Buscar

Sistema circulatório

Prévia do material em texto

Sistema circulatório
 O coração é o principal órgão que forma o sistema cardiovascular, mas além do coração e sistema também é formado por vasos sanguíneos, artérias e veias capilares. Esse sistema é responsável pela circulação sanguínea que ocorre por todo o corpo, fazendo transporte de oxigênio e nutrientes, além de remover gás carbônico e metabólicos.
 O órgão se assemelha a um cone oco que consiste em dois movimentos, contração (sístole) e relaxamento (diástole) que funciona basicamente como duas bombas. A base é formada pelos átrios direito e esquerdo no qual o átrio direito se comunica com o ventrículo direito por meio do óstio atrioventricular direita (tricúspide), o mesmo ocorre a esquerda por meio do óstio atrioventricular esquerdo cuja comunicação do fluxo é por meio da válvula átrio ventricular esquerda (mitral), o ventrículo esquerdo proporcionam a força necessária para circular sangue por todo o corpo, sua função é necessária para sobrevivência onde os tecidos necessitam receber continuamente oxigênio e nutrientes.
 O sangue que entra pelo átrio direito sem oxigênio por meio da veia cava superior que recebe sangue da parte superior do coração e a e a cava inferior dos órgãos inferiores logo em seguida o sangue sai do átrio direito e vai para o ventrículo direito que imediatamente bombeia o sangue para o tronco pulmonar até chegar aos vasos capilares que irrigam os pulmões após a oxigenação do sangue o retorno ao átrio esquerdo ocorre pelas veias pulmonares em seguida segue para o ventrículo esquerdo que bombeia o sangue rico em oxigênio para horta ascendente e consequentemente para todo o organismo.
 O coração consiste em quatro tipos de tecidos: pericárdio, epicárdio, miocárdio e endocárdio. O pericárdio é uma membrana fibroserosa (pericárdio fibroso) que tem a função de revestir e proteger o coração e raízes dos grandes vasos, além disso ele se divide em dois tecidos, pericárdio fibroso e pericárdio seroso ( epicárdio ), membrana interna que é formada por duas laminas (parietal e visceral ) que possui um liquido seroso entre as duas laminas tendo como função lubrificar, para evitar o atrito durante os batimentos. 
 O miocárdio é um tecido mais espesso do coração, composto por fibras musculares e tecido fibroso e tem como função a sustentação muscular cardíaca e contrair para impulsionar o sangue até os vasos sanguíneos.
 O endocárdio é formado por tecido conjuntivo e epitelial, sua função é revestir a camada mais externa dos átrios e ventrículos, além de prosseguir revestindo as valvas e vasos sanguíneos. 
 O ciclo arcaico consiste por duas fases: sístole e diástole. A sístole ocorre através da contração do átrio e ventrículo direito, onde o sangue chega ao coração através das veias cavas até o átrio direito e passa para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direta (sístole atrial) que impede a volta de sangue para os átrios, o sangue segue até a artéria pulmonar, chega até o pulmão onde ocorre a troca gasosa ( hematose ) e volta para coração até o átrio esquerdo através de veias pulmonares, no átrio esquerdo o sangue segue através da valva ventricular até o ventrículo esquerdo que envia com toda pressão o sangue rico em oxigênio para todo o corpo (através) da veia aorta.

Continue navegando