Buscar

Fatos Sociais e Anomia na Sociologia de Durkheim

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4
 
Centro Universitário do Distrito Federal - UDF 
Coord. de Direito 
Prof ª: Maria Anastácia Ribeiro Maia Carbonesi 
Disciplina: Sociologia Geral e Jurídica 
Data: 08/04/2021
Questão I
a) Durkheim afirma que o objeto de estuda da sociologia são os fatos sociais, que são as regras e normas coletivas que orientam a sociedade e podem ser identificados na realidade como: exteriores e coercitivos.
b) Durkheim define os fatos sociais exteriores: consiste em ideias, normas e regras de conduta que não são criadas isoladamente pelos indivíduos, mas criadas pela coletividade, ou seja, quando os indivíduos nascem, elas já existem. E fatos sociais coercitivos: consiste em ideias, normas e regras devem ser seguidas pelos membros da sociedade, se não, serão punidos pelo resto do grupo.
Questão II
a) Segundo Durkheim, aprendemos a ser membros da sociedade através da educação que é transmitida entre as gerações, ou seja, a sociedade deve educar seus membros através das experiências que tiveram, para que aprendam as regras necessárias à organização da vida social.
b) Socializar-se é aprender ideias, sentimentos e hábitos que são essenciais. Através desse processo que se aprende a linguagem, meio para se comunicar de maneira adequadas com os seus semelhantes.
c) A relação existente entre instituição social (sociedade, coletividade) e fato social (ideias, normas e regras) é que a primeira socializa o indivíduo e fazem com que ele assimile o segundo.
Questão III
Émile Durkheim conceitua o termo anomia como uma situação social de enfraquecimento ou ausência das normas de conduta social, de modo que o indivíduo se sente tendencioso a violar algumas normas.

Continue navegando