Buscar

atividade dissertativa 42

Prévia do material em texto

1. QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
 A avaliação da aprendizagem em escola é um meio de ensinar e aprender, com resultados produtivos e satisfatórios, não se pode desvincular a avaliação do aluno durante o processo de ensino do professor, a avaliação no final é apenas uma forma de constatar e não contribui para o avanço da aprendizagem do aluno. Quando reforçamos a prática da avaliação da aprendizagem devemos apontar o melhor de todos os educandos, isso não estaciona na constatação, professor e aluno tornam-se parceiros, cada um buscando o seu melhor, sem medo. O aluno vai ficando gradativamente autônomo, e seus erros e suas dúvidas acabam impulsionando a sua aprendizagem. E com isso o professor atua como mediador na busca de soluções que contribuam para uma melhora no desempenho dos alunos.
1. COMO DEVE SER UMA AVALIAÇÃO PROPOSTA NA LINHA PSICOPEDAGÓGICA
 O psicopedagogo orienta o corpo docente a estar sempre buscando novos caminhos e perspectivas, seu papel é repensar a avaliação e buscar novas alternativas que dinamize o processo de ensino e aprendizagem. Educadores sempre tem que investigar na aprendizagem da avaliação, na maioria dos casos acaba por perpetuar o que aconteceu com eles próprios quando alunos foram examinados por seus professores mediante exames escolares e agora são examinadores de seus alunos, utilizando os mesmos instrumentos, os erros e duvidas dos alunos que devem ser encarados como episódios significativos e impulsionadores do processo avaliativo, avaliar é dinamizar oportunidades de ação por parte do professor, o que exige de sua parte um acompanhamento permanente.
1. QUAIS OS EQUÍVOCOS EXISTENTES ENTRE EXAMINAR E AVALIAR
Examinar é quando afirmamos que o aluno não sabe. Já o ato de avaliar é quando o que o aluno ainda não sabe, tem como finalidade fornecer informações sobre o processo pedagógico que permitam aos docentes definir sobre as interferências e as mudanças necessárias em projeto educativo. É essencial perceber o aluno como ser social e político que possui a capacidade de pensar criticamente sobre seus atos e dotado de experiências, sujeito de seu próprio desenvolvimento.
CONCLUSÃO
A avaliação deve ser vista como uma forma de possibilitar de forma o aluno absolveu os conteúdos bem como ele conseguiu expressar isso por meio de textos e imagens, uma boa avaliação é aquela que possibilita uma análise subjetiva sobre o que foi aprendido pelo aluno. Isso porque é muito comum que seja feita somente a análise objetiva, mas que tal fator não possibilita visualizar fatores mais precisos sobre o desenvolvimento como um todo do aluno. É importância ter um olhar psicopedagógico sobre a educação escolar para conhecer e considerar a realidade dos alunos como fator essencial para o planejamento pedagógico, em busca de uma aprendizagem mais significativa e da qualidade no ensino. E assim poder examinar e avaliar com mais clareza e objetividade.

Continue navegando