado água destilada e aferido a temperatura, que estava em 23°C então foi adicionado 5 gotas de ácido sulfúrico H2SO4, que foi feita na capela pois a reação é violenta, no momento da reação o tubo ensaio esquentou imediatamente, e a temperatura medida nesse momento foi de 30°C e se estabilizando em 31°C.
 E por último, foi colocado mais uma vez água no tubo de ensaio e sua temperatura estava em 23,5°C, então foi adicionado uma pequena quantidade de cloreto de amonio NH4Cl e a temperatura da reação foi 22°C.
	REAÇÕES
	PROCESSO
	Tubo 1. HCl+Al
	Exotérmico
	Tubo 2. HCl+CaCO3
	Exotérmico
	Tubo 3. HCl+NaOH
	Exotérmico
	Tubo 4. H2O+ H2SO4
	Exotérmico
	Tubo 5. H2O+NH4Cl
	Endotérmico
Tabela 1. Tabela de reações
II. CONCLUSÕES
A partir destes experimentos foi possível observar de forma clara a ocorrência de troca de calor nas reações, como já citado anteriormente, processos exotérmicos são aqueles que liberam calor para o ambiente, e foi o que pudemos observar nos tubos 1, 2, 3 e 4, pois vimos aumento de temperatura após ocorrer a reação e no frasco 4 pela descrição da professora até o tubo de ensaio esquentou, nos dando certeza que a reação libera calor. Ao contrário da reação exotérmica, no frasco 5 vimos a temperatura baixar, ou seja, absorveu o calor do ambiente sendo uma reação endotérmica. 
 
III. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ATKINS, P. W.; JONES, Loretta. Princípios de química - questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Continue navegando