A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
material de construção

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acertos: 5,0 de 10,0
	25/03/2021
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Assinale a alternativa correta.
		
	 
	A dilatação térmica é um fenômeno que ocorre em praticamente todos os materiais e corresponde à alteração de tamanho, aumento ou diminuição de volume em função de uma variação de temperatura.
	
	A densidade é a relação (divisão) entre a massa (M) de uma determinada quantidade de material e a massa de igual volume de água e sua grandeza é definida em tf/m3 (tonelada força por metro cúbico), por exemplo.
	
	O peso específico é a relação entre a massa de uma determinada quantidade de material e a massa de igual volume de água.
	
	A densidade é definida como a razão entre o peso (P) de uma determinada quantidade de material e o seu volume real.
	
	O módulo de elasticidade é um fenômeno que ocorre em praticamente todos os materiais e corresponde ao aumento ou diminuição de volume em função de uma variação de temperatura.
	Respondido em 25/03/2021 10:46:07
	
	Explicação:
Resposta correta: A dilatação térmica é um fenômeno que ocorre em praticamente todos os materiais e corresponde à alteração de tamanho, aumento ou diminuição de volume em função de uma variação de temperatura.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Assinale a alternativa correta. Relativamente às características dos materiais de construção, elas se distinguem a partir de suas qualidades exteriores e são conhecidas e identificadas por suas propriedades e por seu comportamento perante agentes externos, como:
		
	
	Fenômenos físicos: trabalhabilidade (na aplicação), ação térmica (calor do sol), ação elétrica (para o caso das fiações) e fenômenos químicos: sustentabilidade (usar materiais ecológicos), radiação (para o caso de hospitais e clínicas), solubilização (envelhecimento artificial).
	
	Fenômenos físicos: ação mecânica (uma batida), ação térmica (calor do sol), ação elétrica (para o caso das fiações) e fenômenos químicos: ataque por ácido (durante uma limpeza); radiação (para o caso de hospitais e clínicas), solubilização (envelhecimento artificial).
	 
	Fenômenos físicos: trabalhabilidade (na aplicação), resistência (suportar um esforço) e durabilidade (muito resistente que dura muito tempo) e fenômenos químicos: ataque por ácido (durante uma limpeza); radiação (para o caso de hospitais e clínicas), solubilização (envelhecimento artificial).
	
	Fenômenos físicos: ação mecânica (uma batida), radiação (para o caso de hospitais e clínicas), ação elétrica (para o caso das fiações) e fenômenos químicos: ataque por ácido (durante uma limpeza), ação térmica (calor do sol), solubilização (envelhecimento artificial).
	 
	Fenômenos físicos: ação mecânica (uma batida); ação térmica (calor do sol); ação elétrica (para o caso das fiações) e fenômenos químicos: ataque por ácido (durante uma limpeza); radiação (para o caso de hospitais e clínicas); solubilização (envelhecimento artificial).
	Respondido em 25/03/2021 10:50:51
	
	Explicação:
Resposta correta: Fenômenos físicos: ação mecânica (uma batida); ação térmica (calor do sol); ação elétrica (para o caso das fiações) e fenômenos químicos: ataque por ácido (durante uma limpeza); radiação (para o caso de hospitais e clínicas); solubilização (envelhecimento artificial).
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Considere as seguintes afirmações sobre agregados utilizados na construção civil.
		
	
	O ensaio granulométrico é o procedimento definido para os valores da massa especifica dos agregados.
	
	Britagem Primária são pedaços das rochas não triturados nem fragmentos
	 
	A classificação mais recorrente dos agregados para a construção civil é relativa à origem, aos tamanhos dos grãos e a massa específica
	
	As Areias possuem apenas referente a origem
	
	Não existe classificações normatizadas para agregados apenas ensaios laboratoriais
	Respondido em 25/03/2021 10:52:56
	
	Explicação:
Resposta correta: A classificação mais recorrente dos agregados para a construção civil é relativa à origem, aos tamanhos dos grãos e a massa específica
	
		4a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Julgue a alternativa correta sobre polímeros utilizados em obras civis:
		
	
	As propriedades mecânicas dos polímeros utilizamos parâmetros contrários aos usados em relação aos metais, uma vez que o módulo de elasticidade sempre é o mais importante em virtude da fadiga o material.
	 
	Em uma classificação genérica, podemos dividir as propriedades dos polímeros quanto à: estrutura química, método de preparação, comportamento e desempenho mecânico.
	
	Os produtos derivados de polímeros são exclusivamente empregados nas tubulações hidrossanitários e elétricas na Construção Civil, muito por motivos da qualidade e custo.
	 
	As propriedades térmicas caracterizam os polímeros em razão da alta condutividade térmica e baixos coeficientes de dilatação térmica linear. Assim, os polímeros são divididos como termoplásticos ou termofixos.
	
	Os materiais plásticos, uma variável dos polímeros, têm uma limitada abrangência nas edificações, necessitando de aditivos para melhoria de resistências quando utilizados em revestimentos de pisos, acabamentos de paredes, tubulações e acessórios.
	Respondido em 25/03/2021 10:57:51
	
	Explicação:
Resposta correta: Em uma classificação genérica, podemos dividir as propriedades dos polímeros quanto à: estrutura química, método de preparação, comportamento e desempenho mecânico.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre os materiais utilizados na construção civil, julgue a alternativa correta.  
		
	
	A respeito dos corpos de prova, não se utiliza ensaio de resistência à compressão simples referente ao concreto. 
	 
	Os ensaios de abatimento (slump) e resistência à compressão são conhecidos como controle tecnológico do concreto estrutural e são obrigatórios para qualquer construção. 
	
	No acabamento de superfícies de concreto aparente, qualquer correção, se necessária, deve ser feita pelo menos 90 dias após a retirada das formas. 
	
	A resistência à compressão de concretos de alta resistência não é influenciada pelo diâmetro máximo do agregado. 
	
	A evolução de resistência dos corpos de prova de concreto não depende do tipo de cimento e das condições de cura do concreto. 
	Respondido em 08/04/2021 09:50:30
	
	Explicação:
Resposta correta: Os ensaios de abatimento (slump) e resistência à compressão são conhecidos como controle tecnológico do concreto estrutural e são obrigatórios para qualquer construção. 
	
		6a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Sobre os concretos e suas características, assinale a alternativa correta.  
		
	 
	A cura do concreto é a técnica que visa à hidratação do concreto com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água.
	
	Não se aplicam ensaios para de compressão de corpos-de-prova do concreto endurecido.
	
	O tempo de cura do cimento Portland é determinado pelo ensaio de compressão edométrica. 
	
	A resistência mecânica do cimento Portland é determinada pela ruptura à tração de corpos de prova realizados sem argamassa. 
	 
	Na preparação de massa de concreto pode ser necessário, ou recomendado, o uso de aditivos, para conferir à massa determinadas propriedades desejáveis. Assim, a adição de alumínio em pó confere à massa maior impermeabilidade, uma vez que reduz a porosidade do cimento. 
	Respondido em 08/04/2021 09:51:35
	
	Explicação:
Resposta correta: A cura do concreto é a técnica que visa à hidratação do concreto com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre as argamassas industrializadas, assinale a alternativa correta:
		
	
	Os tipos de Argamassas Industrializadas são definidos conforme o PEI do revestimento cerâmico, sendo elas: AC 0, AC1, AC 2, AC3, AC4 e AC 5
	
	AC-1 é um tipo de Argamassas Industrializadas indicada para utilização em exteriores, para assentamentos